Como manter e melhorar suas vendas
Wagner Campos
10/04//2012

Todos querem melhorar suas vendas, independente do segmento, se é indústria, comércio ou serviços. Vender mais nem sempre significa maiores resultados. Em alguns casos, passa-se a necessitar vender mais simplesmente para conseguir manter a condição até então existente, uma vez que a competitividade do mercado, proporcionou maiores vantagens exclusivamente aos consumidores, que têm um grande leque de opções de fornecedores, produtos, serviços e marcas para escolher.
E o que pode ser feito para reverter esta situação? Não existe uma fórmula mágica, mas, existem atitudes que irão melhorar e muito seus resultados. Seguem algumas dicas:
1. Conheça seu cliente: identifique freqüência de compra, perfil de consumo, ticket médio.
2. Jamais esqueça seu cliente: algumas empresas lembram de seus clientes somente quando os negócios não vão bem. Aí passam a buscar clientes que há meses ou anos não realizavam compras. Estes passam a ser mais onerosos e difíceis de voltar a comprar.
3. Desenvolva campanhas freqüentes: manter campanhas de incentivo freqüentes contribuem para a fidelização de seus clientes, evitando que se interessem em buscar alternativas externas. Conhecendo seus clientes, você pode desenvolver ações que são de interesses deles.
4. Treine sua equipe de vendas e de atendimento: de nada adianta investir um grande valor em mídia se peca no atendimento, abordagens e negociações. Treine seus profissionais de vendas e atendimento. Estes devem saber tudo sobre agregar valor, diferenciar, argumentar, contornar objeções e encantar o cliente.
5. Acompanhe as vendas: quando falamos sobre vendas, entendemos que dificilmente teremos clientes que comprarão todos os meses a mesma quantidade de produtos ou faturarão o mesmo valor. Mas é necessário identificar se está ocorrendo uma queda constante nas vendas para seus clientes, pois isto poderá representar que seu cliente tem optado por adquirir produtos em outros fornecedores. É importante identificar se isto está acontecendo ou não e tomar as ações necessárias para não perder grandes fatias.
6. Encante seus clientes sempre: encantar não significa dar desconto ou prêmios. Significa cumprir prazos, agregar valor nos demais itens como (entrega, faturamento, qualidade do produto, agilidade, comodidade, etc). Quando se consegue encantar seus clientes, você consegue agregar valor e evitar que o fator preço, seja o único fator determinante para a realização das vendas.
Enfim, para se obter melhores resultados em vendas com freqüência deve existir investimento contínuo na equipe, um bom relacionamento com os clientes e um excelente conhecimento das necessidades e desejos de seus clientes, o que pode ser melhor percebido a partir do momento que você acompanha o andamento de seus negócios diariamente.
Mantendo seus clientes e conquistando diariamente mais alguns clientes, você irá aumentar seus resultados, sua carteira de clientes e automaticamente a rentabilidade de sua empresa.
Bons Negócios!

Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de 12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato: wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19) 3702.2094 – 98128.6818.