Capital Intelectual
Por Wagner Herrera
24/05/2007
"Se a organização colocar as pessoas em primeiro lugar, elas
colocarão o cliente em primeiro lugar”. Claus Möller
Generalização do Conceito
A definição sugerida por Lev (2001, p. 5) para os termos
intangíveis, “...ativos baseados em conhecimento e capital
intelectual podem ser usados de forma intercambiável, ou seja, são
largamente utilizados na literatura que trata sobre esse tema –
intangíveis na literatura contábil, ativos baseados em conhecimento
por economistas, e capital intelectual nas áreas de administração
(gestão) e direito –, mas na prática se referem, essencialmente, à
mesma coisa: um direito não físico a benefícios futuros”.
Segundo Schroeder e Clark (1998, p. 429), afirma que os intangíveis
representam: “ativos de capital que não tem existência física, cujo
valor é limitado pelos direitos e benefícios que, de forma
antecipada, sua posse confere ao proprietário”.
Para Edvinsson & Malone (1998, p. 40), ele é definido como “a posse
de conhecimento, experiência aplicada, tecnologia organizacional,
relacionamento com clientes e habilidades profissionais que
proporcionam à empresa uma vantagem competitiva no mercado”.
Já para Brooking (1996, p. 13), esse termo “...compreende quatro
tipos de ativos: a) ativos de mercado, onde se incluem marcas,
clientes, canais de distribuição e colaborações nos negócios; b)
ativos de propriedade intelectual, que incluem patentes, copyrights,
designs, segredos industriais e comerciais; c) ativos humanos,
compreendendo educação e conhecimento relacionado às atividades,
competências, expertise, habilidade para resolver problemas; e d)
ativos de infraestrutura, incluindo-se nesse grupo os processos, as
tecnologias e as metodologias, como sistemas de informação, cultura,
métodos gerenciais e redes de comunicação.
No que Investir?
A relação abaixo contém algumas premissas orientadoras nas quais a
alta administração da organização deve manter um foco permanente na
maximização do capital intelectual:
• Estrutura organizacional orientada a processos;
• Produtos e serviços com alto valor agregado e de qualidade;
• Funcionários competentes e motivados;
• Processos internos inovadores, eficientes e eficazes;
• Satisfação e motivação dos clientes;
• Investimentos em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos
e/ou serviços;
• Níveis de investimentos em automação e informatização dos
processos produtivos e gerenciais, dentre outros.
Toda organização possui ativos intangíveis, porém aquelas que
conseguem através deles, terem ganhos de eficiência, eficácia e
efetividade diferenciados de seus concorrentes obtêm a vantagem
competitiva e ganhos futuros para a empresa. Iniciativas
diferenciais num organização:
Capital Estrutural
Compreende o conjunto de capitais que compõem a infra estrutura
lógica da organização, a saber: a) capital organizacional, b)
capital de processos e c) capital de inovações.
Abaixo, elencamos os principais vetores:
1. Estrutura organizacional orientada por processos de natureza e
objetivos comuns auferindo ganhos sinérgicos nas áreas de ação.
2. A Inteligência Competitiva que propicia o conhecimento do mercado
de atuação agregando informação e conhecimento como diferencial.
3. Pesquisa para internalização de tecnologias e metodologias.
4. Redes de comunicação interna (intranet) e externa (internet,
extranet) potencializando a comunicação e integração dos
colaboradores e parceiros
5. Processos operacionais voltados a otimização e desempenho;
atendimento aos requisitos; satisfação dos clientes internos e
externos; resposta às demandas e logística orientadas à criação de
valor e à qualidade.
6. Processos de desenvolvimento orientados à melhoria e inovação de
produtos e serviços.
7. Sistemas de informações transacionais (SI) e de apoio à decisão
(BI).
Capital de Clientes
Conjunto de políticas, estratégias e orientações que direcionam a
atuação comercial no incremento e sustentabilidade da carteira de
clientes:
1. Relacionamentos com o cliente (pré-venda, venda e pós-venda)
2. Sistemas de apoio ao cliente (portal corporativo, SAC, sistema
0800...).
Capital Humano
Time de colaboradores e suas competências, políticas estruturantes e
motivacionais, programas de apoio e satisfação:
1. Programas de educação continuada dos colaboradores
2. Políticas de Relações Institucionais, Industriais e Corporativas.
3. Aprendizagem Organizacional que concede ganhos nas competências
essenciais individuais e organizacionais quanto à capacidade de ação
e criatividade (inovações)
4. Responsabilidade Social (imagem junto aos colaboradores e
comunidade).
5. Equipes gerenciais capacitadas e motivadas. (empowerment)
Conclusão
O capital intelectual difere dos outros dois grupos de ativos – o
capital patrimonial e o financeiro - por ser um passivo e não um
ativo, posto que seu valor é devido aos clientes e funcionários. A
organização detém o direito mas não a posse sobre esses capitais
dadas as possibilidades de os funcionários deixarem a empresa e os
clientes evadirem-se, pois não existem vínculos indissolúveis com
essas entidades devendo, haver uma prontidão constante nos programas
de fidelização*
* Nota do Autor – Pessoalmente, não acredito em programas de
fidelização, pois o mesmo sugere – compromissos, lealdade – o que
não existe, e sim – interesses, desejos - que devem ser tratados com
esmero, portanto o termo – sedução é melhor aplicável.
Wagner Herrera é Graduado em Ciência da Computação e Engenharia de
Producao na Universidade Mackenzie (SP) e pós-graduação em
Administração Estratégica no IESC- Instituto de Ensino Superior
Camões (Ctba-PR)