Os 5 Ms da Propaganda
por Daniel Portillo Serrano
06/01/2011
Diversos fatores acabam
interferindo na criação de
uma campanha: a verba, o
briefing, o tipo de produto,
o público alvo, e muitas
outras variáveis. A
combinação delas ocasiona os
mais diversos tipos de
campanha que, muitas vezes,
acabam fugindo ao objetivo
original.
Outro fator é o tamanho do
anunciante. Pequenas
empresas utilizam,
normalmente, uma pessoa ou
um pequeno setor (quando não
a própria equipe de vendas)
para administrar as
campanhas. Já as grandes
organizações costumam ter
departamentos inteiros
dedicados à Propaganda.
Independente, no entanto, do
tamanho da empresa ou da
verba, alguns cuidados tem
que ser tomados para uma
eficácia da campanha.
Baseada em 5 itens, esta
fórmula tem sido denominada
de 5 Ms da propaganda.
Constitui-se de 5 decisões
que tem que ser levados em
conta para desenvolver uma
campanha de propaganda sem
surpresas posteriores.
Os 5 Ms se referem às
expressões em inglês:
1. Mission
(Missão): Quais são os reais
objetivos da campanha?
2. Money (Verba): Quanto pode ser gasto na campanha?
3. Message (Mensagem): Qual mensagem deve ser passada?
4. Media (Mídia): Que canais, meios ou veículos devem ser usados?
5. Measuremente (Medidas - Avaliação): Como devem ser avaliados os resultados da campanha?
Assista o vídeo abaixo e conheça melhor os 5Ms da Propaganda
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .