Os 7 Os do Marketing
por Daniel Portillo Serrano
04/04/2022
Em outras palavras, o comportamento do consumidor é o estudo de como os consumidores tomam decisões de compra e quais são os fatores subjacentes que influenciam tais decisões.
Os profissionais de marketing acreditam que, ao entender o que leva um indivíduo a comprar um determinado produto ou serviço em detrimento do outro, é fácil identificar quais produtos estão em necessidade e quais se tornaram obsoletos e, portanto, as estratégias de marketing podem ser projetadas.
Importância do Comportamento do Consumidor
É essencial que o profissional de marketing estude o comportamento dos consumidores para tomar melhores decisões estratégicas de marketing. Se o profissional de marketing tiver conhecimento completo sobre os gostos ou desgostos do consumidor, ele poderá prever a resposta dos clientes em potencial em relação às suas ofertas. , publicidade e outras atividades promocionais.
O estudo do comportamento do consumidor é igualmente importante para organizações sem fins lucrativos, como agências governamentais, hospitais, ONGs, organizações beneficentes. Por exemplo , as campanhas contra a poliomielite podem ser projetadas para os setores vulneráveis da sociedade que não podem arcar com os meios de subsistência básicos.
O Governo também estuda o comportamento do consumidor para fornecer os bens e serviços necessários, entendendo os potenciais problemas futuros, como poluição, movimentação anti-plástico, Swacch Bharat Abhiyan, trânsito, etc.
Para a legislação, novamente é essencial entender o comportamento do consumidor, então apenas as medidas de proteção contra a exploração do consumidor podem ser tomadas. Como informações obrigatórias na embalagem relacionadas à data de fabricação, prazo de validade, termos de uso, etc.
A compreensão do comportamento de um consumidor é necessária antes do lançamento dos programas de demarketing. Por exemplo , motivos, atitude, comportamento dos clientes por trás da compra de produtos prejudiciais Viz. Cigarros, Tabaco, etc. devem ser devidamente compreendidos.
7 O's para o Comportamento do Consumidor

A estrutura dos 7
O's para entender o comportamento do
consumidor é discutida abaixo:
Ocupantes – Quem é o Consumidor? :
esta pergunta facilita conhecer o
perfil geral do consumidor em
relação a fatores geográficos,
psicográficos, demográficos. seus
interesses, atividades e opiniões.
Da mesma forma, os fatores
demográficos possibilitam a
compreensão da idade, renda, sexo,
escolaridade e ocupação dos
consumidores.
Objeto – O que o consumidor compra?
: Determina a proposta de produto
que o consumidor compra, ou seja, a
marca, o produto ou a forma do
produto. Além disso, também
identificará a especificação, cor,
tamanho, tipo, variante etc. que o
cliente deseja comprar.
Objetivo – Por que o consumidor está
comprando? : fundamenta a compra do
produto pelo cliente, em função das
necessidades satisfeitas ou dos
benefícios esperados do produto.
Por exemplo , espera-se que Complan
aumente a altura da criança.
Ocasião- Quando eles compram? :
verifica a frequência de compra (com
que frequência) e a ocasião em que o
cliente tende a comprar o produto ou
serviço.
Por exemplo , itens cujo tamanho do
bilhete é alto, como televisão, ar
condicionado, são comprados durante
o Ano Novo.
Outlet – Onde eles compram? :
Identifica o ponto de venda, seja
uma loja de varejo, plataforma
online ou seja, aplicativo ou site,
loja de departamentos ou qualquer
outro local de onde o cliente toma a
decisão de compra.
Por exemplo : Os clientes compram um
telefone celular em uma loja de
varejo ou online via Amazon ou
Flipkart?
Operações – Como eles compram? :
determina as informações básicas que
o consumidor coleta de várias
fontes, antes de realizar a compra.
Por exemplo : Antes de comprar um
laptop, os consumidores geralmente
procuram as avaliações dos laptops
mais recentes, além de fazer várias
perguntas aos representantes da
empresa para ter certeza da
qualidade do produto.
Organização – Quem está envolvido? :
determina a gestão das fontes de
informação que influenciam a decisão
de compra do consumidor.
Assim, os profissionais de marketing
tentam entender a psicologia do
consumidor em relação às suas
decisões de compra e identificar os
fatores que influenciam o
comportamento do consumidor .
Daniel Portillo Serrano é Palestrante, Consultor e Professor. Bacharel em Comunicação Social com ênfase em Marketing Pela Universidade Anhembi Morumbi, e pós graduado em Administração de Empresas pelo Centro Universitário Ibero-Americano - Unibero, Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Paulista - UNIP. É consultor de Marketing e Comportamento do Consumidor e editor dos sites Portal do Marketing e Portal da Psique . Tem atuado como principal executivo de Vendas e Marketing em diversas empresas do ramo Eletroeletrônico, Telecomunicações e Informática. É professor de Marketing, Administração, Estratégia, Comportamento do Consumidor e Planejamento em cursos universitários de graduação e pós-graduação. Contato: daniel@portaldomarketing.com.br .