ERM (Elector Relationship Management) e o Database Marketing na Política
Por Mayko Franceschi
18/04/2010

Você deve estar se perguntando: O que é ERM?

Na verdade, esse termo não existe. Ou passou a existir nesse momento.

O ERM ( elector relationship management), teria o mesmo objetivo do CRM (custumer relationship management). Porém, adaptado a realidade política.

O CRM é cultuado (mas pouco utilizado ainda) por permitir que uma empresa conheça minuciosamente detalhes e preferências sobre seus clientes. O que proponho aqui é uma adaptação ao mundo da política.

O “cliente” do partido político ou do próprio político em si é o eleitor. Todos conhecem a famosa fama de políticos, que “em época de campanha, aparece… mas depois, esquece de quem votou nele”.

Pois bem. A população em si torna-se cada vez mais exigente. E independentemente disso, os eleitores merecem toda a atenção por parte de quem foi eleito.

A utilização de tecnologia na política é algo sem volta. O mundo é online, e o marketing político digital deve cada vez mais influenciar o voto da população. Então, se existem estratégias que dão tão certo no marketing digital, podemos adaptá-las e obter muito sucesso assim.

É isso que proponho com o ERM. Conhecer melhor os eleitores, suas preferências e, assim, manter um relacionamento constante com eles, obtendo um resultado em longo prazo muito interessante.

Poucos políticos trabalham o database marketing corretamente. Estamos ainda no tempo do “agradar o eleitor”.

Portanto, temos aí uma ótima oportunidade para os políticos “mudarem” um pouco essa imagem. Vamos a algumas informações interessantes que podemos obter do eleitor.

Dados pessoais

Não, não estou falando de RG e CPF. Mas de informações como nome, endereço, idade, sexo, e-mail e telefone celular.

Dados demográficos

Classe econômica, escolaridade, ocupação, dados sobre a família e outras varáveis desse tipo.

Preferências políticas

Qual partido é o preferido do cidadão, qual candidato tem a imagem do político ideal para ele, quais qualidades fazem um bom político e quais defeitos atrapalham sua imagem.

Principais problemas

Quais os principais problemas que ele enfrenta, o que gostaria que mudasse e enumeração dos problemas por ordem de preferência.

Principais áreas de interesse

Quais tipos de informações ele gostaria de ser atualizado periodicamente sobre o governo ou ações de políticos.

Relacionamento de contatos

Relacionar contatos que possam se conhecer.

Informações sobre mídias

Quais mídias costuma buscar informações e equipamentos que utiliza.

E o que poderíamos fazer com esses dados? Várias estratégias interessantes para manter conhecimento sobre seus eleitores e, principalmente, fazer com que eles “percebam” sua presença e de seu partido na vida deles.

Através de blog’s, e-mail marketing, sms e outras formas de comunicação, você poderá informar seu eleitor sobre melhorias nos problemas de seu dia-a-dia, obter informações sobre suas opiniões através de pesquisas online e conseguir atingir o maior objetivo de tudo isso: Fazer seu nome ou partido estar presente no cotidiano dos eleitores.

Pode ter certeza que, dessa forma, além de mudar sua imagem frente aos eleitores (pois, finalmente, você irá conhecê-los a fundo), os ganhos em marketing atingirão um patamar nunca antes imaginado.

Mostre que se importa com eles e com seus problemas, informe-os de todas as ações que está realizando para melhorar suas vidas. Conheça como é a vida de cada um. Faça um por um deles se sentirem como devem sentir: o motivo pelo qual seu trabalho na política é realizado todos os dias. Sai na frente de seus concorrentes.

Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8 anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1 unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado. www.magoweb.com/cg