A Matriz MERCE (MEREC) - Eliminar - Reduzir - Elevar - Criar
por Daniel Portillo Serrano
02/06/2019

 

A Matriz Eliminar, Reduzir, Elevar Criar (ERRC - Eliminate, Reduce, Raise, Create em inglês) ou MEREC de acordo com alguns pesquisadores, é uma grade ou matriz, desenvolvida por W.Chan Kim e Renée Mauborgne como uma ferramenta que guia as empresas no sentido de focar simultaneamente em eliminar e reduzir assim como elevar e criar enquanto liberam um novo oceano azul.

A matriz é dividida em quatro quadrantes.

1. Eliminar
Quais fatores em que a indústria competiu há muito tempo atrás devem ser eliminados?

2. Reduzir
Quais fatores devem ser reduzidos bem abaixo do padrão do setor?

3. Criar
Quais fatores devem ser criados que a indústria nunca ofereceu?

4. Elevar
Quais fatores devem ser levantados bem acima do padrão do setor?

 

Matriz MERCE


Esta ferramenta analítica complementa o Quadro de Quatro Ações. Isso empurra as empresas não só a fazer as perguntas colocadas no Quadro de Quatro Ações, mas também a agir sobre os quatro para criar uma nova curva de valor (ou perfil estratégico), que é essencial para liberar um novo oceano azul. A grade dá às empresas quatro benefícios imediatos:


a) Leva-os a buscar simultaneamente a diferenciação e o baixo custo para quebrar o trade de custo-benefício.

b) Imediatamente sinaliza as empresas que estão focadas apenas em aumentar e criar, levantando assim a estrutura de custos e, muitas vezes, projetando produtos e serviços em excesso - uma situação comum para muitas empresas.

c) É facilmente entendido pelos gerentes em qualquer nível, criando um alto grau de envolvimento em sua aplicação.

d) Como completar a grade é uma tarefa desafiadora, ela leva as empresas a investigar minuciosamente todos os fatores em que a indústria compete, ajudando-os a descobrir a gama de suposições implícitas que eles inconscientemente fazem ao competir.
  

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .