Obsessão

Por Ana Lúcia Pereira

09/06/2007

 

As obsessões são idéias ou imagens que vem à mente da pessoa repetidamente, de maneira insistente e independentemente de sua vontade. Os temas dessas idéias obsessivas podem ser extremamente variados, entretanto, em grande número de vezes dizem respeito à higiene, contaminação, transmissão de doenças, bactérias, vírus, organização de coisas, catástrofes, desastres, pecado, incertezas, etc. Embora a pessoa ache esses pensamentos incômodos e absurdos, não consegue evitar de pensá-los.

São muitos os exemplos de pessoas que adotam uma conduta excêntrica motivadas pela obsessão da contaminação ou pelo medo continuado de contágio diante de qualquer coisa que lhes pareça suspeita. Há ainda, casos de pessoas que se sentem extremamente desconfortáveis quando próximas de objetos pontiagudos, facas, foices, etc, devido à idéia indesejável de que podem, repentinamente e misteriosamente, perder o controle e matar uma pessoa querida.

As Obsessões estão tão enraizadas na consciência que não podem ser removidas simplesmente por livre decisão da pessoa, parecem ter vida própria, logo, NÃO são simplesmente medos exagerados relacionados com problemas reais.

Os pacientes têm a exata noção do absurdo de seus pensamentos, e por isso sofrem com uma intensa ansiedade.





 

O portal do Marketing respeita seus visitantes e usuários. Leia aqui a Política de Privacidade