O que é a qualidade de vida para você?
Wagner Campos
26/09//2010

Recentemente realizei uma palestra para Gestores de RH de dezenas de empresas, abordando o tema Qualidade de Vida. Como era de esperar, a maioria das pessoas sempre relaciona qualidade de vida com boa alimentação, prática de exercícios, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e fumo, entre outros apontamentos relacionados a principalmente a saúde física.
Mas e sua saúde intelectual? E seu desgaste emocional? O estresse? Não são lembrados. Ou seja, é comum nos preocuparmos com nossa embalagem mas esquecemos do conteúdo o qual faz com que estejamos motivados a tomar as decisões relacionadas ao cuidado de nosso físico.
Quando esquecemos de cuidar de nossas emoções, acabamos sofrendo grandes desgastes emocionais que nos geram estresse e passamos a ser resistentes à mudanças. Vemos apenas as coisas ruins, nos desentendemos facilmente, deixamos de ser tolerantes e racionais e tornamos nosso relacionamento interpessoal cada vez mais difícil.
Segundo o Nacional Wellness Institute as pessoas que cuidam de sua qualidade de vida física e emocional aumentam sua expectativa de vida e motivação. Já as empresas que investem em QV obtém redução do absenteísmo, além da redução dos custos com assistência médica, seus colaboradores ficam mais produtivos e motivados.
O estresse no trabalho é responsável por vários problemas emocionais que atrapalham os colaboradores, prejudicando a saúde, relacionamento interpessoal e até mesmo comprometendo suas vidas sexuais. Um estudo em Harvard mostrou que 2/3 das demissões nas empresas são causadas por dificuldades de relacionamento entre os colegas de trabalho.
Fica claro então, entendermos que não devemos nos preocupar apenas com nossa Qualidade de Vida mas com a de todos com quem nos relacionamos pois nossos colegas de trabalho interferirão diretamente em nossos resultados, uma vez que temos que conviver com eles diariamente e suas alegrias ou frustrações irão interferir em nosso dia a dia.
Tome algumas iniciativas para melhorar sua qualidade de vida e contribuir também para a qualidade de vida de quem convive com você. Seguem algumas sugestões:
- Verifique como sua reação aos problemas pode interferir na vida dos outros.
- Você consegue controlar a situação sozinho? Precisa de ajuda? Se você pode controlá-la, faça o quanto antes. Não espere que a situação saia de controle.
- Seja proativo, busque sempre a solução do problema e não culpados. Não adianta culpar as pessoas se o problema continuar a existir. Resolva o mesmo e oriente os envolvidos o que deve ser feito para que não ocorra mais tal tipo de problema que estressa os colegas e prejudica o trabalho de todos.
- O problema é tão grande assim? Não centralize suas emoções em pequenas causas. Dê a prioridade certa para cada tipo de situação. Você as resolverá mais facilmente e rapidamente.
- Isto ocorre com frequência? O que você pode fazer para que deixe de ocorrer? Se é freqüente e é um problema, já passou da hora de eliminá-lo. Direcione seus esforços e de todos os envolvidos para que consigam solucionar este problema e assim todos conviverem melhor.
- Mude seu comportamento e as palavras negativas como: “não posso”,”não consigo”, “já tentei antes”, “não sei o que fazer” para “eu posso”, “eu consigo”, “eu faço”, “eu acredito”!
- Conheça suas emoções e limites e também das pessoas que convivem com você. Pratique a empatia.
- Procure sorrir mais, ouvir mais e elogiar as pessoas com maior freqüência. Quebre a barreira que existe em seu coração. Seja sincero!
O mais importante de tudo é que você sempre faça o que gosta, como gosta e se realize, respeitando o próximo. Lembre-se que você tem o livre arbítrio e para que você tenha uma vida saudável fisicamente e equilibrada emocionalmente, depende exclusivamente de suas escolhas.
Desenvolva os caminhos que lhe trazem a realização e felicidade, afinal como diz Alexander Grahn Bell “os caminhos já trilhados o conduz apenas para onde os outros lá foram”!

Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas, Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de 12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma, Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato: wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19) 3702.2094 – 98128.6818.