Rollo May

por Daniel Portillo Serrano

06/06/2008

 

Rollo May nasceu em 21 de abril de 1909 em Ada, Ohio, nos Estados Unidos. Sua infância não foi particularmente agradável: seus pais nunca estavam juntos e acabaram se divorciando. Sua irmã apresentava ataques psicóticos.

Depois de uma breve passagem pela Universidade do Estado de Michigan (ele foi solicitado a deixar a escola pelo envolvimento com uma revista de caráter radical), ele cursou a faculdade Oberlin, em Ohio, onde recebeu o título de bacharel.

Depois da graduação ele foi à Grécia onde ensinou inglês na faculdade de Anatólia por três anos. Durante esse período ele também estudou brevemente com Alfred Adler.

May sofria de tuberculose e passou 3 anos de sua vida internado em um sanatório. Este foi, provavelmente, o ponto de virada de sua vida. Enquanto se defrontava com a possibilidade da morte, ele preencheu seus momentos de ócio com leitura. Entre todas as leituras a que May se dedicou, estava a obra de Soren Kierkegaard, o escritor Religioso dinamarquês que inspirou grande parte do movimento existencialista e proveu a inspiração para a Teoria de May.

Teve encontros com Harry Stack Sullivan e Erich Fromm quando foi estudar Psicanálise no Instituto White, e finalmente, foi para a Universidade Columbia, em Nova Iorque, onde, em 1949 recebeu o primeiro PhD em Psicologia Clínica que a instituição concedeu.

Depois de obter o Phd, ele lecionou em uma série de escolas de primeira linha. Em 1958 ele editou, juntamente com o Ernst Angel e Henri Ellenberger, o livro Existência, que introduziu a psicologia existencialista nos Estados Unidos. Ele passou os últimos dias de sua vida em Tiburon, Califórnia até sua morte em outubro de 1994.

 

Suas principais obras são:
 

The Meaning of Anxiety (1950)

Man’s Search for Himself (1953)

Psychology and the Human Dilemma (1967)

The Discovery of Being (1983)

Love and Will (1969)

The Cry for Myth (1991)
 

 Crédito da Foto: Facebook

 Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .

* Tradução livre do Artigo do Dr.C. George Boeree