Indique a um amigo: Boas Práticas no email Marketing
Por VIRID Interatividade Digital
05/10/2010

O novo Código de Autorregulamentação foi elaborado de modo a recomendar boas práticas para o envio de email marketing a partir de qualquer plataforma, inclusive de websites.

O Art. 8˚ do documento trata de um recurso muito utilizado em páginas web, que é o “Indique a um Amigo”. Como ele permite o envio de mensagens de um usuário para outro de seu relacionamento, pode ser considerado um pequeno sistema de envio de email marketing.

Por meio das recomendações do Código, a VIRID Interatividade Digital, especializada em envio e gestão de email marketing, preparou dicas sobre como implantar este recurso de forma transparente no website:

1. O conteúdo a ser enviado deverá ser escolhido pelo visitante da página web: isto significa que, se o website tiver páginas dedicadas a cada conteúdo individualmente, o recurso de Indique a um Amigo pode constar em cada uma delas, facilitando o envio do conteúdo desejado pelo visitante. Além disso, a mensagem de email marketing enviada não poderá conter quaisquer informações não apresentadas ao visitante remetente, como publicidade ou outros assuntos não selecionados.

2. Insira campos: pode existir um campo que possibilite ao visitante inserir comentários ou outras informações que julgar pertinentes e sobre as quais assumirá inteira responsabilidade Estes comentários serão exibidos no corpo da mensagem de email marketing enviada ao destinatário, de forma que fique claro que o autor dos comentários é o usuário visitante do website.

3. Coloque o endereço na mensagem: na mensagem enviada ao “Amigo”, o campo Remetente (From:) deve conter o endereço de email do visitante do website que encaminhou o conteúdo ou o endereço do proprietário do website. Neste último caso, o endereço do visitante que indica o conteúdo deve constar no corpo da mensagem. O campo Destinatário (To:) deve conter o endereço de email do “Amigo” que receberá a indicação.

4. Mantenha a ética: O proprietário do website não poderá utilizar os endereços fornecidos no formulário de “Indique a um Amigo” como parte de sua base de relacionamento, a não ser que os proprietários destes endereços já tenham previamente preenchido um cadastro opt-in autorizando o recebimento de email marketing. O fato de um usuário utilizar o recurso não significa a permissão para o recebimento de qualquer mensagem enviada pelo proprietário do website.

A Virid Interatividade Digital é especialista em envio, gestão e estratégias de email marketing. Proprietária das plataformas Virtual Target e Zartana, possui expertise para garantir total integração entre tecnologia e resultados. Conta com o serviço de data intelligence para email marketing que é um importante aliado aos departament os de marketing e às agências digitais e tem por objetivo tornar a rotina de envios melhor sucedida. No mercado desde 1996, a empresa trabalha ativamente na disseminação das boas práticas na comunicação digital. Para mais informações, acesse www.virid.com.br.