O que é Mindset
Por: Daniel Portillo Serrano
04/11/2017

O Mindset, ou "mentalidade" em uma tradução livre para o português, é uma ideia simples descoberta pela psicóloga da Universidade Stanford, Carol Dweck, após décadas de pesquisa sobre realização e sucesso.
Na teoria geral dos sistemas, o Mindset é um conjunto de pressupostos, métodos ou notações detidas por uma ou mais pessoas ou grupos de pessoas.

O Mindset pode ser tão estabelecido na pessoa ou em um grupo que chega a desenvolver um incentivo para aceitar ou adotar um determinado tipo de comportamento, de instrumentos ou escolhas.

Há dois tipos de Mindset: o Fixo (fixed Mindset) e o Mindset de crescimento (Growth Mindset), também chamado em português de Mindset incremental ou Mindset progressivo.

Em um Mindset fixo, o indivíduo acredita que as suas qualidades básicas como, por exemplo, o talento para algo ou a inteligência, são traços fixos. Esse tipo de pessoa passa a sua vida descrevendo o seu talento ao invés de tentar desenvolvê-lo. Para este tipo de pessoas o talento e a inteligência se criam sozinhos, o que, na teoria da Dra. Dwek, esse fato não ocorre.

No Mindset de crescimento, ao contrário, acreditam que o seu talento e as suas habilidades podem ser desenvolvidos através de trabalho dedicado e árduo. Para este tipo de pessoa, o estudo é algo prazeroso e o amor pela aprendizagem se torna uma característica marcante. No Mindset de crescimento, as pessoas acreditam que suas habilidades mais básicas podem ser desenvolvidas através da dedicação e trabalho árduo.

As pessoas com um Mindset fixo acreditam que você é ou não é bom em alguma coisa, com base em sua natureza inerente. Já as pessoas em um Mindset de crescimento acreditam que alguém pode ser bom em qualquer coisa, porque suas habilidades são inteiramente devidas a suas ações. Há diversos exemplos comparativos entre o Mindset fixo e o de crescimento:

Em um Mindset fixo, você deseja esconder suas falhas para que você não seja julgado ou rotulado de falha.
Em um Mindset de crescimento, suas falhas são apenas uma lista TO-DO de coisas para melhorar.

Em um Mindset fixo você fica com o que sabe para manter sua confiança.
Em um Mindset de crescimento, você mantém sua confiança, sempre empurrando para o desconhecido, para se certificar de que você está sempre aprendendo.

Em um Mindset fixo você olha dentro de si mesmo para encontrar sua verdadeira paixão e propósito, como se isso fosse uma coisa escondida.
Em um Mindset de crescimento, você se compromete em dominar habilidades valiosas, independentemente do humor, conhecer a paixão e a finalidade de fazer um ótimo trabalho, que vem de experiência e experiência.

Em um Mindset fixo, as falhas definem você.
Em um Mindset de crescimento, as falhas são contratempos temporários.

Em um Mindset fixo você acredita se você é compatível com alguém, você deve compartilhar todos os pontos de vista, e tudo deve acontecer naturalmente.
Em um Mindset de crescimento, você acredita que um relacionamento duradouro vem do esforço e do trabalho através de diferenças inevitáveis.

Em um Mindset fixo o que vale é o resultado. Se você falhar, você acha que todo o esforço foi desperdiçado.
Em um Mindset de crescimento, o que vale é o processo, então o resultado dificilmente importa.

Com relação às organizações, Chris Argyris, outro estudioso do assunto, acrescentou ao conceito que existem outros dois tipos de Mindset: o Mindset produtivo e o Mindset defensivo. O Mindset produtivo procura um conhecimento válido que seja testável. O Mindset O Mindset defensivo, por outro lado, é auto protetor e auto enganoso. Quando esse Mindset é ativo, pessoas ou organizações só irão procurar informações que as protegerão. A verdade pode ser determinada quando é vista como ameaçadora. O Mindset defensivo pode levar a aprender com base em suposições falsas ou evitar o aprendizado completo.

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .