Endomarketing
Por Carlos Alberto Moura Filho
05/07/2011

Com o avanço da tecnologia e a globalização, o assunto ‘’endomarketing’’, passou a ser tratado com mais importância dentro de várias organizações.
Para entendermos o que é o ‘’endomarketing’’, precisamos primeiramente entender o que é o Marketing. Marketing é um conjunto de ferramentas que ajudam estrategicamente as organizações a venderem mais seus produtos e serviços e também é feita a conexão com os clientes dessa organização, fazendo assim com que as necessidades, desejos e aspirações desses clientes, sejam atendidos da melhor forma possível.
Baseando-se nisso, fica mais claro entendermos o ‘’endomarketing’’, ou seja, Marketing Interno, onde todas as estratégias são voltadas para os clientes internos.
Antes mesmo de vendermos nossos produtos e serviços para os clientes externos (mercado), precisamos vendê-los para os clientes internos. A aceitação de todos os produtos começa dentro da empresa. Outra aplicação importante dentro do endomarketing é a comunicação integrada de marketing, ou seja, toda informação tem que ser gerida e entendida por todos os departamentos, de maneira clara e objetiva.
Como última aplicação e não menos importante que as outras, são as ações de incentivo, seja financeiro, viagens, premiações em geral. E também seguindo a mesma linha estratégica, estão os cursos de aperfeiçoamento técnicos, cursos superiores, cursos de línguas estrangeiras, entre outras. Essas aplicações, são na verdade investimentos que todo empresário (empreendedor), deve fazer com seus colaboradores.
Todas essas estratégias de endomarketing fazem com que a organização se consolide no mercado, se fortaleça cada vez mais, tenha uma qualificação superior aos concorrentes e tenha uma equipe interna especializada para o mercado competitivo e também teremos profissionais mais satisfeitos e felizes com o trabalho.
Um departamento que contribui muito com essas ações citadas acima estão o RH – Recursos Humanos, onde servirá de filtro e ajudará com seu know how, para definições e direcionamentos corretos para as ações estratégicas de Endomarketing.

Carlos Alberto Moura Filho é Pós-graduado em Marketing pela FGV