Você Sabe O Que É Gestão Por Atividades?
Por Antomar Marins e Silva
15/06/2009

Introdução

Os controles administrativos e produtivos das organizações têm evoluído da mesma maneira que os processos políticos da humanidade evoluíram.

Como escreve C. Páez: No início do século passado, sob a influência dos princípios de Taylor, as seguintes ferramentas foram criadas: indicadores de produtividade, contabilidade industrial, índice de rentabilidade de capital, padrões, controle orçamentário e outros utilizados no mundo organizacional, as quais delimitam um estilo administrativo nas empresas, sustentados em quatro componentes:

* os mecanismos de eficiência são estáveis com o tempo

* o gerente administra um sistema de informação muito eficiente próximo dos resultados dos processos que dirige;

* a eficiência de manufatura está diretamente relacionada com a minimização dos custos; e,

* o custo total da produção é um resultado ao custo de um fator de produção chave, que geralmente é a mão de obra direta.

Com o passar do tempo muitos destes componentes ficaram em desuso, como por exemplo, necessidade das organizações ter em seus quadros pessoas que agreguem valores ao que faz, com sua competência.

Mas tudo na vida tem um preço. A globalização e a alta e decisiva competência gerou a necessidade de se apreciar sistemas que contemplassem os seguintes embasamentos:

* analisar os valores dos indicadores de eficiência, além de custos;

* aplicar, como ferramentas de forma planejada, sistêmica e contínua os conceitos da qualidade e de melhoria contínua;

* garantir, durante toda a gestão por atividades nas estratégias na organização, direção e direção, assegurando-se de maneira permanente a identificação e aplicação de medidas corretivas em qualquer tipo de desvio na gestão; e,

* assegurar que o conhecimento atualizado seja aprendido e compartilhado por todos os colaboradores da empresa.

Sem dúvida a gestão por atividades é uma forma de olhar os negócios da empresa. Mas, afinal o que é gestão por atividade?

O que é Gestão por Atividade

A gerência por atividades é uma filosofia de gestão para moldar ou reformular a visão da eficiência e para revisar ou reconstruir o embasamento da arquitetura do estilo gerencial.

Esta nova filosofia não tem relação direta ou indireta com a estrutura por responsabilidades, normalmente descrita nos manuais de normas e procedimentos. Ela é orientada basicamente por três metas:

1. para o diagnóstico, ele inclui o fundamento da eficiência;
2. para o controle, que significa orientar a implementação das atividades em função dos objetivos estratégicos da organização;
3. para a gestão das competências: é “saber fazer”. Em conseqüência a atividade pode ser interpretada como a “coluna” natural da valorização do custo e da eficiência, tanto das funções diretas como as indiretas.

Devido às mudanças violentas e turbulentas no mundo organizacional, a revisão e atualização da estruturação das atividades é uma norma nas empresas de sucesso.

O conceito de gestão na filosofia empresarial é inovador e criativo, e se pode encontrar, entre outras, as seguintes denominações: Gestão por Atividades, Gestão por Processos Interfuncionais; Contabilidade de Atividades; Gestão dos Trabalhos; Activity-Based Costing; Process Driven Costing; Process Oriented Cost Accounting; Cost Management System, e outras para somente mencionar as mais comuns.

Especialistas em administração a concebem como uma ferramenta eficaz de identificação dos custos relacionados com os produtos, outros mencionam que é um instrumento para enfrentar a falta de recursos e, finalmente, alguns a consideram como um instrumento orientado basicamente para analisar e controlar os custos diretos.

Conclusão

Num ponto os especialistas estão de acordo: a gestão por atividade é uma ferramenta nova que valoriza a excelência dos resultados até a gerencia preventiva, atravessando pela gestão dos fluxos de materiais, a análise do valor e a avaliação do investimento.

Só você poderá decidir se ela ajudará a sua empresa ou não passa de mais um modelo organizacional.

Antomar Marins e Silva é Escritor e Consultor de melhoria de resultados de negócios das organizações e especialista em gestão estratégica, professor e facilitadores de treinamentos para os níveis tático e estratégico das empresas. Autor dos livros Sonhar é para Estrategistas; Gestão Estratégica de Negócios: Pensamentos e Reflexões; Qualidade: O Desafio da Secretária; Desperdício: Como Eliminá-lo Através dos 5S´s, Lições Aprendidas; Empreendedorismo Empresarial; Motivação e Artigus, além de mais 500 artigos técnicos publicados no Brasil e no exterior. Detentor de inúmeros prêmios profissionais, além de honrarias nacionais e internacionais. email: antomar.marins@gmail.com