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O que é Marketing Líquido?

Por Rafael Koshima

12/08/2011


O que é o marketing líquido? Para responder essa pergunta devemos analisar um pouco do cenário atual. O mercado hoje é como uma montanha russa, pois a cada momento está em uma posição diferente. As empresas por sua vez entendem essas mudanças e acabam se adaptando a nova realidade.
Hoje existem dois fatores importantes para que o mercado mude em uma velocidade cada vez maior, a primeira é a tecnologia: ela se expande em uma velocidade muito grande e a cada minuto novas ferramentas são criadas. O segundo fator é sem dúvida o consumidor que por sua vez consome as novas tecnologias e assim causa as mudanças de hábitos em maior velocidade.
Há algum tempo atrás as mídias de massa foram os veículos preferidos dentre as mídias, as novas tecnologias possibilitaram uma nova realidade em que a interação com o consumidor é maior e eficiente. Além disso, aproxima a marca ao consumidor criando um laço de confiança onde o consumidor defende sua marca.
O marketing liquido vem para atingir esse novo consumidor que tem novos hábitos e não é mais atingido pelas mídias de massa. Com a inserção da tecnologia, foi possível criar novas possibilidades e isso resultou em uma população não homogênea que é cada vez mais difícil de ser atingida pelas mídias de massa.
Com clientes cada vez mais exigentes e com maior número de concorrentes as empresas precisam buscar estratégias que façam com que o consumidor encontre sua marca. O marketing liquido com diz o nome se resume em se adaptar ao consumidor, tratar esse consumidor como um indivíduo único e um diferencial importante é entender do que esse consumidor necessita.
Para começar a busca desse novo mercado é importante usar estratégias que se adaptam ao consumidor e não fazer com que ele se adapte a sua estratégia. Uma ferramenta muito utilizada dentro das grandes corporações é o CRM (Customer Relationship Management) que em português significa gestão de relacionamento com o cliente. O CRM tem como objetivo aproximar o cliente da empresa e reconquistar aqueles clientes que já foram perdidos em outras oportunidades.
Basicamente o CRM busca se relacionar com o cliente de forma mais humana, tratando-o como único. Pode parecer uma pequena ação, mas no mercado de hoje é importante ter um público alvo bem definido, e manter esse público fiel a sua marca, pois a chance de sucesso é maior.

Rafael Koshima é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba, MBA em Gestão de Marketing na ESAMC. Apaixonado por marketing tem como hobbie assistir filmes e esporte, apesar de não praticar. Trabalha como coordenador de marketing. Site: http://www.rafaelkoshima.com.br




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