O Chefe comunica, o líder explica
Por Evaldo Costa
01/04/2010
Você dirige alguma equipe? Considera-se um bom gestor, mas deseja se
tornar um líder eficaz? Pois saiba que muita gente que ocupa cargo
de direção acaba se acomodando e achando-se o rei da ?cocada preta?.
Daí, o tempo passa e quando acorda para a realidade já é tarde
demais e o recomeço é quase sempre cruel.
Você, por exemplo, já trabalhou ou trabalha em alguma empresa em que
o seu superior, quando tem que comunicar mudanças, começa a reunião
mais ou menos assim: ?Bom dia. Hoje temos um importante comunicado a
fazer: a nossa diretoria resolveu que devemos a partir de agora...?.
Ou assim: ?Bom dia. O nosso gerente geral achou por bem mudar a
nossa política comercial a partir de hoje?.
Para esse tipo de gente, a responsabilidade pelas mudanças nunca é
sua e sim dos superiores. É um chefe do tipo bom camarada, amigão,
boa praça. Procura estar sempre ao lado se seus subordinados em
festas, almoços, jantares, confraternização etc. Nunca contraria
vontades coletivas dos subordinados e recorre as ?amizades? para
saber como anda o seu prestígio.
Normalmente, é bem articulado e hábil comunicador. Ele sabe usar a
energia e o entusiasmo para convencer a sua audiência. Fala tudo que
acontece e que a equipe quer ouvir, mas quase ninguém dá a mínima
para o que ele diz e quase nada acontece. Ele não costuma cuidar bem
dos processos, daí a área que dirige ser desorganizada, todos tentam
resolver tudo, quase ninguém se entende e os conflitos são comuns.
Além do mais, ele vive ?apagando incêndio? e quando cobrado pelos
superiores tem sempre uma boa justificativa na ponta da língua para
explicar suas ineficiências.
Esse tipo de gestor está sempre pronto para comunicar as mudanças,
mas nunca está disposta a explicá-las. Além disso, o insucesso é
culpa dos outros e as boas idéias sempre sua. Como nem sempre está
atento para aprender com as mudanças, dificilmente tornar-se-á um
líder, o mais provável é que continue agindo como o chefe de sempre.
Afinal de contas, nos ensina Croft M. Pentz: ?A pessoa torna-se
sábio, observando cuidadosamente o que acontece quando ele não é?.
Para evitar a arapuca dos que se acham acima do bem e do mal e
tonar-se um líder vencedor e admirado, o gestor deverá agir com
sabedoria, recorrendo aos seguintes princípios:
* Explique detalhadamente o que pretende, mas não diga como a tarefa
deverá ser realizada ? As pessoas inteligentes não acreditam em
mensagem que são comunicadas. Elas desejam entender a razão das
mudanças;
* Use o conhecimento e não a hierarquia ? Pessoas inteligentes não
se impressionam com títulos;
* Diga o que fazer, mas não como quer que seja feito ? Pessoas
inteligentes gostam de ser desafiadas, encontrar os seus próprios
caminhos e sentirem-se úteis;
* Identifique talentos abandonando velhos paradigmas ? Não se
impressione com os candidatos de boa formação. Nem sempre as pessoas
com mais capacidade de agregar valor são aquelas melhor educadas ou
com mais títulos.
O fato é que os chefes comunicam já os líderes explicam.
Pense nisso e ótima semana,
Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor
dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”,
“Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro
“Gigantes das Vendas”