Dicionário de Logística - Verbetes com a letra J

JIDOKA – Prática de se parar a linha de produção, quando ocorrer um defeito.
JIT - Just In Time.
JOB 1 - Primeiro trabalho, prioritário. Montagem inicial em série de um novo produto.
JOB SHOP – Forma funcional de organização da manufatura, cujos centros de trabalho são organizados por tipos de equipamentos.
JUST – IN – TIME (1) – Filosofia de manufatura baseada na eliminação planejada dos desperdícios e a elevação contínua da produtividade, somente tendo o exato material que necessita, zerando os defeitos, eliminado os tempos de set up e tamanho dos lotes e revisão contínua da operação.
JUST IN TIME (2) - Abordagem organizacional baseada em: "produzir os produtos acabados no instante em que eles devam ser entregues, produzir os semi-elaborados e subcomponentes no instante da utilização/montagem, abastecer-se de matéria prima no instante de sua utilização".
JUST IN TIME (3) – Método de administração da produção para produzir no momento da entrega, produzir semi-acabados no instante da sua necessidade e receber matérias primas no instante de sua utilização.
Joint venture - Associação de empresas, não definitiva, para explorar determinado negócio, sem que nenhuma delas perca sua personalidade jurídica.

 

Fonte: Guia Log, Cebralog, Tigerlog