Empreendedorismo
Por Reinaldo Müller
24/01/2011

O centro dinâmico da economia mundial está se deslocando do contexto industrial para o de serviços como no passado migrou da circulação para a produção.

O processo de globalização mundial assumiu novas dimensões sociais e culturais, impulsionou mudanças e exigências em todos os níveis, transformando valores, crenças e hábitos. Vivemos num contexto de Estado mínimo com total transferência da atividade econômica para a iniciativa privada.

A nova visão de empreendedorismo propõe formar empresários críticos com visão lúcida, objetiva, multidisciplinar e sistêmica, que sejam agentes de mudança e de desenvolvimento e que tenham ampla perspectiva dos valores éticos. Pressupõe administradores comprometidos com a inovação e que sejam capazes de alocar conhecimentos para usos produtivos racionais em diferentes níveis e organizações empresariais, observando o conjunto das variáveis sócio-políticas e econômicas. E que acima de tudo, estejam capacitados e habilitados para atender com atualidade técnico-científica as necessidades sociais de um sistema sócio-político-econômico que se projeta pela capacidade de potencializar investimentos.

Empreendimentos são projetos criados para fomentar uma atividade, negócios, empresas e organizações.

“Empreendedores”, são pessoas dotadas de certas características pessoais e aptidões individuais que possuem uma visão apurada do mercado, detectam e identificam as oportunidades e têm uma habilidade para negócios quase inata.
Têm capacidade para perceber detalhes e para compreender a empresa em sua totalidade organizacional. Para maximizar suas potencialidades, os empreendedores precisam fazer cursos de capacitação profissional e treinamentos afins para adquirirem ou aprimorarem:

Competências técnicas X competências estratégicas X competências comportamentais!

Competências Técnicas

São as atividades operacionais do negócio, tais como: custos, formação de preços, produção, logística, controles financeiros, orçamentos, contabilidade, informática, atendimento ao cliente, vendas.

Competências Estratégicas

É a visão lúcida e aguda sobre o negócio, sobre o mercado e suas tendências.
Buscar explorar informações mercadológicas, ter percepção de valor e acuidade econômica. Elaborar Análise e Planejamento, Gestão de Pessoas, Sistemas de Qualidade, Marketing.

Competências Comportamentais

É a habilidade de interagir e se relacionar com as pessoas: Inteligência Emocional!
Fazem parte, também, as aptidões específicas para negociar e liderar pessoas e equipes.
Estas competências estão ligadas à sua própria personalidade, ao seu caráter, seu temperamento, à sua forma de agir e ser com as pessoas nos mais variados contextos:
Negociação, Liderança, Ética, Desenvolvimento de Equipes, Direitos Humanos, etc.
Acrescente-se a estas peculiaridades, a sua própria conduta e suas qualidades pessoais de honestidade, diplomacia, autoconfiança, auto-motivação e perseverança.

Sem risco não há resultado!

Sem persistência não há conquista!

Sem inovação e criatividade, as coisas permanecem como estão!

Se você fizer sempre, “as mesmas coisas“, os resultados serão sempre os mesmos!

O prof. Reinaldo Müller é Consultor de Marketing e Vendas - Instrutor de Vendas - Especialista em Gerência de Vendas pela ADVB-SP - Multiplicador de ENDOMARKETING (Planeta Marketing/SP). Escreve com grande desenvoltura sobre Marketing - Vendas - Gestão e Administração de Empresas - Filosofia - Psicanálise - Psicologia. Site: http://wwwreinaldomuller.blogspot.com/