Ciclo de Vida
Por Nori Lucio Jr.
16/07/2009
Qualquer produto ou serviço de qualquer natureza obedece a ciclos de
maturação bem definidos que vão desde seu lançamento, evoluindo para
compreensão e adoção até seu desaparecimento ou substituição.
Para simplificar o gerenciamento do portfólio seja de produtos, de
serviços ou ambos, o ciclo foi dividido em quatro etapas
relacionadas:
Ao comportamento de compra no lançamento;
À velocidade na adoção;
Ao perfil do cliente em cada etapa;
À vida útil do produto ou serviço ao longo do tempo.
Cada fase deve ser muito bem administrada, pois elas refletem
diretamente no volume de vendas e principalmente na rentabilidade
geral da empresa.
Quanto mais cedo no mercado, menor o volume de vendas e maior o
preço de um determinado produto. Ao longo do tempo, conforme o
produto ganha credibilidade, novos clientes o adotam e
conseqüentemente os volumes aumentam. Na fase seguinte, os preços e
as margens diminuem até que o produto entre na sua fase natural de
obsolescência e a partir daí deve ser substituído por uma nova
versão ou um novo produto.
Um fato relevante sobre o ciclo é que existe uma relação direta
entre a evolução de produtos e serviços com as tecnologias e
inovações utilizadas por eles.
A gestão do ciclo de maturação deve orientar o posicionamento da
empresa no mercado. Em cada fase devem-se considerar a harmonia e o
balanço entre:
Construção de marca;
Geração de demanda;
Desenvolvimento de canal de vendas.
Equilibrados, posicionamento e precificação estabelecem a
competitividade da empresa, visto que direcionam as forças de vendas
e marketing em determinada direção.
A aceleração ou retardo tanto no lançamento quanto na remoção de
produtos e serviços do mercado impacta positiva ou negativamente no
resultado geral da empresa.
Nori Lucio Jr. é fundador da brandMe, consultoria especializada em
planejamento estratégico. - 20 anos de experiência na indústria de
tecnologia, com passagens pela gerência de marketing e comunicação
na Intel® e Microsoft®. Formado em marketing, com especializações no
Brasil e exterior, respondeu pelo desenvolvimento de vários projetos
relacionados a construção de marca, marketing & comunicação e
desenvolvimento de canais de venda no Brasil, América Latina e
Estados Unidos.