O que é Inovação?

por Daniel Portillo Serrano

20/03/2011

 

Ultimamente muito tem se falado sobre inovação. Empresas que eram criativas passaram a ser mostradas como inovadoras. Os produtos são inovadores, os serviços inovam, os processos inovam...
Mas, o que, realmente, quer dizer inovação?
Ao contrário do que a grande maioria apregoa, inovação não é sinônimo de criatividade. Se a criatividade define um estado para criar algo novo, a inovação apenas parte desse ponto para fazer algo novo a partir do já existente. Fica então a dúvida: é melhor, portanto, ser criativo que inovador? A resposta é depende!. Ser criativo ajuda a resolver problemas, criar campanhas desenvolver produtos novos. Desenvolver novas tecnologias. Ser inovador é a partir de tudo que alguém já criou, fazer algo novo.
Inovação vem do Latim "Innovare", que significa mudar ou renovar alguma coisa. Com base nesta definição a confusão se faz menos aparente.
Se inventamos algo a partir do zero, estamos criando. Se estamos utilizando duas tecnologias conhecidas para obter uma terceira, estamos inovando.
Assim podemos inovar de diversas formas: um espremedor de suco pode ter novas funções agregadas, como separador de bagaço, alça anatômica, ou micro-filtro. Nada disso foi criado por mim, mas se eu agregar todas as funções em um único produto poderei dizer que este produto é inovador. Máquinas de lavar e máquinas de secar roupas existem há décadas. Mas as atuais máquinas que em um único gabinete lavam e secam podem ser consideradas inovadoras.
As inovações podem se apresentar em forma de design, de processo, de Marketing, de utilidade, de uso, ou de diversos outros fatores.

Diversas definições têm sido obtidas nos últimos anos para Inovação, entre as principais podemos destacar:

Fritjof Capra (Universidade de Berkeley) As organizações inovadoras são aquelas que se aproximam do limite do caos

A Davies Michele: A criação de novos produtos ou serviços que oferecem valor aos meus mercados de uma forma ou de outra, e que faz uso dos meus recursos existentes.

Bill Flynn: Inovação é a criação de soluções para os problemas que têm exigências opostas.

C.K. Prahalad (Universidade de Michigan) Inovação é adotar novas tecnologias que permitem aumentar a competitividade da companhia.

Dick Lee: A entrega excepcional ao cliente é um dos fatores mais importantes na cadeia de valor.

Ellen Weber PhD: Uma invenção ou intervenção - que mostra e evidencia uma solução de valor, apoio nas tomadas de decisão, e que ofereça benefícios mútuos para uma comunidade mais ampla – de pessoas que têm ideias através diferentes em campos semelhantes.

Ernest Gundling (3M) Inovação é uma nova idéia implementada com sucesso, que produz resultados econômicos.

Clayton Christensen "trabalho para ser feito".

Gary Hamel (Strategos) Inovação é um processo estratégico de reinvenção contínua do próprio negócio e da criação de novos conceitos de negócios.

Giovanni Dosi (Universidade de Pisa) Inovação é a busca, descoberta, experimentação, desenvolvimento, imitação e adoção de novos produtos, novos processos e novas técnicas organizacionais

Guilherme Ary Plonski (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) Inovação pode ter vários significados e a sua compreensão depende do contexto em que ela for aplicada. Pode ser ao mesmo tempo resultado e processo ou ser associada à tecnologia ou marketing.

Hans Haringa: Inovação: 'algo' utilizado por "alguns", reprovado por "muitos" ao longo do tempo, mas aceite por todos.

Hutch Carpenter: A mudança de uma oferta de produto, serviço, modelo de negócios ou operações que melhorem significativamente a experiência de um grande número de interessados.

Joseph Schumpeter (economista) A inovação caracteriza-se pela abertura de um novo mercado.

Kurt Nahikian: Quando uma nova abordagem é aplicada a um problema antigo e que trás mudanças profundas e duradouras no seu comportamento, estamos perante um resultado de inovação

Madhusudan Rao: Encontrar as melhores e as mais recentes garrafas para reciclar o vinho velho. O objectivo final permanece o mesmo, mas o desejo é alcançá-lo por caminho melhor.

Martin Bell e Keith Pavitt (Universidade de Sussex) A inovação pode ser vista como um processo de aprendizagem organizacional.

Mike Dalton: É o processo de organização e localização rentável de atender às necessidades não correspondidas do mercado.

Necessidades desconhecidas pelos utilizadores

Peter Drucker (Universidade de Claremont) Inovação é o ato de atribuir novas capacidades aos recursos (pessoas e processos) existentes na empresa para gerar riqueza.

Price Pritchett (consultoria Price Pritchett) Inovação é como nós nos mantemos à frente do nosso ambiente. As inovações fora da nossa organização vão acontecer ‘quando elas quiserem’ – estejamos prontos ou não.

Ronald Jonash e Tom Sommerlatte (consultores) Inovação é um processo de alavancar a criatividade para criar valor de novas maneiras, através de novos produtos, novos serviços e novos negócios.

Tom Kelley (Ideo) Inovação é o resultado de um esforço de time.

Uday Pasricha: Algo é inovador quando cria valor acrescentado tangível para o seu utilizador, mediante a sua utilização, desperdício ou desconhecimento dos recursos.


Fonte das definições: Blog Comunicação e Marketing e Inovação: conceitos, definições e tipologias, Extraída do livro GUIA VALOR ECONÔMICO DE INOVAÇÃO NAS EMPRESAS de Moysés Simantob e Roberta Lippi Editora Globo , por Moysés Simantob.
 

Para Acessar outros artigos de Daniel Portillo Serrano, clique sobre o nome.

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Acesse aqui o Currículo Lattes de Daniel Portillo Serrano  . Veja um Vídeo do Daniel Portillo Serrano. Veja uma Palestra de Daniel Portillo Serrano.




 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade