Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra N

NAFTA: Veja North America Free Trade Agreement. Acordo americano de livre comércio. É a denominação dada ao acordo firmado pelos Estados Unidos, Canadá e México.

NÃO ADOTANTES: Grupo de potenciais consumidores que prefere manter as tradições e é refratário às novas idéias- às vezes é chamado de grupo de retardatários. Veja Curva de adoção. Mostra quando grupos diferentes aceitam idéias.

NÃO-CONFORMIDADE - Não atendimento de um requisito especificado. Nota: 1 - A definição abrange afastamento ou ausência de uma ou mais características da qualidade, incluindo características de dependabilidade ou elemento do sistema da qualidade, em relação a requisitos especificados.

NASDAQ. Iniciais de National Association for Security Dealers Active Quotations, que é um sistema de informações computadorizadas que abastece corretores em todos os Estados Unidos com as cotações de preços transformados em índice de um grande número de ações.

NATIONAL INCOME: Renda Nacional.

NBR - ISO-9000 - Série de normas brasileiras (ABNT) equivalentes a série ISO 9000. Dentre elas destacam- se: a) NBR - ISO 9000-1 – Normas de gestão da qualidade e garantia da qualidade. Parte 1 – Diretrizes para seleção de uso. b) NBR - ISO 9001 – Sistema de qualidade – modelo para garantia de qualidade em projeto, desenvolvimento, produção, instalação e serviços associados. c) NBR - ISO 9002 – Sistema da qualidade – modelo para a garantia da qualidade em produção, instalações e serviços associados. d) NBR - ISO 9003 – Sistema da qualidade – modelo para garantia da qualidade em inspeção e ensaios finais. e) NBR - ISO 9004 – Gestão da qualidade e elementos do sistema de qualidade. Parte 1 – Diretrizes. f) NBR - ISO 9004-2 – Gestão da qualidade e elementos do sistema de qualidade.

NEBRASKA FURNITURE MARKET: Comércio de móveis e artigos domésticos fundado pela família Blumkin e adquirido pela Berkshire Hathaway em 1983.

NECESSIDADE DE REALIZAÇÃO: De acordo com McClelland, é uma motivação social para se superar, que parece caracterizar os entrepreneurs de sucesso, especialmente quando reforçada por fatores culturais.

NECESSIDADE: Qualidade ou caráter de necessário, aquilo que é necessariamente exigência, aquilo que é inevitável, fatal.

NECESSIDADES DOS CLIENTES - Expectativas e desejos dos clientes em relação a um produto ou serviço.

NEED: Necessidade do consumidor. Veja Necessidade. Qualidade ou caráter de necessário, aquilo que é necessariamente exigência, aquilo que é inevitável, fatal.

NEGOCIAÇÃO: Acordo entre agências, clientes e veículos, em que se estabelecem preços de compra e venda de tempo e espaço publicitários, que não constam das tabelas impressas, mas que as tomam como referências.

Negócio - Atividade comercial, sustentada por um processo produtivo de bens ou serviços, destinada ao atendimento dos desejos e expectativas formadores da relação entre fornecedores e clientes.

NEM BUSINESS: 1. Novos negócios. Com a finalidade de atrair novos clientes, algumas agências mantêm áreas com esse título. 2. Ato de o publicitário levar o cliente para jantar num bom restaurante.

NEOLIBERALISMO. Doutrina político-econômica que representa uma tentativa de adaptar os princípios do liberalismo econômico às condições do capitalismo moderno. Estruturou-se no final da década de 30 por meio das obras do norte-americano Walter Lippmann, dos franceses Maurice Allais, Jacques Rueff e L.Baudin e dos alemães Walter Eucken, W. Röpke, A. Rüstow. Como a escola liberal clássica, os neoliberais acreditam que a vida econômica é regida por uma ordem natural formada a partir das livres decisões individuais e cuja mola mestra é o mecanismo dos preços. Defendem o disciplinamento da economia.

NET: 1. Abreviação de network. Significa rede ou cadeia. 2. Valor líquido expresso em percentagem, sem a influência das multiplicidades causadas por respostas múltiplas.

Network - Grupo de computadores e periféricos associados e conectados por um canal de comunicações capaz de compartilhar arquivos e outros recursos entre vários usuários.

NETWORK: Programação gerada pela rede principal e distribuída geralmente por satélite para as emissoras afiliadas.

NEURAL NETWORKS: Veja Redes neurais. Ferramenta de apoio ao marketing que permite simular situações, como vendas futuras, após ser analisado o resultado de um período anterior.

NICHO - Um segmento pequeno que demanda uma oferta específica de produto ou serviço.

NICHOS DE MERCADO: Grupo definido de indivíduos, menor que o segmento de mercado, cujos participantes podem estar à procura de uma especial combinação de benefícios.

NIELSEN: Importante empresa de pesquisa de mercado que realiza também auditoria e medida de ratings em televisão.

NÍVEIS HIERÁRQUICOS - Traduzem o posicionamento dos órgãos em sua estrutura organizacional. Cada órgão tem uma posição hierárquica própria, em relação ao conjunto da estrutura em que se integra. O nível hierárquico determina, pois, o posicionamento e o papel que o órgão representa para o exercício da competência de um ministério, por exemplo. Também em uma entidade autárquica ou fundacional refletem o modelo de divisão de trabalho adotado, cujos fatores condicionantes são: volume, complexidade e natureza das atividades a serem executadas.

NÍVEL DE CONFIANÇA- Veja grau de confiança.

NÍVEL DE PREÇO: Valor do dinheiro comparativamente num específico período de tempo.

NÍVEL DE SERVIÇO - São indicadores de qualidade dos serviços prestados que demonstram a capacidade de uma empresa em atender as especificações impostas pelos clientes e concorrentes nos segmentos de mercado onde atua.

NÍVEL DE SIGNIFICÂNCIA- Probabilidade de cometer um erro tipo I ao fazer um teste de hipótese.

NO ADVERTINSING: tudo o que não é propaganda é chamado de no advertising, no media ou "bellow the line".

NOME DA MARCA: A parte que pode ser verbalizada, a parte pronunciável, tal como Avon, Chevrolet, Disneyland, American Express, UCLA.

NOME FANTASIA: Nome especialmente criado para divulgar produto ou serviço.

Nominal- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que consistem somente em nomes, rótulos ou categorias.

Normas - É um conjunto de regras ou instruções para fixar os procedimentos, a organização, os métodos e técnicas que serão utilizados no desenvolvimento de atividades.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas