5 Dicas para diminuir o descadastramento nas campanhas de email Marketing
Por VIRID Interatividade Digital
27/10/2010

O descadastramento de emails, mais conhecido como Opt-Out, quer dizer que um usuário quer ser retirado de uma determinada lista de emails. Isso pode acontecer por diversos motivos, mas é possível evitá-los. Pensando nisso, a VIRID Interatividade Digital, especializada em envio e gestão de email marketing, preparou cinco dicas para diminuir o descadastramento no email marketing:

1. Atenção a frequência para enviar a ação de email marketing: muitas vezes o excesso de mensagens enviadas é a causa da decisão de seus destinatários cancelarem o recebimento de emails. Você pode oferecer aos seus destinatários uma opção para alterar a frequência das mensagens enviadas, quando clicarem no link de cancelamento, o que também pode ser previsto no momento em que o destinatário se cadastrar para o recebimento de seus emails.

2. Proporcionar formas alternativas de manter contato: é importante que seus destinatários saibam que há outras maneiras para que permaneçam em contato, forneça links para seu site, blog, feeds e quaisquer outros meios de comunicação.

3. Deixe o destinatário opinar sobre as mensagens recebidas: disponibilize no email marketing alguma maneira em que o destinatário possa opinar sobre a mensagem. A forma mais usada é um campo contendo o seguinte texto: “Que nota você dá ao conteúdo dessa newsletter?”, seguido por uma sequência numérica, de 1 a 5, onde o número 1 é ruim e o número 5 é muito bom.

4. Pergunte aos assinantes o porquê do cancelamento da inscrição: é importante saber porque seus contatos estão cancelando o recebimento de emails. Forneça aos seus destinatários, um formulário de resposta voluntária, quando clicam no link de cancelamento. Isso lhe dá informações valiosas no que diz respeito ao motivo do cancelamento. Você pode usar essas informações para evitar que outros assinantes possam cancelar pelo mesmo motivo.

5. Dê aos assinantes o que eles estão procurando: seus assinantes esperam que você cumpra determinadas expectativas. Se você não der o que eles querem, não terão razão para continuarem inscritos em sua base. Se você prometeu enviar emails informativos, evite colocar conteúdo promocional dentro da sua mensagem.

• Forneça aos destinatários uma lista de temas e assuntos que preferem receber, já no formulário de cadastro.

• Também é importante proporcionar-lhes a opção de cancelamento apenas a partir de um determinado tema ou assunto.

•Analise seus relatórios e faça uma lista sobre os temas e promoções que conseguem a melhor resposta de seus destinatários para adequar o seu e-mail.

Seguindo essas dicas, além de melhorar o relacionamento com sua base de contatos, é possível também diminuir a taxa de opt-out.

A Virid Interatividade Digital é especialista em envio, gestão e estratégias de email marketing. Proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana, possui expertise para garantir total integração entre tecnologia e resultados. Conta com o serviço de data intelligence para email marketing que é um importante aliado aos departamentos de marketing e às agências digitais e tem por objetivo tornar a rotina de envios melhor sucedida. No mercado desde 1996, a empresa trabalha ativamente na disseminação das boas práticas na comunicação digital. Para mais informações, acesse www.virid.com.br.