Dicionário de Logística - Verbetes com a letra U

UCC (UNIFORM CODE COUNCIL) – Órgão que administra o sistema de código uniforme de produto (UPC) na América do Norte ou Estados Unidos.


UEN – Unidade Estratégica de Negócio. Muitas empresas dividem suas atividades em unidades de negócios independentes, com resultados, estratégias e gestores distintos.


UEPS - é a nomenclatura para o método de armazenagem, em que o produto que é o Último a Entrar no estoque é o Primeiro a Sair.


Umland - Entende-se pelo ambiente físico portuário, ou seja, o porto em si, suas instalações, tarifas e a qualidade dos serviços que presta.


UNC – Unidade de compras. Quantidade mínima de múltiplos que o fornecedor vende para o departamento de compras.


UND – Unidade de distribuição – Quantidade mínima de peças que podem ser despachadas pelo CD.


UNIDADE DE TRANSPORTE INTERMODAL – Contêineres, recipientes intercambiáveis e semi-reboques para transporte intermodal.


UNIDADE EQUIVALENTE A QUARENTA PÉS – Unidade de medida equivalente a um contêiner de expedição de quarenta pés.


UNIDADE EQUIVALENTE A VINTE PÉS – Unidade de medida equivalente ao tamanho padrão de contêiner intermodal de vinte pés.


UNIMOV - Unidade de movimentação formada por um múltiplo da UNICOM, com a finalidade de possibilitar deslocamentos mecanizados seguros e econômicos.


UNIMOVIZAÇÃO - Instituição na empresa de um sistema modal em que todas as mercadorias e produtos são movimentados na forma de uma unidade de movimentação. Definição mais genérica do que paletização, que supõe sempre o uso do pálete.


Uniqueness - expressão utilizada sobre a organização / empresa que é muito difícil de ser copiada.


UNIT LOAD – Carga Unitizada.


UNITIZAÇÃO - É a conversão de diversas unidades de carga fracionada numa única unidade, para fins de movimentação e armazenagem.


UNITRAM - Unidade de transporte para conter muitas e diferentes UNICOMS com a finalidade de facilitar a distribuição de pedidos de clientes.


UPC - UNIVERSAL PRODUCT CODE - Símbolo padrão de código de barras dos Estados Unidos e do Canadá, que é administrado pela Uniform Code Council, Inc.


UTILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTO – Compara as horas que a máquina está produzindo, com o tempo disponível, podendo ou não incluir o tempo de setup.

 

 

Fonte: Guia Log, Cebralog, Tigerlog