Geração A: Atitude e o Marketing Digital, Mídias e Redes Sociais
Por Val Sátiro
28/03/2012

“A maior descoberta da minha geração é que qualquer ser humano pode mudar de vida, mudando de atitude”. (William James)
Com o crescimento da tecnologia de Informação, unida ao acesso do consumidor à Internet, houve-se a necessidade de criar estratégias, que fossem além das tradicionais, para Interagir direto com o Consumidor (independente de ser B2C ou B2B)
Na internet o consumidor quando está conectado, procura satisfazer basicamente três necessidades: informação, diversão e RELACIONAMENTO.
As Redes Sociais em Marketing Digital são os canais de relacionamento digitais, onde as pessoas se encontram, como uma página da Internet, para Interagirem de forma diversa, exemplo: Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin, Myspace e outros.
E as Mídias Sociais, são o Conjunto das Redes Sociais, juntamente com os Blogs e Sites Colaborativos.
É uma mudança na maneira como as pessoas descobrem, lêem e compartilham informações.
É uma fusão social e tecnológica, transformando o que até então era um monólogo em um diálogo.
Em Mídia Social as pessoas desempenham não só o processo de leitura, ou somente divulgar informações, mas também compartilhar e criar conteúdos para que outras pessoas possam compartilhar e usufruir.
E quanto às classificações de consumidores ou gerações que mais usam ou irão utilizar estas ferramentas? Geração X, Y ou Z?
Na verdade podemos chamar de GERAÇÃO A, ou GERAÇÃO ATITUDE, independente da época em que nasceram, são pessoas que possuem facilidade para responder desde (hoje) um simples e-mail, possuem perfis e usam as Mídias e Redes Sociais (tanto pessoal, como profissional), tem ou usam dispositivo móvel, e outras facilidades tecnológicas digitais, unidas ao até então chamado mundo ´off line´ e possuem uma boa dose de Iniciativa, Inovação, Criatividade, Empreendedorismo, sabem aproveitar as oportunidades, não tem medo de ousar, ou ´reclamar´, expõem suas observações, valores, e interagem mais rapidamente.
É para estas pessoas e não apenas simples consumidores que o novo Marketing, está caminhando.

Val Sátiro – Diretora Executiva e Empreendedora do Portal SEU MUNDO SUSTENTÁVEL - www.seumundosustentavel.com.br, Mestranda em Antropologia – PUC/SP, MBA em Marketing – FGV, Extensão em Marketing de Relacionamento – FGV, Empreendedorismo Sustentável pelo Gaia Education, publicitária pela - UNIBAN e com diversos cursos de aprimoramento. Membro da ABRAPS - Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade.