Empresas nas mídias sociais: O planejamento é tudo
Por Mayko Franceschi
08/06/2010

As mídias sociais estão na moda. Muitas empresas estão criando seus perfis no Twitter, Orkut, Facebook e companhia. As que não estão, devem estar fazendo o que?

É fato o retorno que uma empresa tem ao investir nas mídias sociais. Todavia, para que realmente todo o esforço e o dinheiro investindo tenha valido a pena, é necessário antes de tudo um bom planejamento.

Como qualquer ação de marketing (aliás, não só de marketing, mas tudo deve ser detalhadamente planejado), devemos estabelecer passos e levantar o máximo de informações; além de se prevenir contra possíveis problemas que podem ocorrer (críticas, por exemplo).

O investimento em mídias sociais não gera milagres. Não é porque você vai estar lá que vai se tornar a líder de mercado (mas pode ser que funcione). O mais importante é que é um canal relativamente barato, que permite conhecer de forma mais detalhada seu cliente. E vender, é claro.

Bem, mas como planejar as ações de sua empresa nas mídias sociais? Vamos aos pontos que podem fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua ação.

Briefing

Já falei em outro artigo a importância do briefing num planejamento de marketing. É a peça chave para mapear as ações que serão realizadas durante todas as etapas.

Penso que para uma campanha nas mídias sociais, as seguintes informações são cruciais:

* Particularidades do segmento;
* Público-alvo;
* Objetivos da estratégia;
* Análise da concorrência;
* Itens a serem mensurados (chaves para mensuração do sucesso);
* Pontos fortes;
* Pontos fracos.

Escolha dos canais

Será que criar perfis em todas as redes sociais adianta? Bem, eu acho que não.

Não é todo negócio que funciona nessa ou naquela rede. Deve-se realizar uma análise baseado principalmente no público-alvo e nos objetivos pretendidos para chegar a decisão se vale à pena.

Vamos dar um exemplo: sua empresa trabalha exclusivamente com material esportivo. Será que ter perfis em mídias como o Facebook, o Formspring e outras vale a pena? Não seria bem mais interessante ter apenas um perfil na Kigol (http://kigol.com.br/)?

Analise bem quais canais podem ser mais interessantes para seu negócio. Assim você não perde tempo e dinheiro.

Responsáveis

Quem vai ser responsável pelo gerenciamento? Deve-se definir a(s) pessoa(s) que será(ão) responsável(is) pela função. Dependendo do tamanho de sua empresa, é melhor contratar uma agência para realizar o serviço, pois o custo é menor e o resultado é bem melhor (pois a empresa é especializada no serviço).

Cenário

Qual é o cenário de seu segmento nas mídias sociais? Pesquise bastante, assim você poderá avaliar melhor as formas de atuação que serão mais interessantes para seu negócio.

Conteúdo

Uma das formas mais interessantes de interagir com seu público-alvo é através da produção de conteúdo.

Como fazer isso? Se você tem um blog, já é meio caminho andado. Se não, você pode informar as pessoas sobre novidades de seu segmento, informações sobre seus serviços ou produtos e outras informações relacionadas ao seu negócio.

Portanto, deve produzido um planejamento para geração de conteúdo que deve ser respeitado severamente, principalmente na freqüência.

Relacionamento

Planeje como será o relacionamento com seus clientes. Você pode criar promoções, conteúdo e novidades exclusivos. O importante é que eles se sintam especiais, e ganhem algo em troca da fidelidade.

Pense que as mídias sociais têm a melhor relação custo/benefício no que se diz respeito a pesquisas e opinião. Só de acompanhar discussões você já consegue saber as preferências dessas pessoas.

Críticas

Talvez o ponto mais complicado e que mais dores de cabeça lhe darão. Como você reagirá as críticas abertas e calorosas direcionadas para sua empresa?

Muitos acham que estão preparados para tal, mas posso garantir que quando chegar a hora, você ficará perdido.

Portanto, meu conselho é rever este ponto pelo menos três vezes.

Monitoramento

O monitoramento é muito importante para saber se a estratégia está dando certo ou errado.

Se a intenção é direcionar o fluxo para seu site ou blog, é importante ter uma ferramenta de web analytics instalada para mensurar corretamente o quanto cada estratégia ou mídia está dando de retorno para seu negócio.

Existem também ferramentas para se monitorar o “buzz” gerado pela sua marca ou produto nas redes sociais, como o TwitRadar (http://www.twitradar.com/) e o Scup (http://www.scup.com.br/).

Basicamente, o planejamento se resume a estes pontos. Parece fácil, mas é bem mais complexo do que você imagina. Toma tempo, dinheiro, dedicação e raciocínio. Mas se bem feito, a recompensa vele muito a pena. Basta ver os case de sucesso que não param de surgir no meio.

Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8 anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1 unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado. www.magoweb.com/cg