Os 7 Os do Marketing
por Daniel Portillo Serrano

04/04/2022


Comportamento do Consumidor é a atividade observacional conduzida para estudar o comportamento dos consumidores no mercado desde o momento em que entram no mercado e iniciam a decisão de compra até a compra final.

Em outras palavras, o comportamento do consumidor é o estudo de como os consumidores tomam decisões de compra e quais são os fatores subjacentes que influenciam tais decisões.

Os profissionais de marketing acreditam que, ao entender o que leva um indivíduo a comprar um determinado produto ou serviço em detrimento do outro, é fácil identificar quais produtos estão em necessidade e quais se tornaram obsoletos e, portanto, as estratégias de marketing podem ser projetadas.

Importância do Comportamento do Consumidor

É essencial que o profissional de marketing estude o comportamento dos consumidores para tomar melhores decisões estratégicas de marketing. Se o profissional de marketing tiver conhecimento completo sobre os gostos ou desgostos do consumidor, ele poderá prever a resposta dos clientes em potencial em relação às suas ofertas. , publicidade e outras atividades promocionais.

O estudo do comportamento do consumidor é igualmente importante para organizações sem fins lucrativos, como agências governamentais, hospitais, ONGs, organizações beneficentes. Por exemplo , as campanhas contra a poliomielite podem ser projetadas para os setores vulneráveis ​​da sociedade que não podem arcar com os meios de subsistência básicos.

O Governo também estuda o comportamento do consumidor para fornecer os bens e serviços necessários, entendendo os potenciais problemas futuros, como poluição, movimentação anti-plástico, Swacch Bharat Abhiyan, trânsito, etc.

Para a legislação, novamente é essencial entender o comportamento do consumidor, então apenas as medidas de proteção contra a exploração do consumidor podem ser tomadas. Como informações obrigatórias na embalagem relacionadas à data de fabricação, prazo de validade, termos de uso, etc.

A compreensão do comportamento de um consumidor é necessária antes do lançamento dos programas de demarketing. Por exemplo , motivos, atitude, comportamento dos clientes por trás da compra de produtos prejudiciais Viz. Cigarros, Tabaco, etc. devem ser devidamente compreendidos.

7 O's para o Comportamento do Consumidor  

A estrutura dos 7 O's para entender o comportamento do consumidor é discutida abaixo:

Ocupantes – Quem é o Consumidor? : esta pergunta facilita conhecer o perfil geral do consumidor em relação a fatores geográficos, psicográficos, demográficos. seus interesses, atividades e opiniões.
Da mesma forma, os fatores demográficos possibilitam a compreensão da idade, renda, sexo, escolaridade e ocupação dos consumidores.

Objeto – O que o consumidor compra? : Determina a proposta de produto que o consumidor compra, ou seja, a marca, o produto ou a forma do produto. Além disso, também identificará a especificação, cor, tamanho, tipo, variante etc. que o cliente deseja comprar.

Objetivo – Por que o consumidor está comprando? : fundamenta a compra do produto pelo cliente, em função das necessidades satisfeitas ou dos benefícios esperados do produto.
Por exemplo , espera-se que Complan aumente a altura da criança.

Ocasião- Quando eles compram? : verifica a frequência de compra (com que frequência) e a ocasião em que o cliente tende a comprar o produto ou serviço.
Por exemplo , itens cujo tamanho do bilhete é alto, como televisão, ar condicionado, são comprados durante o Ano Novo.

Outlet – Onde eles compram? : Identifica o ponto de venda, seja uma loja de varejo, plataforma online ou seja, aplicativo ou site, loja de departamentos ou qualquer outro local de onde o cliente toma a decisão de compra.
Por exemplo : Os clientes compram um telefone celular em uma loja de varejo ou online via Amazon ou Flipkart?

Operações – Como eles compram? : determina as informações básicas que o consumidor coleta de várias fontes, antes de realizar a compra.
Por exemplo : Antes de comprar um laptop, os consumidores geralmente procuram as avaliações dos laptops mais recentes, além de fazer várias perguntas aos representantes da empresa para ter certeza da qualidade do produto.

Organização – Quem está envolvido? : determina a gestão das fontes de informação que influenciam a decisão de compra do consumidor.
Assim, os profissionais de marketing tentam entender a psicologia do consumidor em relação às suas decisões de compra e identificar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor .

 

Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br   .