Caracterização Do Perfil Do Público Alvo do Catuaí Shopping Center Londrina
Sônia Maria Mendes França, Alexandre Luiz Corneta, Daniel Martins e Natal Adriano Coutinho
29/11/2000

Resumo:

Diferentes setores de mercado, em especial os que atuam nos negócios de moda precisam ser constantemente avaliados. Diante do pressuposto pretende-se através desta pesquisa verificar o perfil do público consumidor, tendências de consumo, suas preferências quanto a lojas e marcas de moda jovem, presentes no Catuaí Shopping Center Londrina.



*Acadêmicos do Curso de Marketing e Propaganda da Universidade Norte do Paraná – Av. Paris 675, Jardim Piza. CEP 86041-140. Londrina (PR).

** Docente do Curso de Marketing e Propaganda da Universidade Norte do Paraná; Especialista em Didática e Metodologia do Ensino – UNOPAR; Especialista em Design de Moda – UEL; Mestranda em Educação- UNESP- Marília-São Paulo

INTRODUÇÃO



O aumento constante da concorrência, bem como, a crescente conscientização e exigência do consumidor para a realização da sua compra, leva-nos a uma realidade de criar-se mecanismos cada vez mais elaborados para a avaliação dos negócios no mercado. A competitividade, em especial nos negócios da moda, objetiva como público-alvo, o jovem adolescente, um consumidor que embora não tenha poder de compra, tem um enorme poder de comprar, de satisfazer suas necessidades e desejos de consumo. Com a proliferação das mídias de propaganda e canais de distribuição aumenta-se a dificuldade do marketing não ajustado às necessidades de públicos específicos. Faz-se, então, necessário estudos de partes ou segmentos de mercado, no intuito de identificar o perfil do consumidor.

Tendo consciência de que o consumidor em geral tem senso crítico aguçado, em especial o adolescente, não estando mais disposto a submeter-se a artifícios enganosos e que a fidelidade está na razão direta da confiabilidade esperada, os setores que atuam nos negócios de moda necessitam de uma avaliação constante para se atualizarem quanto as exigências do consumidor, e a atuação do Marketing neste processo será determinante para uma análise de mercado mais profunda, traçando metas e desenvolvendo estratégias para o sucesso dos investimentos neste setor.



METODOLOGIA



A metodologia utilizada para análise dos dados relativos à caracterização do perfil do público- alvo do Catuaí Shopping Center Londrina partiu, inicialmente, da elaboração e posterior aplicação de pesquisa empírica, através da aplicação de um questionário geral e outro específico, com intuito de abordar temas relativos às preferências do público adolescente que freqüenta o Catuaí Shopping Center Londrina, compreendidos entre 12 a 18 anos de idade. As lojas que foram pesquisadas possuem marcas de sucesso reconhecido nacionalmente e pertencem ao portfólio do Catuaí Shopping Center Londrina. Procurou-se identificar as preferências pessoais do adolescente quanto a: se é um freqüentador assíduo; quais os atrativos das lojas e o que mais lhes chama a atenção; a freqüência de compra na loja citada; qual o conceito atribuído à loja; como se dá a identificação do jovem com a marca; o que mais o agrada no produto vendido na loja e qual sua opinião quanto a propaganda e o visual da loja. Dando suporte à coleta de dados, utilizou-se também de uma observação direta para análise do comportamento quanto a: o tempo de observação em frente à vitrine da loja; qual o estilo visual do adolescente e análise comportamental do público pesquisado.



RESULTADOS



A avaliação das pesquisas efetuadas junto ao público adolescente que freqüenta o Catuaí Shopping Center Londrina apontou para os seguintes resultados: o adolescente tem como lojas de reconhecimento e preferência Ellus, Forum e M.Officer ; o que influencia na compra de um produto é o grupo de amigos; a identificação da marca se dá através de revistas; o estilo de roupa de maior preferência dos adolescentes pesquisados é o estilo fashion; o atrativo mais apontado para a loja é o visual; o conceito geral da loja é bom; quanto ao atendimento da loja, o adolescente define, também, como bom; o visual da loja foi considerado moderno; O que mais agrada na marca é a sua qualidade; a freqüência de compra do adolescente é realizada por temporada e identificou-se também que o adolescente vem ao Shopping para lazer.

A pesquisa apontou que o público adolescente é extremamente fiel. Porém, seu conceito de fidelidade está ligado – mais que a um produto, uma coleção, um nome – aos sentimentos despertados pela marca. Primeiramente, no segmento de mercado moda jovem, onde o aparecimento e desaparecimento constante da moda e franquias, que alcançam expressivo destaque aproveitando as chamadas "ondas" de ocasião. Tem-se a impressão de que o adolescente é extremamente volúvel. Entretanto, isso seria muito superficial. Com o avanço da ciência em determinar os atributos influenciadores da decisão de compra, vê-se que no aspecto psicológico, o emocional (marca) sobrepõe-se ao racional (produto).



"Fica evidente que a atração que a marca exerce é a principal maneira de garantir a liderança de mercado, uma marca bem construída traz diferenciação e valor para o negócio. A marca também é o maior patrimônio que se pode criar e desejar, ela estabelece um elo com o consumidor, que vai muito além da qualidade do produto e, é esse envolvimento que vai garantir a lucratividade". (MARTINS, 1999, p. 17.)



Detendo-se numa análise qualitativa dos dados obtidos na pesquisa, selecionando-se o campo de atenção da marca, consegue-se indicar alguns componentes emotivos, determinantes do sucesso junto ao público adolescente. O grupo de amigos, apontado como influenciador na escolha de uma marca, demonstra um dos principais determinantes conscientes ou inconscientes: a necessidade de aceitação e reconhecimento social. Mais que exclusividade, o produto deve ser reconhecido como a cara do grupo. E o que influencia o grupo? Aplicando-se o conceito de Brand Equaty, um dos conceito de valor de marca utilizado atualmente no processo de administração de marcas, o fator conhecimento do nome da marca é decisivo para diferenciação,



"Uma marca conhecida tem maior possibilidade de ser escolhida porque o consumidor da preferência ao produto que lhe é familiar. Em um mercado competitivo, as marcas conhecidas serão aquelas que merecerão a preferência do consumidor, em detrimento de todas as que são desconhecidas". (PINHO, 1996, p. 48).



O reconhecido sucesso das marcas evidenciadas pela pesquisa, bem como a construção de uma posição sólida dentro do mercado nestes 10 anos de Catuaí Shopping Center Londrina , demonstram que estas lojas possuem os atributos procurados pelos adolescentes .Assim, quando as lojas são descritas como lojas de visual moderno, vê-se alguns quesitos emocionais que compõem a raiz da fidelidade do adolescente. Primeiro, o atributo visual como forte atrativo do público adolescente, que agrega a outro dois valores: o design e a qualidade. Ambos podem ser interpretados como conceitos subjetivos do produto. Segundo, quanto ao chamado "moderno" apontado na pesquisa, por se tratar de um termo amplo, pode-se compreendê-lo como a tendência do jovem de gostar do atual, de novidades sintonizadas com seu tempo, buscando sempre evoluções. É a inquietação interior que busca mudanças, rompendo com padrões socialmente estabelecidos, mas que é aceita por todos os jovens, levando-os a estar de acordo com o que os jovens do outro lado do mundo pensam. Quando na análise do estilo visual de cada loja vê-se a diferença das personalidades destas marcas. Diferenças estas, observadas também no trajar dos indivíduos atraídos pela afinidade com o visual da loja durante a observação direta. Reforçando-se este conceito de diferenciação, o atendimento que surge como fator determinante nas lojas apresentadas é realizado por jovens devidamente vestidos com o estilo de roupa que reforça a identidade da marca, dando credibilidade ao uso da marca junto ao público pesquisado. Portanto, o conceito de moderno apontado pelos adolescentes nem sempre é embarcar em qualquer "modismo". A chamada modernidade buscada pelo jovem deve ser evidenciada sem perder-se a personalidade diferenciada da marcas, demonstrado pelos estilos autênticos apresentados pelas lojas pesquisadas.



CONCLUSÃO



Em suma, consegue-se entender na caracterização do perfil do público adolescente do Catuaí Shopping Center Londrina alguns fatores que determinam parâmetros para desenvolver marcas destinadas a este público. As tendências de preferência descritas podem ser aproveitadas para futuras campanhas publicitárias, bem como, elaboração de estratégias de marketing voltadas ao público adolescente, garantido o início de uma relação duradoura, diga-se de passagem, com um cliente que ainda terá muitos anos pela frente como consumidor, o que poderá garantir melhores resultados num mercado tão competitivo e perene como o de moda jovem. Pode-se dizer que quando uma marca perde seu foco emocional, perde-se também a fidelidade do público adolescente. A marca, importante fator de manifestação da economia atual, diferencia produtos posicionando melhor as empresas em seus segmentos de mercado. Portanto, dentre os diversos aspectos que podem ser mensurados na análise do sucesso de uma marca, está o poder de gerar emoções.

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