Dicionário de Publicidade e Propaganda - Verbetes com a letra T

TARGET - Palavra em inglês para público alvo.

TEASER - Chamada utilizada para despertar a curiosidade, antecedendo uma campanha de comunicação.

TESTEIRA - Estrutura colocada no alto de display, gôndolas etc, contém algum elemento que identifica o produto ou outra mensagem.

TOTEM - Peça sinalizadora vertical e longilínea.

TRAÇO - Definição de ilustração ou símbolo em linha, sem meios tons, em P&B ou com chapada.

TRADE - Os intermediários, geralmente, os atacadistas, revendedoras (especialmente de carros).

 

TAG - Etiqueta. Texto adicional, indicativo do nome do varejista, atacadista ou distribuidor, que é adicionado, que é adicionado a comerciais de cinema ou televisão.
TAKE ONE - Pegue um. Folhetos colocados à disposição do público em pontos estratégicos.
TEASER - Anúncio cujo objetivo é chamar a atenção para um futuro anúncio. Procura despertar a curiosidade do leitor para uma campanha. Peça promocional planejada para excitar a curiosidade sobre um esforço de comunicação futura.
TESTEIRA - Estrutura colocada no alto de display/gôndola, que contém algum elemento que possa identificar o produto ou outra mensagem.
TESTEMUNHAL - Anúncio no qual o consumidor, geralmente, pessoa importante, presta seu testemunho pessoal sobre as qualidades de um produto ou serviço.
TESTEMUNHO - Anúncio de testemunho. Anúncio feito em torno de declarações de consumidores, que podem ser pessoas famosas ou desconhecidas. Pode ser anúncio para mídia impressa e também filme de TV e cinema e ainda spot de rádio.
TIPO - Estilo de uma letra impressa. Característica visual comum de cada uma das letras que compõem uma família de tipos.
TIRAGEM - Total dos exemplares impressos de uma edição de jornal ou revista.
TOTEM - Peça sinalizadora vertical e longilínea.
TRAÇO - Figura impressa sem meios-tons e onde não entra retícula. Imagem em preto e branco feita a pincel.
TRLHA - Forma abreviada e usualmente empregada de trilha sonora.
TRIPLEX - Papel cartolina, com duas faces lúcidas, passíveis de impressão.
TV METER - Aparelho eletrônico especial que permite saber em que canal o televisor está sintonizado.

TABELA CONJUNTA - Quando é feita a veiculaçao simultânea em mais de um veículo pertencente a mesma emissora ou coligadas. Este tipo de negociaçao permite descontos especiais no preço de tabela.
TABLÓIDE - Formato especial de jornal. O tablóide equivale a metade de um jornal comum e possui, normalmente, 28cm de largura por 38cm de altura. A origem desse tipo de jornal vem da 2a. Guerra Mundial, como recurso de economia.
TAG LINE - Expressao ou frase de efeito que se coloca ao final de um anúncio, campanha ou mesmo de um programa de rádio ou TV, com a intençao de marcá-lo, identificá-lo.
TARGET - Alvo. Público-Alvo.
TEASER - Recurso utilizado para despertar a curiosidade do público alvo e que consiste na colocaçao de anúncios antecedendo uma campanha, sem que haja uma identificaçao explícita do produto ou serviço que se deseja oferecer.
TELEMARKETING - É uma eficiente ferramenta de trabalho e talvez seja a que oferece maior velocidade de aplicaçao. Telemarketing nada mais é do que o uso do telefone para promover, divulgar e vender produtos e serviços. É uma ferramenta de comunicaçao que pode ser trabalhada em qualquer situaçao de tempo, desde as açoes imediatas até as mais planejadas e que estejam integradas com outras mídias, como Rádio, TV, Outdoor, etc.
TESTE DE FLAGRANTE - Pesquisa feita no momento exato em que determinado fato está ocorrendo. Pode ser feita por telefone ou pessoalmente.
TESTE DE LEMBRANÇA - Também conhecido como "recall", e que verifica o grau de memorizaçao de uma mensagem.
TESTE DE MERCADO - Avaliaçao em pequena escala das possibilidades de sucesso do lançamento de determinado produto ou serviço em todo o universo que se queira atingir. A escolha do mercado teste obedece a uma série de quesitos básicos que o tornem representativo do mercado total.
TESTEMUNHAL - Anúncio que contenha o depoimento de um usuário de determinado produto ou serviço e que consiga passar credibilidade.
TIE IN - Junçao de dois ou mais produtos dentro de uma estratégia promocional.
TIMING - Tempo de duraçao de um comercial.
TIN TOP - (Ingles) Peça de ponto de venda que se afixa na tampa da embalagem.
TRADE MARK - Marca registrada.
TRADE NAME - Nome comercial.
TRADING-UP - Artifício que procura valorizar um produto já no mercado, através do lançamento de um outro semelhante, mas com preço e qualidade mais altos.
TRÁFEGO - Número de freqüentadores de um lugar. Departamento que controla o fluxo de trabalho entre as diversas áreas de uma Agencia de Propaganda.
TRANSIT - Tipo de propaganda afixada em ônibus, metrôs, trens etc.
TRIAL-SIZE - Técnica de lançar ao mercado um mesmo produto em tamanhos diferentes a titulo de sondagem.

TABELA DE CONTINGÊNCIA- Tabela de freqüências observadas em que as linhas correspondem a uma variável de classificação e as colunas e as colunas correspondem a outra variável de classificação; chamada também tabela de dois critérios.

TABELA DE DUPLA ENTRADA- Veja tabela de contingência.

TABELA DE FREQÜÊNCIA- Relação de categorias de valores juntamente com suas freqüências correspondentes.

TABELA DE FREQÜÊNCIAS ACUMULADAS- Tabela de freqüências em que cada classe e cada freqüência representa os dados acumulados até aquela classe, inclusive.

Tabela de freqüências relativas- Variante da tabela básica de freqüências, em que a freqüência de cada classe é dividida pela freqüência total.

TAMANHO DA AMOSTRA- Número de elementos em uma amostra.

TANGIBILIZAÇÃO: Tornar tangível, tocável, perceptível um serviço ao cliente, por exemplo. Só será possível fidelizar um cliente, se o mesmo perceber seu ato e responder positivamente ao estímulo. As técnicas de tangibilização estão disponíveis ao serviço da busca da fidelização do cliente.

TANGÍVEIS: Características de bens que podem ser facilmente percebidas por meio da visão, tato, paladar ou olfato.

TAXA DE JUROS REAL. É a taxa de juros corrente ou nominal da qual foi descontada a inflação.

TAXA DE JUROS SELIC. Selic são as iniciais de Sistema Especial de Liquidação e Custódia e significa que as taxas de juros cobradas por esse organismo são as taxas de juros básicas do sistema financeiro brasileiro, uma vez que são garantidas por títulos da dívida pública federal.

TENDÊNCIA JENKINS. Método de previsão baseado em modelos em série de tempo e que conta com a capacidade de captar de modo sistemático a tendência, os ciclos e outras características da série.

TEOREMA CENTRAL DO LIMITE- Teorema que afirma que as médias amostrais tendem a Ter uma distribuição normal com média...... e desvio- padrão.......

TEOREMA DE TCHEBICHEV- Teorema que utiliza o desvio- padrão para ar informação sobre uma distribuição de dados.

TESTE BICAUDAL- O mesmo que teste bilateral.

TESTE BILATERAL (duas caudas)- Teste de hipóteses em que a região crítica é dividida entra as áreas extremas direita e esquerda da distribuição da probabilidade.

TESTE DA SOMA DE POSTOS DE WILCOXON- Teste não- paramétrico de hipóteses, usado para comparar duas amostras independentes.

TESTE DE ADERÊNCIA- Teste para avaliar quão bem uma distribuição de freqüências observadas se ajusta a uma distribuição teórica.

TESTE DE HIPÓTESES- Método para testar afirmações populações; chamado também teste de significância.

TESTE DE HOMOGENEIDADE- Teste da afirmação de que diferentes populações têm a mesma proporção de determinada característica.

TESTE DE INDEPENDÊNCIA- Teste da hipótese nula de que, em uma tabela de contingência, as variáveis linha e as variáveis coluna não são relacionadas.

TESTE DE KRUSKAL-WALLIS- Teste não- paramétrico de hipótese usado para comparar três ou mais amostras independentes; chamado também teste H.

TESTE DE POSTOS COM SINAIS DE WILCOXON- Teste não- paramétrico e hipóteses, usado para comparar duas amostras dependentes.

TESTE DE REPETIÇÕES- Método não- paramétrico para testar aleatoriedade.

Teste de significância- Veja teste de hipóteses.

TESTE DE U DE MANN- WHITNEY- Teste de hipóteses equivalente ao teste da soma de postos de Wilcoxon para duas amostras independentes.

TESTE DOS SINAIS- Teste de hipóteses não- paramétrico usado para comparar amostras de duas populações.

TESTE H- Veja Teste de Kruskal-Wallis.

TESTE UNICAUDAL DIREITO- O mesmo que teste unilateral à direita.

TESTE UNICAUDAL ESQUERDO- O mesmo que teste unilateral à esquerda.

TESTE UNILATERAL À DIREITA- Teste de hipóteses em que a região crítica está localizada na área direita extrema da distribuição de probabilidade.

TESTE UNILATERAL À ESQUERDA- Teste de hipóteses em que a região crítica está localizada área esquerda extrema da distribuição de probabilidade.

TESTES LIVRES DE DISTRIBUIÇÃO- Testes que não exigem uma distribuição particular. Veja também testes não- paramétricos.

TESTES NÃO- PARAMÉTRICOS- Processos estatísticos para testar hipóteses ou estimar parâmetros, quando não há suposições formuladas sobre a natureza ou a forma das distribuições populacionais; chamados também testes livres de distribuição.

TESTES PARAMÉTRICOS- Processos estatísticos baseados em parâmetros populacionais para testar hipóteses ou estimar parâmetros.

TI- Tecnologia da informação.

TRANSFORMAÇÃO: Mudar, transformar, modificar uma situação ou comportamento. Em um mundo cada vez mais globalizado, sofremos constantes transformações. Estamos vivendo a transformação de uma sociedade industrial de massa, em uma sociedade fundamentada na informação e no serviço.

TRATAMENTO- Propriedade ou característica que permite distinguir uma das outras diferentes populações; usado em análise da variância. Trazendo esses conceitos para a realidade empresarial, cliente fiel é aquele que está envolvido, presente, não muda, mantém consumo freqüente, ou aquele que é leal à empresa em vista de sua marca, seus produtos e seus serviços.

TUR NOVER- rotatividade em função de demissões de funcionários.

 

Fontes: Ministério da Saúde - Secretaria Executiva - Subsecretaria de Assuntos Administrativos - Vocabulário da Saúde - em Qualidade e Melhoria da Gestão. IAPMEI - Merkatus - Powerminas - Dicionário da Propaganda: Fortunecity - Visualy