B2B vertical x B2B horizontal
Daniel Portillo Serrano
11/12/2020

Muito tem se falado sobre operações B2B (Business to Business – empresa para empresa) mas poucos notam que há dois formatos de B2B completamente diferentes. Trata-se da divisão entre processos verticais e processos horizontais.

B2B Vertical
No sistema B2B Vertical todas as operações são feitas dentro de um setor. Então, por exemplo, um fabricante de autopeças vende para uma fábrica de automóveis. O mesmo ocorre, por exemplo, em fabricantes de eletrônicos. Um produtor de chips vende seus produtos apenas a fabricantes de computadores.

B2B horizontal
No B2B horizontal as negociações n~]ao são feitas apenas dentro de um setor. Assim, uma indústria de plásticos pode vender produtos para um fabricante de brinquedos, para uma loja, para um fabricante de eletrônicos, para distribuidores, etc.
A preocupação de se manter em um setor não existe.

B2B vertical x B2B horizontal
Enquanto a razão de existir ou a missão de uma empresa com processo vertical está dentro do setor, ou no exemplo, o fabricante de automóveis e ficar dependente dele, no B2B horizontal a empresa não fica presa a um único setor, nem a um único player na cadeia de suprimentos.

  Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .