Dicas para tornar um site mais legal
Por: Daniel Portillo Serrano
13/02/2018

Não existe uma unanimidade referente ao que deve ser feito para que um site seja legal ou não. Afinal, diversos fatores estão associados: O objetivo, o público, a região... Mas indepoendente do que se deseje para um site, algumas características básicas tem sido fundamentais para tornar um site chamativo e agradável.
A WebPartners da Nova Zelândia, por exemplo, apresenta 10 dicas fundamentais:

1 - Cores
Mantenha cores consistentes com sua marca existente. Isso permitirá aos usuários facilmente identificá-lo de outras formas de publicidade que possam ter visto.

2 - janelas pop-up
Mantenha estes ao mínimo. Use-os para imagens maiores apenas para que possam ser fechadas, mantendo o usuário em seu site.

3 - Links
Inclua seus links na parte da página da cópia. As ligações são outra forma de usuários digitalizar páginas. Eles se destacam do texto normal e fornecem pistas sobre o que a página é sobre.

4 - Navegação de imagem / imagem
Isso deve ser evitado na navegação principal. A navegação de texto é mais fácil para os mecanismos de pesquisa serem lidos.

5 - Prova lida em seu site
Typos e erros de ortografia irão afastar as pessoas das suas páginas.

6 - Resolução da tela
Certifique-se de que seu site é receptivo (compatível com dispositivos móveis) e parece ótimo em qualquer resolução de tela.

7 - páginas de rolagem
Estes são bons se um usuário pode voltar ao topo facilmente.

8 - Estratégia
Mude seu conteúdo regularmente (página de notícias, páginas especiais, últimas notícias), para que o usuário tenha algo para voltar para o seu site. O tamanho do seu texto é importante para permitir que os usuários leiam o que você está dizendo.

9 - animação simples apenas
Se você quiser usar a animação em seu site, certifique-se de que ele carrega rapidamente e não bloqueia o usuário de chegar a outras partes do seu site. Use apenas a animação como uma seção em sua página na internet, não é a única coisa na página.

10 - Salvar nos favoritos
Inclua uma função de marcação no design para que os usuários possam salvar o site em seus favoritos para facilitar o acesso no futuro.

Já a BPlan, apresenta 5 sugestões úteis:

1. Descreva objetivos tangíveis.

Para desenvolver o conteúdo efetivo do site, você precisa se sentar e descrever alguns objetivos tangíveis. Sem metas, você não terá como medir o sucesso do seu conteúdo. Por exemplo, a maioria dos proprietários de sites buscam maximizar a geração de leads e o potencial de conversão. Aproveite o tempo para determinar o que exatamente você espera que seu conteúdo faça antes de escrever (ou reescrevê-lo).

2. Use frases curtas com verbos de ação.

Escrever para a web varia de escrita tradicional de algumas maneiras de chaves. De um modo geral, você deve manter o conteúdo do seu site curto e doce. Clientes potenciais não querem perder tempo decifrando linguagem florida apenas para ver o que sua empresa faz. Explique o que exatamente você faz e como isso os beneficiará. Em seguida, diga-lhes o que eles precisam fazer para tirar proveito de seus serviços.

3. Use um tom agradável.

Ao pesquisar empresas on-line, os consumidores querem saber que estão trabalhando com pessoas reais e não com máquinas automatizadas. Seu conteúdo deve encorajar uma conversa com seu cliente, não falar com eles de forma condescendente. Use uma narrativa de primeira pessoa para compartilhar experiências pessoais e dar ao leitor uma sensação de conversa. Use uma narrativa de segunda pessoa para encorajar os clientes a agir, como preencher um formulário de liderança. Este site sobre por que você deve ser um palestrante motivacional é um exemplo perfeito do que estou falando. O conteúdo aqui faz perguntas aos consumidores e, em seguida, fornece respostas e conselhos de forma amigável.

4. Reveja tudo várias vezes.

O conteúdo mal escrito não garanta leads e converte as vendas tão eficazmente quanto o conteúdo escrito profissionalmente. Concedido, algumas pessoas não notarão falhas gramaticais, mas você pode apostar que as que o fizerão reconsiderarão trabalhar com uma empresa que não pode demorar o tempo para garantir a precisão. Se você não tem um escritor ou editor profissional na mão, eu recomendo que você encontre um para contratar certas tarefas de escrita. Você não quer jogar um jogo de adivinhação quando se trata de construir confiança na percepção on-line de sua empresa.

5. Atualize seu conteúdo regularmente.

No mínimo, atualize o conteúdo do seu site pelo menos uma vez por ano. É certo que isso pode ser bastante a empresa para sites que apresentam dezenas de páginas individuais. Não se esqueça de reavaliar seu conteúdo toda vez que estiver planejando um redesenho para o seu site. Quando você altera o layout do seu site, você precisa considerar como você poderia maximizar seu conteúdo em novas restrições.

Se procurarmos dicas em motores de busca, certamente encontraremos outras dezenas, centenas ou milhões de dicas. Mas no fim das contas, um dito prevalece sobra a criação dos sites: KISS (Keep It Simple), algo traduzido como , "Mantenha a coisa simples"

Fontes: Portal do Marketing, WebPartners, BPlan,

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .