Contrata-se Líder
Por André Vinicius
22/08/2010

Abrimos os jornais e nos deparamos com inúmeras oportunidades de empregos. Todos os dias surgem milhares de vagas para os mais diversos cargos. São anúncios de formas e tamanhos variados. Por onde quer que olhe, lá está a chamada “CONTRATA-SE”.
O mercado de trabalho está em profunda mudança. As empresas contratam e demitem em uma velocidade assustadora. Contratam o funcionário, registram, treinam e depois de três meses demitem, gerando custo e perda de tempo para a empresa.
E muitos recrutadores não conseguem entender porque um profissional que tinha todos os quesitos técnicos para o cargo não conseguiu satisfazer as expectativas da empresa. Onde está o problema? Em que ponto as empresas estão errando?
Vivemos a era do conhecimento. O capital intelectual é de extrema importância para as organizações. Nunca se deu tanto valor a cursos, workshops, treinamentos, faculdades, pós-graduações e outras qualificações que apontam que o profissional está apto a assumir um posto de comando nas empresas.
Mas será que só isso resolve? De que adianta um currículum recheado de títulos se o que vemos são profissionais inertes que estão mais preocupados em cumprir horários, cuidar do próprio umbigo e esperar os contracheques sentadinhos em suas cadeiras.
Também não podemos culpar estas pessoas que são atraídas por anúncios que dizem:
“Precisamos de profissionais para gerenciar equipe.
Requisitos: experiência na função, pós-graduação e fluência no inglês”.
Será que isso vai garantir o sucesso da organização? Títulos são muito importantes, mas não garantem produtividade e lucratividade. Falta atitude. Faltam profissionais que tenham vontade de vencer, brilho nos olhos, paixão pelo que fazem, comprometimento com os objetivos da organização e das pessoas que dela fazem parte.
Quem pode oferecer tudo isso pra sua empresa?
Então aí vai a dica:
Da próxima vez que quiser contratar um profissional para cuidar da sua equipe, coloque um anúncio de uma página no jornal de domingo com apenas uma frase:
Contrata-se LÍDER!

André Vinícius é consultor, professor e palestrante em temas abordando o desenvolvimento empresarial, pessoal e marketing digital. Envie perguntas, opinião, críticas, dúvidas, sugestões e solicitações através do e-mail: andre@andrevinicius.com. Para conhecer um pouco mais sobre André Vinícius acesse o site www.andrevinicius.com Siga-me no twitter: @professorandre