O que significa It Girl
Por Daniel Portillo Serrano
30/06/2017

It Girls são garotas que expõe seus hábitos, seu dia-a-dia, seus gostos, suas compras e suas coisas favoritas acabam criando tendências aos seus milhões de seguidores. O termo vem sendo cada vez mais utilizado em tempos de mídias sociais. Estas garotas são chamadas It Girls em uma alusão à obra "Mrs. Bathurst", de Rudyard Kipling, publicada em 1904.

Atualmente, dicionários urbanos e de neologismos definem a It Girls como a garota que todas querem ser. Ela tem tudo o que as garotas querem, portanto, tendem a ser ícones a sereem seguidos. A It Girl faz todas as coisas que as pessoas querem fazer, mas não podem. Usam as melhores roupas e maquiagens, vão aos melhores restaurantes e points da moda. Sua presença sempre é apreciada. Todos os homens querem ela e todas as mulheres querem ser ela.
Geralmente as It Girls são celebridades ou garotas conhecidas em suas áreas, como cantoras e atrizes. Mas, com a proliferação das YouTubers e blogueiras, diversas It Girls se tornaram conhecidas graças à midia social e a partir daí viraram centro de tendências. Instagram, Facebook, SnapChat e YouTube tem permitido lançar celebridades rapidamente a um custo, praticamente zero.
Atualmente, as It Girls são geralmente patrocinadas por marcas ou produtos que desejam ver seus nomes associados ao estilo de vida da garota, o que fará que milhares de seguidores passem a usar, também, a marca em questão.
Desde os anos 1990, a expressão It Girl também tem sido associada a garotas, normalmente desempregadas, saudáveis e belas que surgem nos tabloides ou jornais de celebridades indo a festas, eventos e poins da moda.
Muitas It Girls conseguem seus 15 minutos de fama, mas outras permanecem na mídia por um tempo prolongado,abrindo a possibilidade para outros trabalhos, além das mídias sociais, como a publicação de livros, participação em filmes e peças de teatro e TV.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .