O que é Marketing de Performance?
Por: Daniel Portillo Serrano
27/01/2018

Segundo Associação Americana de Markerting de Performance (PMA - Performance Marketing Association) "O Marketing de desempenho é um termo abrangente que se refere a programas de marketing e publicidade on-line nos quais os anunciantes (também chamados "varejistas" ou "comerciantes") e empresas de marketing (também chamados "afiliados" ou "editores") são pagos quando uma ação específica é concluída ; como uma venda, um lead ou clique."
Outros definem o Marketing de Performance como um método de publicidade interativa onde o anunciante paga de acordo com o desempenho. O anunciante que segue essa opção geralmente não paga um preço fixo. O valor é tal que o valor a ser pago varia de acordo com o desempenho do anúncio no veículo publicitário. Por exemplo, o preço total pago por um anunciante para um anúncio pode ser calculado com base na frequência da qual o anúncio foi visualizado em uma página da Web, pelo número de vezes que foi clicado pelos visitantes do site, pela frequência que o anúncio gera uma vantagem ou uma venda ou por uma combinação de alguns ou todos os itens acima.
Geralmente, as formas de investimento são baseadas em Cost Per Mille - CPM (Custo por Mil), Cost Per Click - CPC (Custo por Clique), Cost Per Lead - CPL (Custo por Lead), e Cost Per Action - CPA (Custo por ação).

CPM - Custo por Mil
Este modelo é baseado no pagamento referente ao número de visualizações que o anúncio obteve. Assim, se for definido, por exemplo, um CPM de 2 dólares. Se a campanha obtiver 2 mil visualizações, o anunciante pagará 4 dólares. Dois a cada mil visualizações. O problema para o anunciante é que ele paga só pelo fato da campanha ter sido visualizada, e não por ter obtido um clique ou uma ação.

CPC - Custo por Clique
Aqui, conforme o próprio nome indica, o anunciante paga um valor pré-determinado cada vez que alguém clicar no link ou no anúncio e for levado a uma landing page. Desta forma, o anunciante maximiza o seu investimento investindo apenas naqueles prospects que se interessaram pelo link e foram levados às suas páginas.

CPL - Custo por Lead
Neste modelo, o anunciante paga apenas por leads de qualidade gerados pela campanha.

CPA - Custo por ação
Aqui, o anunciante paga cada vez que o prospect acabe efetuando, efetivamente, uma ação. Essa ação pode ser uma venda, uma assinatura ou qualquer outra ação determinada pelo anunciante.

São muitas as vantagens geradas pela utilização do Markerting de Performance. Mas uma prevalece sobre os demais tipos de campanha. O Marketing de Performance permite acompanhar em tempo real os resultados das campanhas, permitindo ajustes e alterações enquanto elas ocorrem.

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .