Psicopatologia: Um Enfoque Revisitado
Por Reinaldo Müller
24/01/2011



É lugar-comum que conselhos não mudam patologias comportamentais. As pessoas obtêm um ganho de compensação agindo de uma forma que em sua lógica particular (até mesmo, inconsciente para elas) minimize um sofrimento interior real ou imaginário e que alivie a Culpa. Sabemos que o mecanismo mental de recompensa-prazer ultrapassa o alcance da Ética visto que esta última requer uma autonomia emocional para se fazer escolhas... As orientações em livros de auto-ajuda, admoestações morais, cultura geral, não removem condutas estereotipadas desencadeadas pelo sintoma que fundamentou o comportamento reativo. Resta então, a terapêutica: medicamentosa em alguns casos, e psicoterápica em outros -- ou a combinação dos dois elementos. A pergunta que não quer calar é: Qual é de fato a eficácia de um processo psicoterápico? Se fosse incontestável, naturalmente, as pessoas procurariam esta ajuda sem maiores resistências. Para além dos preconceitos, a vida prática demonstrou que ultrapassando as teorias psicológicas nenhum processo psicoterápico ganhou foro de solução inequívoca dos problemas emocionais.
A questão que se apresenta transcende o meio social, a antropologia individual e as vivências traumáticas para localizar-se no seio da aporia: o desenvolvimento de uma prática clínica (por certo, ecumênica) ainda, que pese todas as controvérsias e igrejas ideológicas que substancie um ganho terapêutico permanente, irreversível.
É preciso dar um tempo na análise ética do comportamento humano e empreender ciência na busca de uma solução clínica emergente, factível e, sobretudo, eficaz na cura da psicopatologia humana de ordem existencial, visto que as patologias psíquicas motivadas por condições orgânicas encontram respaldo na psicofarmacologia.
Cabe, principalmente, aos psicólogos esta missão de procura, estudo e resgaste da essência primeira da pessoa humana antes, ou depois da patologia.


O prof. Reinaldo Müller é Consultor de Marketing e Vendas - Instrutor de Vendas - Especialista em Gerência de Vendas pela ADVB-SP - Multiplicador de ENDOMARKETING (Planeta Marketing/SP). Escreve com grande desenvoltura sobre Marketing - Vendas - Gestão e Administração de Empresas - Filosofia - Psicanálise - Psicologia. Site: http://wwwreinaldomuller.blogspot.com/