Sustentabilidade Empresarial

Por Edson Teixeira

02/10/2009



A sustentabilidade saiu lá do futuro e veio ao nosso encontro, se transformando numa questão muito importante e que merece toda nossa atenção.
Recentemente a BOVESPA criou o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial) que funciona como um selo de qualidade para as empresas que privilegiam os três pilares de sustentabilidade: econômico, social e ambiental. A empresa passa por uma rigorosa avaliação e tem que ter uma credibilidade percebida pelo mercado.
O ISE seleciona anualmente uma carteira com empresas aptas á receberem o selo, e a BM&FBOVESPA calcula e divulga em tempo real o índice ao mercado. Nos Estados Unidos o investimento “SRI” cresceu rapidamente, e no período entre 1995 e 2007 o montante de investimento envolvido foi de 320%.
Cada vez mais as pessoas estão preocupadas com questões que envolvam a preservação do planeta e comprometimento com assuntos sociais. As empresas precisam estar envolvidas em programas sustentáveis para convencer o mercado a investir e comprar suas idéias.
O perfil dos investidores nesse tipo de carteira é simples e objetivo. “Eles acreditam que essas companhias têm mais chances de permanecerem produtivas pelas próximas décadas e que sofrerão menos passivos judiciais, com ações ambientais, trabalhistas e sociais.”
Isso mostra que as pessoas buscam de forma exigente, empresas com comprometimento sustentável e respeito a valores éticos, ambientais e sociais. Elas não querem envolvimento com empresas que poluem ou que tragam problemas á humanidade.
As organizações estão sendo avaliadas de forma diferente pelas pessoas. Não basta o comprometimento com cliente, a qualidade e inovações. O mercado passa a observar sua participação em questões que envolvam toda a nossa sociedade. A sustentabilidade passa á ser então, uma realidade forte e presente no mundo corporativo.

Edson Teixeira atua no Planejamento Comercial da Tecnisa S.A.
 




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade