Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra D

DEADLINE - Último dia para qualquer serviço em qualquer fase de execução.
DEMONSTRADOR - Profissional designado para demonstrar os atributos de produtos ao consumidor.
DIAL - Mostrador do rádio, com os números. Os números do canal de TV.
DISPLAY - Qualquer elemento destinado a promover, apresentar, expor, demonstrar e ajudar a vender qualquer produto ou serviço, podendo ser colocado diretamente no solo, vitrine, balcão e gôndola.

DEGRADÉ - Atenuação da cor, que vai esmaecendo em tonalidades cada vez mais claras, do mais escuro para o mais claro.
DENSITÔMETRO - Aparelho com célula fotoelétrica que mede a densidade da tonalidade das cores, utilizando no controle de fotolito e provas.
DEPARTAMENTO DE ARTE - Área em uma agência de propaganda ou promoção destinada a profissionais responsável pela confecção de peças impressas.
DEPARTAMENTO DE CRIAÇÃO - Área em uma agência de propaganda ou promoção destinada a profissionais responsáveis por toda a criação de qualquer peça de comunicação para as mídias impressa ou eletrônica. Deve integrar-se harmoniosamente com as outras áreas ou departamentos da empresa em busca de um objetivo mercadológico previamente traçado.
DEPARTAMENTO DE MÍDIA - Área que analisa e planeja a compra de espaços nos veículos de comunicação para divulgação das mensagens publicitárias ou promocionais.
DEPARTAMENTO DE PESQUISA - Área responsável pela formulação e compra de estudos que irão orientar cliente e agência na elaboração de estratégias mercadológicas.
DEPARTAMENTO DE PRODUÇÃO - Área responsável por produzir fisicamente as peças promocionais e publicitárias utilizando-se de fornecedores.
DEPARTAMENTO DE PROPAGANDA E PROMOÇÃO - Setor encarregado, dentro de uma empresa, de coordenar todas as atividades ligadas à propaganda e promoção de vendas, sendo também o elo principal entre clientes e agência. Em algumas empresas, devido ao porte e características, estes departamentos atuam separadamente.
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES PÚBLICAS - Setor especializado nas tarefas de Relações Públicas. Os serviços de Relações Públicas tanto podem ser executados por um setor dentro da empresa ou instituição, como podem também ser efetuados por terceiros, isto é, empresas especialmente constituídas para prestar este tipo de serviço.
DEPARTAMENTO DE TRÁFEGO - Setor responsável pelo controle e andamento de todos os serviços que envolvem as áreas de criação e produção.
DESCONTO - Instrumento que exerce atração inesgotável tanto sobre consumidores, como homens de negócios, sendo principalmente eficaz quando o valor do produto ou serviço foi bem definido. Há três tipos: desconto por pagamento a vista, por pedido na data de lançamento e por volume de compra; Uma redução direta no preço de compra, durante um período fixo de tempo
DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA - Redução no preço quando a fatura á paga a vista. Esse desconto é passado, pela agência, ao anunciante.
DESCONTO PROGRESSIVO - Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas veiculações.
DESENHO A TRAÇO - Arte em preto-e-branco feita com pena ou pincel.- DESIGN - Produto de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.
DESIGN DE PRODUTO - Processo de projetar o estilo e função do produto, criando um produto que seja atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para o uso e manutenção, simples e econômico para produzir e distribuir.
DESIGNER - Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo. Desenhista industrial, desenhista de produto, programador.
DETERMINADO - Espaço publicitário determinado.
DIA DA PROPAGANDA - O dia 4 de dezembro é comemorado mundialmente.
DIAS FORA DO MÊS - Indica o dia de pagamento de um título contando a partir do primeiro dia do mês que se segue após a entrega do bem.
DINÂMICA DE GRUPO - Técnica de interação entre participantes de um grupo de trabalho, que pode levar a mudança de atitude, conduta e relações resultantes dessa interação.
DIREITOS - Reivindicações que habilitam uma pessoa a realizar uma determinada ação.
DIRETOR - Em produção, denominação do profissional encarregado da direção geral de um comercial.
DIRETOR ASSISTENTE - Pessoa que auxilia o diretor geral comunicando-lhe as "deixas" que devem ser observadas, os sinais de movimentos feitos no texto etc.
DIRETOR DE ARTE - Chamado em certos casos, layout man, compõe, com o redator, a dupla de criação. Produz os rafes e os layouts das diferentes peças; orienta o trabalho de produção e assegura a boa qualidade visual do produto. Profissional normalmente integrante de uma "dupla de criação; e que é o responsável por toda parte gráfica e de comunicação visual de uma peça, dividindo com o redator a criação desta peça.
DIRETOR DE CONTA - Pessoa responsável por uma ou várias contas de propaganda de uma agência.
DIRETOR DE CRIAÇÃO - Pode ser um redator ou outro especialista, cabe-lhe o comando geral do departamento de criação. Quando não há um diretor de planejamento, é quem organiza o plano geral da campanha. A extensão de suas funções depende do organograma e da orientação interna de cada agência. O diretor de criação pode, inclusive, ser o diretor de operações ou gerente da agência.
DIVERSIFICAÇÃO - Estratégia de crescimento da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios diferentes dos atuais.
DONWLOAD - Ato de trazer algo que está em algum site na Internet para dentro do próprio computador. Em termos de marketing, catálogos e manuais serão disponibilizados na Internet, com a vantagem de poder ser ampliados e atualizados (fotos, vídeos, depoimentos e outras mídias) conforme a necessidade. No entanto, para arquivos maiores, que requerem mais memória (por exemplo, vídeo, música etc), é necessário, ainda hoje, fazer um donwload para poder "abrir" essas mídias no próprio computador e visualiza-las.
DUPLA CENTRAL - Anúncio de página dupla em jornal ou revista e que coincida com o meio do caderno.
DUPLA DE CRIAÇÃO - Tradicionalmente conhecida como a que reúne um redator e um diretor de arte os quais se incumbem do processo de criação de peças de peças promocionais ou de propaganda.
DUPLA FALSA - Anúncio de página dupla que o mesmo não estando na parte central do jornal ou revista mantém sua característica de inteireza gráfica, não havendo separação da mensagem entre as páginas.
DUPLEX - Papel composto por duas camadas de pasta unidas sem uso de cola durante seu processo de fabricação e que tem como característica principal as faces de cores ou de texturas diferentes.
DURATRANS KODAK R - Filme de poliéster translúcido produzido por processo fotográfico, utilizado para impressão de mensagem e/ou imagem em black lights.DEADLINE - O mesmo que fechamento. Último prazo para entrega de um material ou serviço.
DEALER - Revendedor.
DECUPAR - Marcar cenas em um roteiro de filmagem para TV ou Cinema.
DEFLAGRAR - Iniciar uma açao promocional ou publicitária.
DEGOLAR - Cortar textos ou imagens impressas de maneira errada, cortando partes importantes para a compreensao da mensagem.
DEMONSTRAÇAO - Colocaçao de um produto ou serviço em contato direto como consumidor a fim de que o mesmo seja testado.
DERRUBAR - Abaixar os preços deslealmente.
DESGASTE - Diminuiçao do efeito que determina mensagem pretendia ter, em virtude do excesso de exposiçao.
DESK RESEARCH - Pesquisa efetuada no próprio local de trabalho, utilizando dados paralelos, pré-existentes, também chamados de pesquisa secundária.
DESVIO PADRAO - Dispersao de dados medidos tendo como base a sua média aritmética.
DEVELOPMENT - Desenvolvimento.
DIAGRAMA - Representaçao gráfica de um fenômeno. Tipo de cenário miniaturizado.
DIAGRAMAÇAO - ou Layout - Colocaçao estudada de textos e ilustraçoes em determinado espaço de uma folha.
DIRECT MAIL - Mala Direta. Forma de comunicaçao onde a mensagem é dirigida para um público definido.
DIRECT SELLING - Venda direta, sem intermediário.
DIRETRIZES ESTRATÉGICAS - Conjuntos de indicaçoes, de caráter amplo, que direcionam o comportamento da organizaçao como um todo e orientam o processo de tomada de decisoes, visando ao alcance dos objetivos estratégicos.
DISCOUNT-HOUSE - Loja de descontos. Tem como objetivo facilitar o escoamento de pontas de estoque.
DISCUSSAO EM GRUPO - ou Focus Group - Forma de pesquisa qualitativa visando obter informaçoes de um grupo específico sobre produtos, serviços e campanhas publicitárias.
DISPLAY - Peça utilizada para exposiçao de produtos e para atrair a atençao do público-alvo. Podem ter a forma de gôndolas, prateleiras móveis, cartazes etc. O display pode simplesmente mostrar graficamente um produto como também conter o próprio produto em seu interior, induzindo o consumidor a pegá-lo.
DISTRIBUIÇAO DE FREQUENCIA - Número de vezes em que determinados segmentos de públicos sao expostos a uma determinada mensagem publicitária em funçao de sua maior ou menor exposiçao a mídia. Exemplo: se temos um público de l milhao de pessoas e 40% (400 mil) viram determinado anúncio, encontraremos a distribuiçao de freqüencia quando segmentarmos esse público de 400 mil pessoas entre vários grupos: os que viram o anúncio apenas uma vez, aqueles que viram duas, tres etc.
DISTRIBUIÇAO DIRETA - Utilizaçao dos sistemas de mala direta, reembolso postal ou door to door para levar o produto ou serviço diretamente ao consumidor.
DISTRIBUIÇAO NUMÉRICA - Relaçao entre o número de lojas onde a marca está presente X o número de lojas do Universo em que atua.
DISTRIBUIÇAO PONDERADA - Volumes de vendas em espécie (dinheiro) das lojas onde a marca está presente X o número de vendas negociado pela categoria de produtos.
DIVERSIFICAÇAO HORIZONTAL - Quando os novos produtos sao introduzidos numa linha já existente.
DIVERSIFICAÇAO VERTICAL - Quando a empresa inclui dentre suas operaçoes normais atividades que antes eram executadas por terceiros, como produçao de matéria-prima ou distribuiçao junto ao público final, por exemplo.
DOMINÂNCIA - Excesso de exposiçao de um determinado serviço ou produto por meio da utilizaçao maciça dos meios de comunicaçao e com o objetivo de dificultar a penetraçao da concorrencia.
DOOR TO DOOR - Vendas porta a porta.
DRAWBACK - Devoluçao ou isençao de impostos quando da importaçao de matérias-primas que servirao exclusivamente para serem transformadas em produtos visando a exportaçao.
DRY TEST - Teste feito com uma pequena quantidade de produto o qual foi produzido especificamente para pesquisar sua demanda junto ao público-alvo.
DUMPING - Forma exploratória de incentivar artificialmente a exportaçao de determinado produto isentando-o de impostos ou taxas que deveriam ser cobrados e ao mesmo tempo punindo o consumidor interno através do aumento excessivo destes impostos a fim de compensar o baixo preço para o mercado externo.DADO: Aquilo que se torna como base para um cálculo quantitativo ou qualitativo.
DADOS BIVARIADOS- Dados dispostos em pares.
DADOS CATEGÓRICOS- Dados que podem ser separados em diferentes categorias que se distinguem por alguma característica não- numérica.
DADOS CONTÍNUOS- Dados que resultam de um número infinito de valores contínuos que podem ser associados a pontos de uma escala contínua, sem lacunas ou interrupções.
DADOS DE ATRIBUTOS- Dados que podem ser separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma característica não - numérica.
DADOS DE CLASSIFICAÇÃO: Conjunto de itens predeterminados ( bens, escolaridade, renda etc) cuja posse ( ou não) indica a que classe sócio- econômica pertence o entrevistado. Para cada item possuído, há a atribuição de um determinado número de pontos que indicam a classe social do entrevistado.
DADOS DE PROCESSOS- Dados dispostos segundo uma seqüência temporal que medem uma características de bens ou serviços resultante de uma combinação de equipamento, pessoas, materiais, métodos e condições.
DADOS DISCRETOS- Dados que resultam de um número finito ou de uma quantidade enumerável de valores possíveis.

DADOS NUMÉRICOS- Dados numéricos que representam contagens ou mensurações.

DADOS- Números ou informações que descrevem alguma característica.

DADOS PRIMÁRIOS: Informação coletada para propósitos específicos e que não está disponível num primeiro momento; Informação original colhida para um estudo específico de pesquisa de mercado.

DADOS QUALITATIVOS- Dados que podem ser separados em categorias diferentes que se distinguem por alguma característica não - numérica

DADOS QUANTITATIVOS- Dados numéricos que representam contagens ou medidas.

DADOS SECUNDÁRIOS: Informação que já foi colhida para outras finalidades e já se acha publicada, podendo ser utilizada como dado para tomada de decisão.

DADOS TEMPORAIS - Dados em que o fator tempo é preponderante para análise de sua dinâmica.

DAIRY QUEEN: Cadeia de sorveterias comprada pela Berkshire Hathaway em 1997.

DATA BASE MARKETING: Marketing desenvolvido a partir do Banco de Dados de clientes. Aprofunda a captação e utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das informações.

DATA BASE: Conjunto de arquivos com dados demográficos e psicográficos / estilo se vida dos consumidores.

DATA WAREHOUSE: Armazenamento de dados. Banco de dados centralizador de todas as informações importantes sobre clientes.

DATA: Dados.

DATABASE MARKETING: Marketing desenvolvido a partir do banco de dados de clientes. Aprofunda a captação e a utilização das informações efetuando múltiplos cruzamentos das informações.

DATA-BASE: Data original do início da vigência do acordo coletivo de trabalho, convenção coletiva de trabalho, acordo judicial ou sentença normativa do tribunal do trabalho.

de um médico, de um contabilista, entre outros.

DEADLINE: Último prazo para entrega de um material ou serviço.

DEALER: 1.Revendedor.2. Distribuidor, negociante. No mercado de capitais dos EUA, "é o comerciante que mantém estoques de determinados títulos e geralmente se especializa em comprar e vender certas classes de títulos, dando cotações firmes e permanentes de compra e venda".

Decil- Cada um dos nove valores que dividem dados ordenados em dez grupos com aproximadamente 10% dos valores em cada grupo.

DECISÃO DE COMPRA: Estágio no qual o consumidor compra o produto.

DECISOR: A pessoa que toma a decisão final ou de qualquer parte da mesma- seja o que, como ou onde comprar.

DECLÍNIO DE VENDAS: Estágio do ciclo de venda de produto em que novos produtos substituem o antigo.

DECODIFICAÇÃO: Processo no qual as mensagens são interpretadas pelo receptor.

DEFEITO - Não-atendimento de um requisito ou de uma expectativa razoável do cliente.

DEFESA DO CONSUMIDOR: Movimento de cidadãos e do governo para fortalecer os direitos e poder dos compradores.

DÉFICIT. Em linguagem corrente, é um excesso de despesas em relação às receitas. Em linguagem contábil, é um excesso de passivo em relação ao ativo, isto é, as despesas e pagamentos são maiores que o faturamento e o total de crédito.

DEL CREDERE: Do direito comercial. Determina que alguém, interessado mediante comissão assuma a responsabilidade de garantir a solvência de terceiro com quem vier a contratar no interesse e por conta de comitente ( aquele que paga a comissão). A comissão atribuída pelo veículo à agência tem a natureza de del credere, conforme estabelece o item 12 do código de ética dos profissionais de propaganda. Veja Apêndice. Decreto Federal.

DELEGAÇÃO DE PODERES (EMPOWERMENT): Divisão de tarefas em equipe, distribuindo responsabilidades a todos, supervisionando resultados.

DEMANDA - Número de compras possíveis para um determinado produto ou serviço, num determinado mercado e em um determinado espaço de tempo.

DEMANDA DE MERCADO - Volume total de um produto que seria comprado por um grupo definido de consumidores, em determinada área geográfica, em um período de tempo definido, em um ambiente de mercado definido.

DEMANDA DERIVADA: Demanda organizacional que deriva, em última instância, de demanda total por um produto que é pouco afetado por mudanças de preços, especialmente a curto prazo.

DEMANDA ELÁSTICA: Condição em que uma mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual maior na quantidade comparada.

DEMANDA INELALÁSTICA: Condição em que uma mudança percentual em preço ocasiona uma mudança percentual menor na quantidade comparada.

DEMANDA PRIMÁRIA: Nível de demanda total para todas as marcas de dado produto ou serviço. Por exemplo: a demanda total por motocicletas.

DEMANDA SELETIVA: Demanda por uma certa marca de um produto ou serviço: Por exemplo: a demanda por motocicletas Honda.

DEMANDA TOTAL DE MERCADO: Volume total de um produto ou serviço que pode ser adquirido por um grupo definido de consumidores em uma área geográfica definida, durante um tempo definido, em um ambiente de mercado definido, sob dado nível de esforço de marketing.

DEMANDA: 1. Ação de demandar, ação judicial, processos, litígio, contestação, discussão, disputa, combate, peleja, pugna.. 2. Recall de anúncios em revistas.

DEMING, W. E. - Nasceu em Iowa, formou-se em engenharia eletrônica na Universidade de Wyoming e doutorou-se em matemática aplicada à física em Yale.Professor e consultor de renome internacional na área da qualidade, levou a indústria japonesa a adotar novos princípios de administração.Como reconhecimento por sua contribuição à economia japonesa, a JUSE instituiu o prêmio Deming. Publicou mais de200 trabalhos, dentre os quais: Quality, Productivity and Competitive Position e Out of Crisis (Qualidade – a Revolução na Administração).Nesse último livro o Dr.Deming apresenta o “SaberProfundo” e os “QuatorzePrincípios” contendo os pontos básicos de sua filosofia.O ciclo PDCA é também conhecido como ciclo de Deming. O professor Deming faleceu em dezembro de 1993.

DEMOGRAFIA - As características mensuráveis de um mercado ou de uma população em termos de número de pessoas, densidade territorial, sexo, idade, raça, estado civil, formação, ocupação, etc. Características estatísticas de grupos populacionais

DEMOGRAFIC SEGMENTATION: Veja Segmentação demográfica. Esforço em dividir o mercado em grupos com bases variáveis demográficas, tais como idade, sexo, tamanho da família, ciclo de vida da família, renda, ocupação, escolaridade, religião, raça e nacionalidade.

DEPRESSÃO: Quando a quantidade de bens produzida e consumida per capita e o número de trabalhadores são inferiores à média normal, existindo, paralelamente, excesso de recursos econômicos não utilizados.

DESÁGIO: Desconto dado em um título de crédito quando o pagamento é feito à vista. Depreciação da moeda.

DESCONTO DE BAIXA ESTAÇÃO: Redução de preço para clientes que compram mercadorias ou serviços fora da estação.

DESCONTO DE CAIXA: Redução de preços para os clientes que pagam suas contas com mais rapidez.

DESCONTO DE COMPRA: Redução concedida na aquisição de um produto ou serviço.

DESCONTO DE FREQUÊNCIA: Desconto concedido pelos veículos aos anunciantes em função do nível de freqüência de suas veiculações.

DESCONTO PARA PAGAMENTO A VISTA: Redução no preço quando a fatura é paga a vista. Esse desconto é passado, pela agência, ao anunciante.

DESCONTO PROGRESSIVO: Valor crescente de desconto concedido pelos veículos aos anunciantes que cumprem determinadas condições de volume, freqüência e posição em suas veiculações.

DESCONTO PROMOCIONAL: Desconto oferecido a intermediários como compensação por atividades promocionais.

DESCONTO PSICOLÓGICO: Processo de oferecer um produto ou serviço a um preço baixo ilusório pela comparação do preço atual com um preço anterior que realmente nunca existiu (por exemplo: preço atual R$ 80,00, anterior R$ 100,00- o preço real do produto é R$ 80,00, mas para o cliente a comparação é feita com R$ 100,00).

DESCONTO SAZONAL: Desconto oferecido para os consumidores de um produto ou serviços durante um período de tempo em que a demanda do produto ou serviço é baixa.

DESCONTO SOBRE VOLUME: Redução de preço para clientes que compram um produto em grande volume.

DESEJO - Forma em que uma necessidade humana assume quando moldada pela cultura e pelas características de um indivíduo. Diferentemente da necessidade, que indica a privação de uma satisfação básica, o desejo é uma atitude ou emoção moldada ou culturalmente ou por traço de personalidade ou por estilo de vida.

DESEMPENHO 1 - Capacidade de um indivíduo, grupo ou organização para executar os processos que aumentam a probabilidade de obter os resultados desejados.

DESEMPENHO 2 - Conjunto de resultados, definidos numericamente,obtido pela execução de processos, que permite a avaliação comparativa com as metas estabelecidas por meio do exame dos métodos, padrões e requisitos adotados para o alcance desses resultados. Os cinco tipos de desempenho mais relevantes a serem verificados são:1) desempenho relativo à satisfação dos clientes;2) desempenho financeiro;3) desempenho relativo às pessoas;4) desempenho relativo aos fornecedores e parceiros;5) desempenho relativo ao produto e aos processos.

DESEMPENHO GLOBAL - Refere-se à síntese dos resultados relevantes para a organização como um todo, levando-se em consideração todas as partes interessadas. É o desempenho planejado pela estratégia da organização.

DESEMPENHO SUSTENTÁVEL - Modelo de gestão que parte da Gestão pela Qualidade Total (GQT) expandindo as análises para incluir as variáveis ambientais presentes no funcionamento das organizações. Seus principais princípios são: 1) análise integrada, exigindo que a organização seja entendida e administrada como um sistema;2) considera a interdependência ecológica e exige que todos os processos, produtos e serviços da organização sejam revistos ou substituídos de modo a assegurar sua compatibilidade com os ecossistemas naturais;3) é orientado para resultados e exige o claro compromisso dos líderes com resultados mensuráveis;4) exige que as organizações reconheçam que há custos associados com os recursos e ecossistemas do planeta, que precisam ser incluídos nos processos contáveis, impondo limites à dimensão e natureza das atividades;5) processo aberto e comunicativo com relação a todos os aspectos da organização para todas as partes interessadas.

