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A Força do Ponto de Vendas
Por Márcio Albino Dias
29/09/2006

Muitos empresários pensam que promoção de produtos é uma estratégia relacionada apenas com preço. Na verdade é toda estratégia desenvolvida para comercialização que envolve o mix da campanha de divulgação do produto ou serviço.

Uma ferramenta fundamental do marketing para incrementar as vendas de um produto é a promoção no ponto de vendas ( merchandising ). São conjuntos de técnicas, cuja aplicação visa dar uma apresentação destacada ao produto no ponto de venda, acelerando sua comercialização. O merchandising através de uma propaganda visual e física no local da venda faz com que o consumidor compre mecanicamente, condicionado pela propaganda, pela promoção ou pela exposição que o produto recebe.

Poderíamos resumir merchandising como: O produto adequado, no lugar adequado e com apresentação adequada, combinados com o momento e o preço também adequados.

As técnicas de merchandising têm por objetivo dar vida ao produto, criar ambiente e tornar o ponto de venda atraente, colocando o produto nas mãos do consumidor e atrair a atenção para produtos específicos. A relação consumidor e o ponto de venda é ajudada pelo processo psicológico de compra, mediante a exposição dos produtos, a informação através de cartazes, a embalagem, ou seja, a intensidade de estímulos à compra para despertar um interesse crescente no consumidor, em sua trajetória pela loja, entre outros fatores que compõem na verdade o merchandising.

Alguns dados importantes no processo de compra: a velocidade dos olhos percorrendo as gôndolas é de aproximadamente 100 Km/h; o tempo de atração que gera o impulso da compra é de aproximadamente 12 milésimos de segundo; a tomada de decisão é de aproximadamente 4 segundos; 70% dos consumidores afirmam que os displays fazem diferença na decisão de compra. Todas essas técnicas foram pesquisadas e aperfeiçoadas ao longo dos anos embora micro e pequenos empresários acreditem que só grandes empresas são capazes de utilizá-las qualquer estabelecimento comercial não só pode criar seu ponto de vendas diferenciado, como a competitividade nos dias de hoje o obriga a tais estratégias. As técnicas de merchandising aliadas às diferentes técnicas de vendas e qualidade do atendimento com certeza podem impulsionar as vendas e fazer a diferença entre crescer ou desaparecer do mercado.

Márcio Albino Dias é Assessor em RH e Consultor de marketing



 


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