O Caminho para o sucesso em Vendas
Por Allynson Lymer
10/08/2008

Há muito tempo estão me pedindo este artigo. ele sintetiza o curso e a palestra de vendas onde estudamos e modelamos os principais e melhores vendedores de todo mundo, quais seus pensamentos, habilidades, comportamentos e atitudes… Seguir estes passos pode tornar seu caminho para o sucesso em vendas mais seguro, rápido e garantido!

1 – Resgate seus Sonhos… E estabeleça Objetivos: Não são raras as citações de especialistas no mundo todo sobre a importância de resgatarmos nossos sonhos, o verdadeiro combustível para nossa jornada, que nos dará a força necessária para consenguir superar nossos obstáculos e desafios. Agora, de nada adianta apenas sonhar! É preciso realizar. Sabemos hoje que atingir objetivos, especialmente em vendas, é uma questão de programação mental. Lembre-se que os objetivos devem possuir as seguintes características: positivos, datados (por escrito), mensuráveis e realizáveis.

2 – Seja expert em seu produto, empresa e concorrência: Existe coisa pior do que um vendedor que não entende de seu produto e empresa? Hoje não é mais questão de diferencial, mas sim de sobrevivência, portanto, dedique-se muito em conhecer todos os detalhes de seu produto/serviço, sua empresa e também sua concorrência. E ao invés de criticar, modele-os no que são bons!

3 – Identifique seu nicho de mercado e foco nele: Venho aprendendo o poder do foco ao longo dos anos de minha carreira como profissional de vendas e também com empresários, executivos, empreendedores… Amigo vendedor; aprenda esta lição: Foco é força, distração é destruição”.

4 – Invista imediatamente em seu Marketing Pessoal: pesquisas recentes demonstram que a primeira impressão é tão importante quanto a formação ou experência profissional, além de que, leva-se apenas dois segundos para ser formada a primeira impressão, portanto, capriche no visual sem exagerar, mantenha o asseio, um bom hálito e as mãos sem suor. Mulheres, o foco é seu produto/serviço, não os decotes. Ah… Investir no português é também marketing pessoal.

5 – Aprenda que vender é uma questão de números: quer aumentar suas vendas? Ótimo, aumente o número de contatos e visitas. O próximo passo? Aumente sua taxa de reversão (de cada 10 apresentações, quantas você efetivamente fecha?). Para isto registre tudo, visitas, informações, métricas… Faça sua lição de casa, veja onde precisa melhorar e ação!

6 – Entenda seu cliente… Entendendo de gente: as pessoas são diferentes, portanto, precisam ser tratadas de forma diferente. Um bom vendedor gosta de pessoas, entende que as necessidades do cliente estão em primeiro lugar, é hábil em comunicar e principalmente, ouvir. Pergunte, pergunte, pergunte. O foco é o cliente antes da venda!

7 – Estabeleça acompanhamento constante (follow up): Você sabia que de acordo com uma recente pesquisa foi constatado que 81% das vendas acontece após o quinto contato e que mais de 90% dos vendedores desistem no primeiro contato? Mas por favor, encontre maneiras que agreguem valor ao seu cliente, com assuntos de seu interesse, criatividade e elegância para não se tornar chato.

8 – Aprimore-se sempre e desenvolva sua inteligência Emocional: Li em um ótimo livro certa vez algo que diz mais ou menos assim: “Vendedores de mentalidade pobre acham que já sabem tudo, vendedores de mentalidade rica estudam e aprimoram-se sempre”. Ouvi isto também na palestra de um dos maiores palestrantes de vendas do país. Este é um grande segredo do sucesso em vendas… Sabe-se hoje também, que vendedores com capacidade de gestão das emoções são mais valiosos para as empresas, conseguindo inspirar melhor seus clientes, levando-os a comprar mais. Quantos livros você leu no últimos 12 meses? Qual foi o último curso de vendas que você participou? E palestra de vendas? Você lida bem com suas emoções, momentos de estresse e adversidades? O mundo está mudando, e você?

9 – Fortaleça seu espírito, ore, medite, agradeça: Não estamos falando sobre religião e sim sobre espiritualidade. O ser humano é corpo, mente e espírito. Se um deles não estiver bem, afeta todo o resto. O espírito, seja lá qual for sua crença religiosa é o que vai dar suporte para que você possa enfrentar seu maior inimigo: você mesmo! Além disto, conheci uma proção de gente com muito dinheiro e infeliz (você também deve conhecer). O que será que falta para essas pessoas serem felizes? Pense bem! Ah… E agradeça tudo o que você tem. Este ato é o sinal verde para o Universo te dar mais!

10 – Adquira uma convicção inabalável: se eu tivesse que escolher apenas um desses passos, escolheria este, sem dúvidas. A convicção, a certeza,a fé inabalável de alguém que crê infalivelmente que conseguirá alguma coisa em sua vida tem o poder de mover a energia colossal de todo o Universo. Você apostaria sua prórpia vida que irá atingir tal objetivo? A maioria das pessoas não faria isto e está aí a diferença entre sucesso e fracasso. Obter o sucesso em vendas (ou na vida) não é um passeio pelo parque. Requer dedicação, coragem, preparo constante, muita atitude e a convicção inabalável de que você irá conseguir. Você precisa acreditar piamente que você conseguirá e que merece!

Portanto, mãos à obra e ótimas vendas!

Allynson Lymer é Treinador Comportamental e Palestrante de Vendas, Trainer e Master Practitioner em PNL com 14 anos de vivência na área comercial, Especialista em Técnicas de Vendas Comportamentais e Head Trainer do Programa de Formação em Técnicas de Vendas Comportamentais da Organização Lymer & Associados. - www.tecnicasdevendas.com.br