DESIGN DE PRODUTO: Processo de projetar o estilo e função do produto, criando um produto que seja atrativo, fácil, seguro e de baixo custo para uso e manutenção, simples e econômico para produzir e distribuir.

DESIGN: Ferramenta de comunicação de marketing que trabalha com formas, traços e cores.

DESIGNER: Indivíduo que planeja ou concebe um projeto ou modelo. Desenhista industrial, desenhista de produto, programador visual.

DESK RESEARCH: Coleta de todas as informações disponíveis sobre determinado assunto, usando como fonte os dados internos (da própria empresa) e dados externos (publicações oficiais, dados de associações, sindicato etc.).

DESVIO ABSOLUTO- Medida de dispersão igual à soma dos desvios de cada valor em relação à média, dividida pelo número de valores.

DESVIO DE VALOR- O grau em que uma base de clientes é passível de diferenciação por valor. Um desvio de valor acentuado descreve uma base de clientes na qual uma minúscula proporção de clientes responde por elevada proporção dos lucros da empresa, enquanto um leve desvio de valor descreve uma base de clientes na qual o valor dos clientes é relativamente uniforme.

DESVIO- Diferença entre um valor e a média: expressa -se como x-.

DESVIO EXPLICADO- Diferença entre o valor predito y e a média dos valores y, em um par de valores de uma coleção de dados bivariados.

DESVIO MÉDIO- Medida de variação igual à soma dos desvios de cada valor a contar da média, dividida pelo número de valores.

DESVIO NÃO-EXPLICADO- A diferença entre a coordenada y e o valor predito em um par de valores em uma coleção de bivariados.

DESVIO PADRÃO - Unidade Estatística da medida da dispersão em torno da média aritmética de um conjunto dedados. Pontos situados amais de três desvios da média são, usualmente, considerados pontos distantes.

DESVIO TOTAL- Soma do desvio explicado e do desvio não - explicado para determinado par de valores em uma coleção de dados bivariados.

DESVIO-PADRÃO- Medida de variação igual à raiz quadrada da variância

DETERMINANTES DO VALOR: Qualidade Percebida e Satisfação com o Preço ambos vis-à-vis a concorrência.

DEVELOPMENT: Desenvolvimento.

DIA DA PROPAGANDA: O dia 4 de dezembro é comemorado mundialmente.

DIAGNÓSTICO - Conjunto de dados e informações nos quais se baseiam a determinação do conhecimento de uma relação de causa e efeito.

DIAGRAMA DE ÁRVORE - Ferramenta da administração que facilita a definição clara e precisa de todas as ações que serão necessárias para se atingir determinado fim ou objetivo. O ponto de partida ou a raiz da árvore será sempre o nosso objetivo principal,expresso através de um verbo de ação mais um complemento.Ao partir deste objetivo-raiz, passamos à definição dos meios ou das ações que precisaremos realizar para chegar à sua concretização. Esses meios também serão sempre expressos através de um verbo de ação mais um complemento.O desdobramento termina quando conseguimos especificar claramente pelos verbos de ação mais um complemento, um conjunto de tarefas executáveis.É uma das Sete Ferramentas da Administração.

DIAGRAMA DE ÁRVORE DE ESTRATÉGIA- Diagrama composto de um diagrama de árvore e de um quadro de informações complementares (como os 5W 1H). Tem por finalidade estabelecer um plano estratégico para se alcançar um objetivo.

DIAGRAMA DE BARRAS - Ferramenta ou técnica de melhoramento da qualidade que consiste em registrar pontos de dados de um período sobre um gráfico para detectar possíveis tendências.

DIAGRAMA DE CAUSA E EFEITO - Mostra a relação entre um conjunto de causas (processo)que provoca um ou mais efeitos. É uma forma organizada de correlacionar o efeito com suas causas, agrupando-se em “famílias de causas”, tais como: matéria prima,máquina, mão-de-obra,medida, método e meio ambiente. O diagrama de causa e efeito proporciona ao gerente melhor entendimento de que ele tem autoridade sobre as causas e responsabilidade sobre os efeitos (resultados) de um processo. É também conhecido como o Diagrama de Ishikawa ou de Espinha de Peixe. É uma das Sete Ferramentas de Qualidade.

DIAGRAMA DE DISPERSÃO - Ferramenta, instrumento ou técnica de melhoria da qualidade que consiste em mostrarem um gráfico o que acontece com uma variável quando outra variável é mudada. Tem a finalidade de tentar provar que as duas variáveis estão relacionadas.

DIAGRAMA DE DISPERSÃO- Representação gráfica de dados emparelhados ( x e y).

DIAGRAMA DE IMPACTO: É representado pelos meios que compõem uma campanha de propaganda: jornais, TV, rádios, folhetos, cartazes, cinemas, outdoors, displays, seminários, exposições e mala direta.

DIAGRAMA DE ISHIKAWA - Ver diagrama de causa e efeito.

DIAGRAMA EM ÁRVORE- Gráfico pictótico dos diferentes resultados possíveis em um evento composto.

DIAGRAMAÇÃO: Layout. Colocação estudada de textos e ilustrações em determinado espaço de uma folha.

DIÁLOGO- Comunicação interativa entre empresa e cliente. Em uma empresa 1:1, cada contato mantido com o cliente servirá também de ponto de coleta de dados.

DIFERENCIAÇÃO DE CLIENTES- Forma de separação de clientes com base em dois critérios fundamentais: os clientes têm diferentes necessidades em relação à empresa e representam diferentes valores para a empresa. Ver também Diferenciação por necessidades, Valor, Assimetria de valor.

DIFERENCIAÇÃO ESTRATÉGICA: Estratégia de crescimento de participação no mercado que, através do desenvolvimento de novos produtos/serviços, pode atender melhor e mais diferenciadamente o mercado atual.

DIFERENCIAÇÃO POR NECESSIDADES- Diferenças entre clientes segundo aquilo que necessitam da empresa. Dois clientes podem comprar exatamente o mesmo produto ou seviço por dois motivos extremamente diferentes. As necessidades do cliente referem- se a por que o cliente compra, e nâo o que ele compra. Livrarias têm clientes com significativas diferenças de necessidade porque cada pessoa que entra em uma livraria quer um diferente. Postos de gasolina tê4m clientes com limitadas diferenças de necessidade. Ver também Diferenciação de clientes.

DIFERENCIAÇÃO TECNOLÓGICA: Diferença que existe quando o fator tecnológico pode constituir uma vantagem competitiva, à medida que proporciona uma diferenciação notável do produto ou serviço existente, ou através de novos produtos, satisfazendo as necessidades dos consumidores antes não atendidas.

DIFERENCIAÇÃO: Ato ou efeito de diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma função.

DIFERENCIAL - Atributo de um serviço que diferencia uma empresa dos seus concorrentes, sob a ótica dos seus clientes-alvo. Ver também Vantagem Competitiva.

DIFERENCIAL COMPETITIVO- Diferença positiva de um produto ou serviço, percebido pelo cliente,e que seu concorrente não tenha.

DIFERENCIAL: Neologismo criado para caracterizar a diferença competitiva de um produto, serviço ou empresa em relação ao mercado onde atua.

DIFERENTIATION: Veja Diferenciação. Ato ou efeito de diferenciar-se, ato de calcular a diferencial de uma função.

DINÂMICA DE GRUPO: Técnica de interação entre participantes de um grupo de trabalho, que pode levar a mudanças de atitude, conduta e relações resultantes dessa interação.

DINHEIRO ELETRÔNICO: Também conhecido como dinheiro digital, digicash, dinheiro virtual ou e-cash, é o dinheiro sob a forma de bits, que pode estar em smart card, transações via Internet ou links dedicados. O dinheiro eletrônico, principalmente nas operações de baixo valor, representa uma megamudança nas operações financeiras, que até então eram controladas por um banco central. Segundo Walter Wirston (Apud KELLY, Kevin Wired, São Francisco: Wired Ventures, out. 1996), um dos maiores consultores financeiros, o dinheiro digital representará um incremento mundial gigantesco no giro da moeda.

DINHEIRO VIRTUAL: Para entender como funciona o dinheiro virtual é preciso primeiro entender como funciona o dinheiro em si. A moeda nasceu da necessidade de facilitar as trocas e de se obter uma base para a comparação de valores. Enquanto as trocas ocorriam por meio de mercadorias, o valor era real, visível. O dinheiro, na realidade, já era virtual, pois representava sua equivalência em ouro ou outro metal precioso usado para lastro. Embora simples, isso é fundamental para entender que a virtualidade do dinheiro já existe há muito tempo. O que torna real é sua aceitação, sua conversibilidade. Veja Dinheiro Eletrônico.

DIRECT MAIL: Veja Mala direta. 1. Do inglês direct mail, é a propaganda que se envia pelo correio. A tradução correta nos teria dado "direto pelo correio". No Brasil adotou-se, porém, a expressão mala direta, que designa a propaganda enviada diretamente ao provável consumidor. 2. Forma de comunicação em que a mensagem é dirigida para um público definido.

DIRECT SELLING: Veja Marketing direto. 1. Marketing efetuado através de propaganda em vários tipos de mídia que interagem diretamente com os consumidores, geralmente solicitando a eles que apresentem uma resposta direta. 2. Venda direta. 3. Sistema de venda em que a figura do vendedor ou de um ponto - de - venda é substituída, no todo ou em parte, por estímulos de compra feitos através da mídia impressa ou eletrônica.

DIRETRIZES ORGANIZACIONAIS -O conjunto de instruções,procedimentos, propósitos,normas ou indicações que devem ser considerados para se levar a termo um plano de ação. Incluem-se aqui a missão, a visão e os objetivos da organização.

DISCADOR AUTOMÁTICO: Dispositivo de um aparelho de telefone que serve para armazenar em memória própria números de telefone para fins de acesso futuro e discagem automática.

DISCOUNT HOUSE: Veja Loja de desconto. Instituição varejista que vende mercadorias - padrão por preços menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de ponta de estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop.

DISCOUNT OFF: Veja Cupom de desconto. Peça promocional que contém uma oferta de desconto de preço, normalmente por determinado período. Distribuído através de mala direta, mídia impressa, embalagem de produtos ou nos postos de venda.

DISCOUNT PRICE: Veja Desconto no preço.

DISCOUNT STORE: Veja Loja de desconto. Instituição varejista que vende mercadorias- padrão por preços menores aceitando margens mais baixas e vendendo maiores volumes. Tem como objetivo facilitar o escoamento de ponta de estoque. Exemplo: Promocenter, Multishop.

DISCRIMINAÇÃO NO PREÇO: Concorrência danosa que se origina ao vender os mesmos produtos a compradores diferentes com preços diferentes.

DISCRIMINATORY PRICING: Venda de produtos ou serviços a diferentes preços para diferentes consumidores.

DISCUSSÃO EM GRUPO: Pesquisa qualitativa de caráter exploratório de um segmento do mercado, com vistas à obtenção de dados sobre sua opinião, comportamento, percepções etc. sobre um assunto, problema, produto ou serviço. Sob a condução de um moderador, um grupo de pessoas escolhidas por suas características predeterminadas (classe, idade, sexo, educação etc.). e/ou específicas de um assunto (como posse da coisa ou experiência como produto/serviço) se reúnem para discutir um assunto em foco. Essa discussão é observada e registrada. A pesquisa com vários grupos permite, após análise dos resumos da discussões, chegar-se a conclusões utilizáveis mercadologicamente, sobretudo como base para posteriores estudos quantitativos. Veja Moderador. MODERDOR: Pessoa encarregada de uma discussão em grupo que apresenta o tema aos participantes e coordena as ações de cada um.

DISORIENTEDS: A integração européia os desorientou e tornou instáveis, enxergaram a realidade de um modo extremamente pessimista e, por isso, procuram segurança econômica com desespero, são sensíveis às ameaças sociais e têm pouquíssima confiança em si mesmo e no mundo que os rodeias (que enxergam caindo, sem que possa fazer nada).

DISPLAY COUNTER: Display de balcão.

DISPLAY DISPENSER: Display de prateleira.

DISPLAY FLOOR: Display de assoalho.

DISPLAY WALL: Display de parede.

DISPLAY: 1. Dispositivo para representação visual da informação através de palavras, números e gráficos. A imagem da informação. 2. Mostruário. Veja também Móbile. Peça promocional usada em pontos de venda, suspensa no ar por fios presos ao teto.

DISPOSIÇÃO DE NÃO-CONFORMIDADE- Ação a ser implementada na entidade em situação irregular de modo a resolvera não-conformidade.Nota:1 - A ação pode tomar forma, dentre outras, de uma correção, por exemplo, um reparo ou um retrabalho,reclassificação, sucata,concessão, pós-produção e modificação de um documento.

DISSONÂNCIA COGNITIVA: Sensação de desconforto causada no consumidor pelo conflito pós- compra. Sensação desagradável decorrente da existência de cognições incompatíveis entre si. Por exemplo, acreditar que o trabalho deve Ter justa remuneração, mas estar recebendo elevado salário para quase nada fazer, o que provoca o desconforto de sentir estar ''aproveitando da organização''.

DISSONÂNCIA: Tensão causada pela incerteza sobre uma decisão tomada.

DISTRIBUIÇÃO AMOSTRAL DE MEDIDAS AMOSTRAIS- Distribuição das médias amostrais obtida quando extraímos repetidas amostras de mesmo tamanho e da mesma população.

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIA: Número de vezes em que determinados segmentos de públicos são expostos a determinada mensagem publicitária em função de sua maior ou menor exposição à mídia. Exemplo: se temos um público de 1 milhão de pessoas 40% (400 mil) viram determinado anúncio, encontraremos a distribuição de freqüência quando segmentarmos esse público de 400 mil pessoas entre vários grupos: os que viram o anúncio apenas uma vez, aqueles que viram duas, três etc. Tabela que agrupa os elementos segundo o número de ocorrências. Para a mídia, divide os indivíduos (ou domicílios) que viram, leram ou ouviram (ou tiveram a oportunidade de ver, ler ou ouvir) a mensagem publicitária, segundo a freqüência de exposição.

DISTRIBUIÇÃO DE POISSON- Distribuição discreta de probabilidade que se aplica a ocorrências de um evento ao longo de um intervalo especificado de tempo, distância, área, volume ou outra unidade semelhante.

DISTRIBUIÇÃO DIRETA: Utilização dos sistemas de mala direta, reembolso postal ou door to door (porta a porta) para levar o produto ou serviço diretamente ao consumidor.

DISTRIBUIÇÃO DUAL: Diz- se quando um fabricante usa vários canais correntes para atingir o mesmo mercado- alvo.

DISTRIBUIÇÃO EXCLUSIVA: Conceder a um número limitado de revendedores o direito exclusiva de distribuição os produtos da empresa em seus territórios.

DISTRIBUIÇÃO F- Distribuição contínua de probabilidade introduzida na Seção 8-4.

DISTRIBUIÇÃO FÍSICA: Operação envolvendo diversas etapas como estoque, transporte e armazenamento de produtos desde o produtor até o consumidor.

DISTRIBUIÇÃO INTENSIVA: Estocagem de produtos em tantos estabelecimentos quantos possíveis.

DISTRIBUIÇÃO NORMAL BIVARIADA- distribuição de dados emparelhados em que, para qualquer fixo de uma variável se distribuem segundo a normal.

DISTRIBUIÇÃO NORMAL- Distribuição de probabilidade em forma de sino, dada algebricamente pela fórmula 5-1 na Seção 5-1.

DISTRIBUIÇÃO NORMAL PADRONIZADA- Distribuição normal com média 0 e desvio- padrão 1.

DISTRIBUIÇÃO NUMÉRICA: Relação entre o número de lojas onde a marca está presente frente ao número de lojas do universo em que se atua.

DISTRIBUIÇÃO PONDERADA: Volume de vendas em espécie (dinheiro) das lojas onde a marca está presente, frente ao número de vendas negociado pela categoria de produtos.

DISTRIBUIÇÃO QUI-QUADRADO- Uma distribuição contínua de probabilidade ( introduzida na Seção 6-5)

DISTRIBUIÇÃO SELETIVA: Utilização e mais de um (mas não de todos) intermediário, que esteja disposto a trabalhar os produtos da empresa.

DISTRIBUIÇÃO T DE STUDENT- Distribuição em forma de sino, em geral associada a experimentos com pequenas amostras; chamada também distribuição t.

DISTRIBUIÇÃO UNIFORME- Distribuição de probabilidade em que todo valor da variável aleatória tem a mesma chance.

DISTRIBUIÇÃO: 1. Ato de distribuição, repartição, serviço de entrega, da correspondência postal aos destinatários. 2. Estudo da riqueza como fato econômico, sob o aspecto de sua repartição social por meio de salários, ordenados, aluguéis, juros e lucros.

DISTRIBUIDOR: Atacadista

DIVERSIFICAÇÃO DAS REDES: Modalidade onde se utiliza tecnologia de algumas redes na criação e no desenvolvimento de outras, destinados a públicos distintos.

DIVERSIFICAÇÃO HORIZONTAL: Quando os novos produtos são introduzidos numa linha já existente.

DIVERSIFICAÇÃO: Estratégia de crescimento da empresa que consiste em iniciar ou adquirir novos negócios diferentes dos atuais.

DIVERSIFICÇÃO VERTICAL: Quando a empresa inclui entre suas operações normais atividades que antes eram executadas por terceiros, como produção de matéria- prima ou distribuição junto ao público final, por exemplo.

DIVIDENDO: Parte dos lucros referentes à rentabilidade dos recursos investidos pela empresa e proporcional à quantidade de ações possuídas.

DOGS (abacaxis): Negócios com baixa taxa de desenvolvimento com as quais a empresa tem participação de mercado marginal. Geram pouco ou nenhum lucro. Veja também Boston Consulting Group Matrix.

DOMICÍLIO: Em propaganda, unidade de moradia receptora de mensagens publicitárias.

DOMINÂNCIA: Excesso de exposição de determinado serviço ou produto por meio da utilização maciça dos meios de comunicação e com objetivo de dificultar a penetração da concorrência.

DOOR TO DOOR SAMPLING: Técnica de amostragem em que o produto é distribuído porta à porta, por equipes especializadas.

DOOR TO DOOR: Vendas porta à porta. Exemplo: o sistema difundido pela Avon na venda de seus cosméticos.

DOTAÇÃO: Quantia reservada para determinado gasto ou investimento.

DOW JONES. Denominação de um índice utilizado para o acompanhamento de evolução dos negócios na Bolsa de Valores de Nova York. Seu cálculo é feito a partir de uma média das cotações entre as trinta empresas industriais de maior importância, as vinte companhias ferroviárias mais destacadas e as quinze maiores empresas concessionárias de serviços públicos.

DOWNLOAD: Ato de trazer algo que está em algum site na Internet para dentro do próprio computador. Em termos de marketing, catálogos e manuais serão disponibilizados na Internet, com a vantagem de poder ser ampliados e atualizados (fotos, vídeos, depoimentos e outras mídias) conforme a necessidade. No entanto, para arquivos maiores, que requerem mais memória (por exemplo vídeo, música etc.), é necessário, ainda hoje, fazer um download para poder "abrir" essas mídias no próprio computador e visualizá-las.

DPS: Anúncio de página dupla.

DRUCKER, PETER - Considerado o pai da gestão,nasceu na Áustria e trabalhou como jornalista em Londres,antes de ir para os EUA em 1937. Escreveu o primeiro livro em 1946,Concept of the Corporation,e criou conceitos como a gestão por objetivos. Para ele, a gestão é uma disciplina humana que tem por base o conhecimento e a formação das pessoas.

DRUG STORE: Terminologia já muito difundida entre nós e que caracteriza uma loja cuja atividade principal é a venda de drogas(produtos farmacêuticos em geral) e que ao mesmo tempo vende outros produtos direta ou indiretamente ligados à atividade principal.

DRY TEST: Obter pedidos de um produto ainda não disponível, para determinar sua probabilidade de sucesso em vendas, através de peças de resposta direta, utilizando mala direta ou mídia impressa. Teste feito com uma pequena quantidade de produto o qual foi produzido especificamente para pesquisar sua demanda junto ao público-alvo. Dumping -Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, com a finalidade de eliminar a concorrência e conquistar fatias maiores de mercado.

DUMPING: Exportação e venda de mercadorias a preços inferiores aos estabelecidos pelo mercado internacional ou local, caso em que concorrerão com os fabricantes locais, de forma a prejudicar venda destes no país e até o dispositivo industrial do país importador. É tida como prática desleal para colocação dos produtos no mercado. A prática do dumping é coibida pelo GATT, no âmbito internacional.

DUOPÓLIO: Sistema de marcado com apenas dois produtores de um bem homogêneo ou de dois bens substituíveis, no mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois fabricantes de sorvetes de cera, utilizados em fotos publicitárias (os verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio).

DUÓPOLY: Veja duopólio. Sistema de mercado com apenas dois produtores de um bem homogêneo ou de dois bens substituíveis, no mundo inteiro. Por exemplo: só existem dois fabricantes de sorvete de cera, utilizados em fotos publicitárias (os verdadeiros derretiam sob a luz do estúdio).

DUPLO CEGO- Processo usado em um experimento, segundo o qual a pessoa não sabe se está recebendo um tratamento ou um placebo; a pessoa que administra o tratamento também não sabe.

DVD: Originalmente denominado Digital Vídeo Disk e atualmente Digital Versatile Disk. Possui capacidade bem maior que o CD: de 4.7 GB até 17 GB, dependendo de ter face simples ou dupla, camada simples ou dupla. Em quanto o CD permite 74 minutos de informação, o DVD permite mais de 32 horas.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy