10 Etapas para o Sucesso Virtual
Por Paulo Roberto Kendzersko
06/02/2003
ETAPAS | ATIVIDADES |
Ambiente Mercadológico |
- posicionamento de sua empresa na WEB, - identificação de novas oportunidades e ameaças; - análise da concorrência, suas estratégias, público-alvo, etc...; |
Conteúdo |
- definir se seu WEBsite irá utilizar conteúdo próprio, de parceiros ou terceirizado; - definir se este conteúdo será fechado, aberto ou pago; - definir formatos, abrangência, periodicidade e outras possibilidades. |
Serviços |
- definir que serviços sua empresa irá oferecer no seu WEBsite; - verificar a disponibilidade para implantação dos serviços (financeira e rh); - definir a forma, os objetivos e como implantá-los corretamente; |
Comunidades | - segmentar em Grupos o mercado que sua empresa atua, criando um DataBase Marketing personalizado para desenvolver ações segmentadas e identificadas com cada grupo, dentro da percepção/áreas de interesse deste mercado; |
Parcerias | - definir áreas de interesses comuns, objetivos, formas de atuação, medição de retorno, etc...; |
Publicidade |
- definir que forma sua empresa irá divulgar seu WEBsite. Seja através de publicidade on-line ou off-line; - definir os formatos que serão adotados; - Identificar sites potencias para publicidade e como medir o retorno desejado; |
Estratégias de Marketing Digital |
- analisar as possibilidades e ações disponíveis (marketing direto, afiliação, viral, de afinidades, de infiltração, etc...) que podem ser implantadas no seu WEBsite; - definir as ações que serão implementadas (formato, periodicidade, público-alvo, etc...). |
Comunicação |
- definir quais as formas de comunicação com o mercado (prospects, clientes, fornecedores, parceiros, imprensa, etc...); - definir que ações serão utilizadas nesta comunicação (criação de marca virtual, newsletter - formato, periodicidade, áreas, tópicos) e o uso do e-mail marketing nas suas mais variadas formas, etc...); |
Campanhas de Fidelização | - definir e desenvolver ações visando fidelizar os clientes já conquistados; |
Ferramentas | - definir que ferramentas serão utilizadas para o desenvolvimento de seu Plano de Marketing Digital (DataBase Marketing, Newsletter, E-Mail Marketing, medição e análise da audiência, publicidade, mecanismos de buscas, etc...). |
Paulo Roberto Kendzerski é Diretor de Marketing da WBI Brasil, Consultor em E-Business, especializado em Comércio Eletrônico, Prof. de E-Commerce na Faculdade do Planalto (Passo Fundo/RS), Especialista em Estratégias Digitais e Palestrante.