A Importância do Briefing em um Planejamento de Marketing Digital
Por Mayko Franceschi
06/04/2010


Não é fácil realizar um bom planejamento de marketing digital. Por mais experiência que você tenha, não se pode garantir o resultado esperado, que nada mais é do que o fortalecer a marca frente aos seus consumidores. Portanto, imagine fazer isso sem um planejamento adequado e criterioso.

Podemos dizer também, que algo que começa errado dificilmente terá um bom resultado. E é sobre isso que vamos discutir neste artigo.

O briefing é o inicio de qualquer campanha de marketing. Seja para publicidade online, desenvolvimento de um site ou loja virtual ou uma campanha de e-mail marketing. Se a empresa que você contratou não preenche essa etapa, fuja enquanto é possível.

Vamos a definição de briefing segundo a wikipédia:

“O briefing é um conjunto de informações passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções.

O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.”

Portanto, é o briefing que irá nortear as ações de marketing. É ele quem informa a agência de marketing quem é seu público-alvo, qual a região que sua empresa e outras importantes informações.

Cada estratégia/ação de marketing digital necessita de um briefing específico. Porém, entre as informações que considero essenciais, independentemente da ferramenta utilizada (blog, links patrocinados, e-mail marketing…), são:

* Breve descrição da empresa;
* Descrição dos produtos e serviços;
* Definição detalhada do público-alvo;
* Região de ataque da campanha;
* Enumeração dos concorrentes (pelo menos três);
* Objeto de promoção;
* Objetivos pretendidos com a ação de marketing digital;
* Pontos fortes da empresa;
* Pontos fracos da empresa;
* Chaves para monitoramento da campanha (indicadores de desempenho).

Logicamente que devemos extrair o máximo do cliente. Porém, esses itens são os que considero obrigatórios independentemente do tipo de ferramenta ou estratégia.

Quem trabalha diariamente com marketing digital entende a dificuldade de iniciar uma campanha sem as informações básicas. Mesmo que o cliente não goste e tente “abreviar” o preenchimento do briefing, saiba que ser “chato” nesse momento pode ser a garantia para evitar que o “chato” seja seu cliente depois.

Preencha o briefing corretamente. Adicione sempre novas informações ao seu briefing conforme sua experiência aumentar e você identificar a necessidade de detalhes que fazem toda a diferença em seu planejamento de marketing. O que começa certo tem muito mais possibilidade de render um bom resultado do que o que começa errado. Experiência própria…

Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8 anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1 unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado. www.magoweb.com/cg