Afinal, o que é Marketing?
Por Reinaldo Müller
17/02/2011

Historicamente, a palavra MARKETING está associada à PROPAGANDA. Algumas pessoas vulgarizando, ainda, mais o termo associam Marketing a todo e qualquer esforço que vise a divulgação de uma imagem…

Outras pessoas afirmam com convicção que Marketing é impressionar os outros — que Marketing é ôba-ôba (…). Na realidade, Marketing (até pode ser tudo isto – “em termos…”) é muito, além disto...

Definições possíveis de Marketing:

Marketing é a identificação das vontades, necessidades, desejos e interesses do Cliente — a satisfação destas necessidades e todos os esforços decorrentes para que estas necessidades permaneçam satisfeitas.

Marketing é criar, manter e aprimorar relacionamentos com os clientes e outros públicos-alvo com a finalidade de lucro de modo que os objetivos das partes envolvidas sejam atingidos (Saul Faingaus Bekin — o “criador” do Endomarketing).

Marketing é a criação, comunicação e a implementação prática de conceitos que expressam uma Cultura de Valor (Reinaldo Müller)!

Outras considerações:

E o que pretende o Marketing?

Criar e desenvolver conteúdos de valor, antecipando vontades, desejos, interesses e necessidades dos clientes.

Marketing é um fenômeno conceitual que atua na subjetividade dos sentidos humanos e no abstracionismo psíquico… Fazer Marketing é introjetar estes “conteúdos” (conceituais), metabolizá-los e expressá-los através de uma linguagem simbólica, plástica, multimídia; projetiva destes mesmos elementos.

Toda ação de Marketing parte de um diagnóstico, estabelecendo-se em seguida, um princípio de identidade. A investigação em Marketing, fundamentalmente, é empírica na busca da gênese, da essência do objeto formal do Marketing (o conceito!). A via de análise e interpretação desta (meta) pesquisa requer percepção de valor, acuidade sensorial e muita intuição, resultando na produção de insights; subprodutos desta mesma matriz subjetiva.

Não confunda Marketing com o seu instrumental (força-tarefa): Publicidade, Propaganda, Relações Públicas, Merchandising, etc.

O objetivo do marketing:

O objetivo do Marketing é capacitar a empresa a construir relacionamentos com os clientes (e outros, tais como fornecedores, distribuidores, instituições financeiras, etc.) onde as partes envolvidas possam ter “confiança mútua”. O Marketing também inclui desenvolver atividades que incorporem conteúdos de valor que possam não somente atender bem o cliente, mas, “encantá-lo”!

O papel e a finalidade do Marketing

As funções do Marketing incluem, basicamente, cinco partes:

1. Compreender o mercado;

2. Conhecer os clientes potenciais;

3. De modo que nichos e segmentos de mercado possam ser identificados e escolhidos;

4. Para os quais programas de marketing são criados, planejados, executados e controlados; e finalmente;

5. Preparar a organização (conjunturalmente) de modo que programas e atividades de marketing sejam executados com sucesso.

O prof. Reinaldo Müller é Consultor de Marketing e Vendas - Instrutor de Vendas - Especialista em Gerência de Vendas pela ADVB-SP - Multiplicador de ENDOMARKETING (Planeta Marketing/SP). Escreve com grande desenvoltura sobre Marketing - Vendas - Gestão e Administração de Empresas - Filosofia - Psicanálise - Psicologia. Site: http://wwwreinaldomuller.blogspot.com/