O que é B2B (Business-to-Business)
por Daniel Portillo Serrano
19/10/2020

 

B2B (Business-to-Business) se refere ao comércio ou transações comerciais entre duas empresas e não às transações entre uma empresa e um consumidor. As transações no atacado são geralmente business-to-business, enquanto as do varejo são geralmente business-to-consumer (B2C). De uma maneira geral é a transação entre uma pessoa jurídica e uma pessoa física
É notório que vender para uma empresa é ligeiramente diferente de vender para um consumidor. As principais diferenças de vendas e marketing para transações comerciais business-to-business incluem:


Pesquisas, orçamentos e licitações
Vender às vezes requer a participação em um processo de licitação, respondendo à solicitação de propostas de um comprador. Do lado da empresa para o consumidor, isso se compara a pedir a vários revendedores de automóveis que forneçam sua melhor oferta em uma marca e modelo específicos.


Prazos
O processo de tomada de decisão sobre uma compra pode levar dias, semanas ou meses, dependendo de como a empresa compradora trabalha e do tamanho e natureza do pedido.


Tomada de decisão
As decisões de compra são frequentemente feitas por grupos, então cada membro precisa ser instruído e "vendido".


Valores envolvidos
O valor em dólares dos bens ou serviços vendidos é muito mais alto do que no nível do consumidor ou do varejo, portanto, o comprador precisa tomar medidas para minimizar o risco. Isso às vezes envolve a solicitação de um protótipo de produto ou customização.

Embora as transações business-to-business frequentemente envolvam altos preços e volume, elas também podem acontecer em uma escala muito menor quando uma pequena empresa vende produtos ou serviços para outra pequena empresa.


Leia mais aqui sobre os diversos tipos de Comércio eletrônico:

O que é B2B2C - Business to Business to Consumer
O que é B2C - Business to Consumer

 

  Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .

Fonte: Shopify