Como Criar uma Hashtag
Daniel Portillo Serrano
19/12/2020


A Hashtag geralmente é uma expressão ou tag, utilizada em midias sociais ou aplicativos de conteúdo. A hashtag vai ajudar outras pessoas que estão interessadas em determinado assunto a encontrar rapidamente tópicos ou postagens sobre aquele determinado tema. Uma hashtag tem uma forma de se escrever do tipo #euamosorvete. Geralmente as hashtags são utilizadas em mídias sociais Elas começaram basicamente no Twitter alguns anos atrás mas depois foram utilizadas na maioria das plataformas e mídias sociais como Pinterest, Facebook, o antigo Google mais e o Instagram. A maioria das pessoas que quer tornar seu conteúdo relevante acaba utilizando hashtags nas suas postagens. Dessa forma outras pessoas podem encontrar não só a sua postagem como postagens relacionadas àquele assunto. Por exemplo durante a copa do mundo é comum  bombar hashtags do tipo #Brasilcampeao ou frases parecidas.As hashtags são utilizadas nessas situações para centralizar o sentimento, a opinião das pessoas tudo aquilo que as pessoas estão postando e escrevendo e expressando em relação àquele assunto. Às vezes são temas esportivos, às vezes são assuntos tristes como o falecimento de alguém importante, pode ser um programa de TV, pode ser no filme que está bombando.

 
Como fazer uma hashtag

 

 Hashtags são coisas simples e elas só precisam de alguns cuidados para que funcionem bem

O primeiro ponto é que você nunca deve utilizar espaços. Espaços não são permitidos na hashtag. Dessa forma você pode utilizar uma palavra simples, uma abreviação, uma combinação de letras e números, uma frase completa, mas nunca utilizando espaços. Assim, no caso de utilizar uma frase do tipo "eu estou assistindo Os Vingadores" coloque todas as palavras juntas e fiocaria assim: #euestouassistindoosvingadores". E outra coisa é que símbolos ou caracteres especiais não são permitidos. Isso inclui a acentuação. Uma hashtag do tipo "O bondinho do pão de açúcar é legal", ficaria assim: "obondinhodopaodeacucarelegal". O único símbolo permitido é o próprio da hashtag que é o quadrado ou jogo-da-velha( # ).
O segundo ponto que você tem que ter em mente é que uma hashtag deve ser iniciada sempre com o símbolo da hashtag, ou seja, o quadrado ou o jogo da velha. No momento que você posta a tua expressão ou a tua palavra certifique-se de iniciar a tua hashtag com esse símbolo sem espaço nenhum. Você vai notar que a palavra hashtag que você criou acaba se transformando em um link.
Outro ponto que vai te ajudar é criar a tua própria hashtag. Porque a partir do momento que você está utilizando hashtags já conhecidas, como por exempko "#ficaadica" qualquer pessoa que clique numa hashtag desse tipo vai ser levada a, literalmente, milhões de outras postagens e não vai achar a tua. Mas se eu clicar numa hashtag como por exemplo #músicanaBand, #futebolnaJovemPan ou #afazendanaRecord é lógico que você vai ser levado a postagens de pessoas que estão naquele momento ou que em algum momento já discutiram esses assuntos. Mas como fazer para que uma pessoa seja levado às tuas postagens, às postagens dos teus interesses ou às postagens da tua empresa? simples. Crie você mesmo uma nova Hashtag e o que vai acontecer é que pessoas interessadas pela tua empresa, pelo teu serviço vão acabar também utilizando essa hashtag e lendo e compartilhando as suas postagens.
Qual que é o segredo para isso? É criar uma hashtag exclusiva que não exista ainda e que quando as pessoas clicaram nessa hashtag não sejam levadas por engano a outros lugares, mas sim àquelas postagens que você criou com essas hashtags exclusivas.
Outra dica importantíssima é você não esquecer, de preferência, de utilizar o nome da tua empresa ou o teu nome na própria hashtag. Veja que nos exemplos que citamos como música na Band, futebol é na Jovem Pan, sempre se utiliza o nome da empresa. Então se você tem uma marca de perfumes chamada DPS o ideal a que você coloque DPS nas tuas hashtags e, dessa forma, você vai criando diversas Hashtags utilizando o DPS no meio da frase.

O ideal é se cerificar se esta abreviação ou se essa marca não pode estar sendo levada a outro lugar. Por exemplo utilizar simplesmente a marca é Apple que é uma das maiores marcas de Tecnologia do mundo para computadores e celulares pode enganosamente levar as pessoas a postagens sobre a fruta maçã. Dessa forma, então é necessário tomar muito cuidado na hora de criar a hashtag e ter certeza que é única e que tem aquela tua empresa inserida no texto.
A última dica para criar uma hashtag é criar uma hashtag fácil lembrança que as pessoas possam rememorar e possam até reproduzir a hashtag sem ter que ler ou clicar na tua. Então fica muito difícil que as pessoas lembrem de uma hashtag do tipo #nessemomentoeuestoucurtindoumapraianolitoralnortedeSaoPaulo. Qualquer engano em digitar uma das letrasvai criar uma hashtag nova e não vai te levar onde você queria. Mas, uma hashtag simples do tipo "curtindoubatuba  é muito mais fácil de lembrar.


Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .