Os 4 Ps do Marketing
por Daniel Portillo Serrano
09/12/2012
Cada variável engloba uma série de atividades. As mais comuns em cada um dos quatro P’s são:
Variável | Atividades Relacionadas |
Produto |
Diferentes tipos de Design Características Serviços Diferenciais com a concorrência Marca Tamanho Variedade de produtos Especificações Política de Garantia Devoluções Qualidade Embalagem |
Preço |
Financiamentos Preço Condições de Pagamento Prazo médio Número de Prestações Concessões Descontos Crediário |
Promoção |
Propaganda Publicidade Vendas Relações Públicas Trade Marketing Marketing Direto Promoções |
Praça (Ponto-deVenda) |
Lojas Canais de distribuição Logística Cobertura Transporte Estoque Locais Armazenamento Distribuição |
Na sua décima quarta edição do livro Administração de Marketing, Philip Kotler propõe rediscutir os 4 Ps já que na atualidade, os mesmos não mais se aplicam a todos os tipos de produtos, bens ou serviços. (No mercado há quase uma unanimidade que Marketing de serviços deveria trabalhar com 8 Ps): Elementos de produto (Product Elements), Processo (Process), Lugar e tempo (Place and Time), Preço (Price), Promoção e Educação (Promotion and Education), Evidências Físicas (Phisical Evidences), Pessoas (People), Produtividade e Qualidade (Productivity and Quality).
Os novos 4Ps que se propõe são:
- Pessoas
- Processos
- Programas
- Performance
Assim, eles abrangeriam todos os bens de uma empresa independente de serem tangíveis, intangíveis, de consumo de massa de especialidade, etc.
Para o autor, Pessoas se refere ao esforço interno e ao sucesso do Marketing interno. Quanto maior o esforço de pessoas dentro da organização, tanto maior será o sucesso do Marketing. Por outro lado, os consumidores deverão ser analisados e vistos pelos profissionais da empresa como gente e não apenas como um número ou um cadastro.
Processos representa, para Kotler, toda a criatividade, disciplina e estrutura necessárias para a gestão de marketing.
Os Programas refletem as ações dirigidas ao consumidor. Englobam, ainda os antigos 4 Ps e todas as suas atividades.
Performance, como o próprio nome diz, abarca todas as ações que podem ter resultados na empresa.
4 Ps do Marketing Mix (McCarthy) | 4 Ps da Administração Moderna (Kotler) |
Produto Preço Praça Promoção |
Pessoas Processos Programas Performance |
Veja mais sobre os 4Ps do Marketing no Vídeo a seguir
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .