Dicionário de Marketing - Verbetes com a letra O

OBJEÇÃO: 1. Ato ou efeito de objetar, réplica, contestação.2. Oposição, obstáculo.

OBJETIVO - Meta em direção à qual uma companhia ampliará sua devoção e seus esforços. O termo objetivo que tende a ser específico, com valores- alvos definidos, é muito parecido com o termo meta e, de certa forma, com o termo missão. Os objetivos podem ser subdivididos em objetivos específicos relativos às diversas áreas ou funções de uma organização.

OBJETIVO DE MAXIMIZAÇÃO DE LUCRO: Orientação de mercado de uma empresa que está interessada na busca da obtenção do maior lucro possível.

OBJETIVO: 1. Relativo ao objeto, prático, positivo. 2. Alvo ou desígnio que se pretende atingir, objeto de uma ação, idéia ou sentimento.

OBJETIVOS: 1. Definições do a empresa deve realizar nas principais áreas, num período específico de tempo. 2. São regras de decisão que habilitam a administração a orientar e medir o desempenho da empresa no sentido da consecução e seus propósitos.

OBSERVAÇÃO DA AUDITORIA DA QUALIDADE - Constatação de fato, feita durante uma auditoria de qualidade consubstanciada por evidência objetiva.

OBSTÁCULOS- Barreiras internas à adoção do sistema 1:1. Tais obstáculos geralmente recaem em categorias previsíveis: cultura, estrutura ou organização, sistemas de medição/avaliação e de remuneração, canais de distribuição, e custos e tecnologia. Em alguns casos, restrições reguladoras e legais constituem também obstáculos.

OFERTA ELÁSTICA: A quantidade de produtos ou serviços colocados à disposição do mercado que cresce se o preço aumentar.

OFERTA EXPLÍCITA- O volume cada vez maior de mensagens enviadas dificulta cada vez mais atingir determinado cliente atual ou em potencial. Ao usar a mídia 1:1 (endereçável e interativa), a empresa pode oferecer "bons negócios" individuais para garantir para si o tempo, a atenção e o feedback do cliente.

OFERTA IMPLÍCITA- Anunciantes de mídia de massa contam com leitores e telespectadores que consomem material televisivo e editorial para absorver a mensagem de propaganda que patrocina o programa ou a publicação. Todavia, como a mídia de massa não é interativa, é impossível se qualquer cliente específico efetivamente recebe a mensagem.

OFERTA INELÁSTICA: A quantidade ofertada, quer de serviços ou produtos, não aumenta muito se o preço aumentar.

OFERTAS DE FULFILLMENT: Complementação da venda efetuada com a apresentação de um produto complementar, fundamenta-se na premissa: o melhor momento para vender a alguém é logo depois que comprou.

OGIVA- Representação gráfica de uma tabela de freq6uências acumuladas.

OLIGOPÓLIO: Condição de mercado caracterizada por relativamente poucos vendedores.

OLIGOPOLY: Veja oligopólio. Condição de mercado caracterizada por relativamente poucos vendedores.

OMAHA,NEBRASKA: Cidade onde Buffett nasceu e sede da Berkshire Hathaway.

Ombudsman – Palavra de origem sueca que significa “o homem que representa os interesses” ouvidor, profissional que tem como missão intermediar a comunicação entre o público e a empresa.

OMC. São as iniciais de Organização Mundial do Comércio, organismo que substitui o Gatt (General Agreement on Trade and Tariffs, Acordo Geral sobre Comércio e tarifas), que esgotou suas atividades de acordo provisório na reunião de Marrakesh (Marrocos), onde 97 países assinaram um acordo para a sua constituição a partir de 1995. À diferença do Gatt, a OMC terá caráter permanente, tendo entrado em funcionamento em 1999. A OMC é o foro onde são tratados e decididos assuntos relacionados ao comércio de mercadorias e serviços entre os países que compõem este organismo.

OMNIBUS: Pesquisa conjunta realizada para um grupo de diferentes clientes, que permite a cada um a inclusão de determinado número de questões e divide, de forma partilhada, o custo total. Alguns institutos de pesquisa oferecem tais pesquisas em intervalos regulares.

ON PACK: 1. Denominação de conjunto promocional, do tipo leve três e pague dois ou a agregação de um brinde ao pacote original do produto, confeccionado com filme termo encolhível. 2. Mensagens promocionais ou de respostas diretas impressas na embalagem.

ONE WAY: Embalagem sem retorno ao fabricante.

OPÇÃO DE AÇÕES (STOCK OPTION): Direito concedido a um funcionário de, em uma data futura, comprar ações de sua empresa a um preço predeterminado(geralmente o praticado no mercado na data de emissão).

OPÇÃO DE COMPRA: Preferência que o comprador de mídia tem por um espaço no veículo seja ele impresso ou eletrônico.

OPEN-MARKET: Mercado aberto. Operações através das quais se procura manter o controle dos meios de pagamento do sistema econômico.

OPORTUNIDADE DE BREAKTHROUGH: Oportunidade que ajuda os inovadores a desenvolverem estratégias de marketing consistentes e muito rentáveis a curto prazo.

OPORTUNIDADE DE MARKETING: Área de necessidade em que a empresa pode atuar rentavelmente.

OPORTUNIDADE: 1. Variável externa à empresa, que pode levá-la a aumentar a satisfação de seus clientes, as vendas e os lucros. 2. Unidade de negócios de pequena participação em mercados com alta taxa de crescimento. É necessário muito dinheiro para manter essa participação nos mercados e tornar um produto "estrela".

OPORTUNITY: Veja oportunidade. 1. Variável externa á empresa, que pode levá-la a aumentar a satisfação de seus clientes, permitindo-lhe aumentar o número de clientes, as vendas e os lucros. 2. Unidade de negócios de pequena participação em mercados com alta taxa de crescimento. É necessário muito dinheiro para manter essa participação nos mercados e tornar um produto "estrela".

 

OPT-IN: Lista de clientes que deram permissão para que a empresa envie comunicados, malas diretas ou emails.

 

OPT-OUT: Recurso que a empresa oferece à pessoa que está recebendo seus comunicados, malas diretas ou emails, permitindo o descadastramento da lista.

ORÇAMENTO DE MARKETING: Parte do plano de marketing que mostra receitas, custos e lucros projetados.

ORÇAMENTO: 1. Cálculo da receita e da despesa. 2. Estimativa das entradas e despesas correspondentes a determinado período de tempo. 3. Cálculo do custo futuro. 4. Instrumento de programação das atividades da empresa e de controles dos resultados, afim de avaliar eventuais desvios do programa.

Ordinal- Nível de mensuração de dados; caracteriza dados que podem ser dispostos em ordem, mas as diferenças entre valores de dados ou não podem ser determinadas ou não têm significado.

ORGANIZAÇÃO - Companhia, corporação, firma, organização ou instituição, ou parte destas, pública ou privada, sociedade anônima, limitada ou com outra forma estatutária que tem funções e estrutura administrativa próprias.

ORGANIZAÇÃO DE MARKETING: Implementação de idéias do conceito de marketing.

ORGANIZAÇÃO DE PRODUÇÃO: Fabricar quaisquer produtos fáceis de produzir e depois tentar vendê-los.

ORGANIZAÇÃO DE VENDAS: Estrutura que uma empresa prepara para fazer frente à comercialização de seus produtos ou serviços.

ORGANIZAÇÃO GEOGRÁFICA: Estrutura organizacional na qual a força de vendas nacional da empresa (e talvez outras funções) se especializam por áreas geográficas.

ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE - Do inglês learning organization. Abordagem organizacional consagrada no livro A 5.ª Disciplina de P. Senge. Baseiase em cinco disciplinas de aprendizado: 1) Maestria pessoal: aprender a expandir a capacidade pessoal para criar os resultados que mais desejamos e criar um ambiente organizacional que estimule os seus membros a se desenvolverem na direção das metas e fins escolhidos. 2) Modelos mentais: reflexionar, esclarecer continuamente e melhorar nossos quadros internos do mundo, e determinar como eles moldam nossas ações e decisões. 3) Visão compartilhada: construir um senso de compromisso em grupo, desenvolvendo imagens compartilhadas do futuro que buscamos criar, e os princípios e práticas orientadoras pelos quais esperamos chegar lá. 4) Aprendizado em equipe: transformar as habilidades conversacionais e coletivas de raciocínio, de modo que grupos de pessoas possam, confiavelmente, desenvolver inteligência e capacidade maiores do que a soma dos talentos individuais. 5) Pensamento sistêmico: um modo de apreciar, e uma linguagem para descrever e entender as forças e inter-relações que moldam o comportamento de sistemas. Essa disciplina ajuda-nos a entender como mudar sistemas de modo mais eficaz e agir em melhor sintonia com os processos maiores do mundo natural e econômico.

ORGANIZAÇÃO SOCIAL - Entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que tenha autorização específica do Poder Legislativo para celebrar contrato de gestão com o Poder Executivo e assim ter direito à dotação orçamentária, destinadas a executar serviços competitivos ou não-exclusivos.

ORGANOGRAMA: Gráfico que ilustra de modo sintético as funções, as tarefas e os cargos existentes em determinada estrutura empresarial, em termos de organização do trabalho.

ÓRGÃO - É uma unidade de serviço assim identificada por possuir propriedades comuns a todos os seus elementos, podendo fracionar-se em subunidades, que são suas partes componentes.

OTIMIZAÇÃO: 1. Modelo matemático de seleção de veículos que visa maximizar cobertura, otimizar distribuição de freqüência e rentabilizar custos, a partir de pesquisas de audiência. 2. Processo pelo qual se determina o valor ótimo de uma grandeza. 3. Ato ou efeito de otimizar.

OUTBOUND: Ligações efetuadas de dentro para fora. Normalmente, denominado de telemarketing ativo; o correto seria telemarketing emissor.

OUTDOOR: Do inglês outdoor advertising ou seja, propaganda feita fora. Significa cartaz de rua, especialmente o cartaz impresso que é, depois, colocado em painéis.

OUTLET: 1. Ponto -de- venda. 2. Passagem. Veja Discount store e Loja de descontos. Instituição varejista que vende mercadorias-padrão por preços menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de pontas de estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop. Outliers (valores extremos)- valores extremamente raros, no sentido de que estão muito afastados da maioria dos dados.

OUTPUT: 1. Em informática, significa a informação produzida pela operação de processamento de dados. Produto de um sistema, também conhecido como "saída". 2. Em economia, insumo, fator de produção.

OVER PRICE: Sobrepreço que o intermediário coloca em um produto, a seu favor.

OVERHEAD: 1. Diferença apresentada entre o preço de um bem e seu custo efetivo. 2. Despesas gerais.

OVERLAPPING: Superposição. Dá-se quando um leitor, ouvinte ou telespectador não se restringe apenas à leitura de uma publicação, ou a assistir a um canal de rádio ou televisão.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas