A Técnica SCAMPER
por Daniel Portillo Serrano
19/10/2012



A Técnica SCAMPER consiste de uma série de perguntas diretas que auxilia na geração de novas ideias. A criatividade surge a partir do momento que a própria pessoa responde perguntas que não pensaria por si só.

SCAMPER é um acrônimo para 7 palavras em inglês:

Substitute

Combine

Adapt

Modify

Put to other purposes

Eliminate

Rearrange

Em português poderia ter uma tradução literal como: Substituir, Combinar, Adaptar, Modificar, Procurar outras utilidades, Eliminar e Rearranjar.

A Técnica também pode ser utilizada quando há a necessidade de se alterar ou criar um novo processo a partir de um exeistente.

Para utilizár a ferramenta, siga os passos abaixo:

S
Substituir
Pense sobre a substituição de parte do seu produto / processo para outra coisa. Procurando algo para substituir muitas vezes você pode vir acima com idéias novas.
Perguntas típicas: O que eu posso substituir para fazer uma melhoria? E se eu trocar isso por aquilo e ver o que acontece? Como posso substituir o lugar, tempo, materiais ou pessoas?

C
Combinar
Pense sobre a combinação de duas ou mais partes do seu problema ou oportunidade para conseguir um produto diferente / processo ou para melhorar a sinergia.
Perguntas típicas: Que materiais, recursos, processos, pessoas, produtos ou componentes posso combinar? Onde posso construir sinergia?

A
Adaptar
Pense sobre quais partes do produto / processo poderiam ser adaptados para remover o problema, obter a oportunidade ou pensar como você pode mudar a natureza do produto / processo.
Perguntas típicas: Qual parte do produto que eu poderia mudar? E em troca de quê? E se eu alterasse as características de um componente?

M
Modificar
Pense em mudar parte ou a totalidade da situação atual, ou distorcê-la de uma maneira incomum. Ao forçar a si mesmo a chegar a novas formas de trabalho, que são muitas vezes solicitados para um produto alternativo / processo.
Perguntas típicas: O que acontece se eu deformar ou exagerar um recurso ou componente? O que vai acontecer se eu modificar o processo de alguma forma?

P
Procurar outras utilidades
Pense em como você pode ser capaz de colocar o seu produto / processo para outros fins, ou pensar sobre o que você pode reutilizar em outro lugar, a fim de resolver seu próprio problema. Você pode pensar de outra maneira de resolver o seu próprio problema ou encontrar outro mercado para seu produto.
Perguntas típicas: Em qual outro mercado que eu poderia usar este produto? Quem ou o que mais pode ser capaz de usá-lo?

E
Eliminar
Pense no que pode acontecer se você eliminou várias partes o produto / processo/ problema e / considerar o que você pode fazer nessa situação. Isso muitas vezes leva a considerar as diferentes formas de combater o problema.
Perguntas típicas: O que aconteceria se eu removi um componente ou parte dela? Como mais eu poderia alcançar a solução sem a maneira normal de fazer isso?

R
Rearranjar
Pense no que você faria se parte de seu problema / produto / processo funcionou em sentido inverso ou feito em uma ordem diferente. O que você faria se você tivesse que fazê-lo em sentido inverso? Você pode usar isso para ver seu problema a partir de ângulos diferentes e chegar a novas idéias.

Perguntas típicas: E se eu fiz o contrário? E se eu inverter a ordem que é feito ou a forma como ele é usado? Como eu iria conseguir o efeito oposto?

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .