Fale Conosco Política de Privacidade
   

 

Crianças Hiperativas

Como ajudá-las a tirar Proveito de Tanta Energia

Por Eliane Pisani Leite

27/07/2007




Crianças muito agitadas, que apresentam dificuldades em prestar atenção por muito tempo em uma única atividade. Têm mil idéias ao mesmo tempo e não consegue finalizar nenhuma. É impulsiva, não tem o hábito de refletir antes de tomar atitudes. Primeiro age, depois pensa no que fez. É inteligente, ágil e criativa, mas apresenta baixo rendimento escolar, devido à falta de atenção e concentração. Distraída, desligada, parece que está no “mundo da lua”, mas percebe todos os estímulos ao redor.

Essas são algumas características do TDAH – Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade, que todos os profissionais em educação já ouviram falar. Casos como estes desequilibram a estrutura de uma sala de aula, pois a criança hiperativa tem muita dificuldade de se envolver com uma única atividade, bem como, de permanecer parada por um período relativamente prolongado.

Na revista Terapia Floral, número 26, encontramos algumas dicas para pais e professores, vejamos:

Em primeiro lugar ter paciência com a criança; valorizar suas conquistas; recompensar comportamentos adequados; evitar rótulos; proporcionar ambientes tranqüilos; favorecer atividades sociais; respeitar o ritmo escolar da criança; colocar limites claros; treinar hábitos sociais como por exemplo permanecer sentado à mesa durante uma refeição. Lembrando de sempre proporcionar atenção e carinho quando conversar com ela.

Observando essas dicas e procurando ajuda médica e terapêutica podemos amenizar muito os conflitos que o hiperativo pode ser vítima, quando não tratado. É bom esclarecer que não existem apenas crianças hiperativas, mas também adultos, que hoje lembram de tais características em sua infância. Nunca é tarde para melhorar e hoje a Terapia Floral pode auxiliar muito no tratamento.




Eliane Pisani Leite - Autora do livro: Pais EducAtivos

Pisicologia Acupuntura Psicopedagogia - pisani.leite@terra.com.br





Notícias sobre propaganda e Marketing? Acesse o Portal do Marketing.net