Participação no Mercado
Por Nori Lucio Jr.
01/05/2011
ENQUADRAR PRODUTOS E SERVIÇOS CONFORME SUA PARTICIPAÇÃO NO MERCADO E
POTENCIAL DE CRESCIMENTO DE MERCADO
Planejamento significa pensar na frente.
O portfólio de uma empresa é na prática um conjunto de unidades de
negócios independentes que, juntas, representam a empresa em seus
aspectos de vendas, marketing, financeiro e operacional. Se pudéssemos
tirar uma fotografia das unidades de negócio, teríamos na foto a imagem
das competências essenciais ou forças desta empresa no mercado.
Dependendo do estágio de maturação do produto, uma unidade de negócio
pode, por exemplo:
* Receber mais investimentos em marketing e vendas;
* Redefinir estratégia de produtos;
* Descontinuar produtos.
Existem duas ferramentas simples e práticas que auxiliam tanto no
mapeamento quanto no gerenciamento durante a evolução decorrente do
ciclo de maturação natural dos produtos e serviços.
A gestão cuidadosa e disciplinada em cada fase, ou ciclo, evita
surpresas como: deterioração natural do portfólio, perda de participação
de mercado, perda de receita de vendas, etc.
A matriz GE-MAckinsey, combina atratividade de mercado de determinado
conjunto de produtos relativamente aos produtos do portfólio da sua
empresa. Dependendo do quadrante, pode-se determinar o roadmap (mapa da
evolução do produto) concernente às melhoras que devem ser feitas para
que o mercado tenha maior aceitação.
A matriz BCG está organizada em duas dimensões: “PARTICIPAÇÃO DE
MERCADO” combinada com “CRESCIMENTO DE MERCADO”. De acordo com o
quadrante em que o produto está situado, obtém-se uma postura que
determina e prioriza ações específicas de marketing e vendas.
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em
planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de
tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação na
Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no Brasil
e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos
relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e
desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e Estados
Unidos.