Dicionário de Logística - Verbetes com a letra K

KAIZEN (1) - Kai significa mudança e Zen significa boa, sendo o aprimoramento contínuo em todas as áreas da empresa e não restrito à qualidade.
KAIZEN (2) – Melhoria contínua envolvendo todos os membros da organização, eliminando-se desperdícios nas máquinas, na mão de obra ou nos métodos de produção.
KANBAN (1) - Cartão anexado a peças especificas na produção, significando a entrega de determinada quantidade de peças a serem utilizadas na produção. Posteriormente a utilização, o mesmo cartão é enviado de volta às origens como um comando para entrega de novo lote de peças.
KANBAN (2) – Um do sistema de produção Just–in–Time, que utiliza contentores ou lotes de materiais padronizados com um uma etiqueta anexada e os centros de trabalho comandam, com uma etiqueta ou cartão, a necessidade de materiais de um centro anterior no processo ou mesmo de um fornecedor, estabelecendo-se o sistema de puxar a produção a partir do mercado.
KITTING – Montagem simples das peças e dos componentes de modo a satisfazer uma demanda, geralmente para mercado de reposição.
KLT - Klein Lagerung und Transport ou Acondicionamento e Transporte de Pequenos Componentes.
KPI - Key Performance Indicator.

 

Fonte: Guia Log, Cebralog, Tigerlog