Ciclo de Vida do Cliente para Empresas de Serviços
Por Anderson Hernandes
04/10/2007
Muitas coisas nas nossas vidas têm começo, meio e fim. Infelizmente
isso se aplica também à nossa própria existência como indivíduos.
Quando alguém morre, podemos dizer nada mais pode ser feito. No
entanto, esse conceito foi sabiamente aplicado em marketing se fala
de clientes. Os clientes não nascem facilmente e demandam esforço
para iniciar seu ciclo de vida, mas também não são eternos e esse
ciclo pode ser rompido. Porém, diferentemente das pessoas, o cliente
pode ser ressuscitado.
O conceito de ciclo de vida do cliente nos ajuda a entender como é
possível aumentar a lucratividade da empresa e a sua participação de
mercado. Muitas empresas investem alto na prospecção de novos
clientes e desapercebem que esses clientes estão entrando por uma
porta e saindo por outra. Perder um cliente não deve ser aceito com
base no raciocínio de que enquanto há mais clientes entrando do que
saindo há sucesso, porque isso, na realidade, demonstra que existe
algo de errado com a organização. É quando perdemos um cliente ou
nos desfazemos dele, que seu ciclo de vida se interrompe.
É importante mencionar que os motivos que levam nossos clientes a
deixarem nossa empresa nem sempre estão diretamente ligados aos
problemas com a qualidade do atendimento. Muitas vezes, o problema
está na percepção do cliente em relação aos nossos serviços, aos
preços praticados incompatíveis com sua capacidade financeira ou até
mesmo porque o cliente não faz parte do público alvo da sua empresa.
Diante disso, o desafio da empresa de serviços é gerar valor para o
cliente de forma a criar um relacionamento que possa fazer perdurar
seu ciclo de vida na organização. Se, em algum momento, alguma das
partes perder o interesse em manter o relacionamento, esse
possivelmente será rompido. Portanto, para mantermos o
relacionamento com nossos clientes é fundamental que invistamos
nele, proporcionando experiências agradáveis que gerarão satisfação.
O relacionamento estreito com o cliente está diretamente relacionado
com a boa comunicação. Isso atua diretamente em sua mente. Por
exemplo, é comum que empresas de serviços atrasem a execução de
algumas etapas do serviço. Tais atrasos são motivados por fatores
que o profissional não pode controlar. A ausência de feedback muitas
vezes é considerada pelo profissional como algo comum, até porque
ele está acostumado com tais atrasos. Mas o cliente ainda está muito
sensível a isso e, não raro, sente-se inseguro quanto aos serviços
prestados e passa até mesmo a questionar a confiabilidade do
profissional. Tudo isso poderia ser evitado se o profissional
proativamente mantivesse o cliente bem informado sobre tudo que se
passa em relação ao andamento do serviço.
Quase tudo o que envolve o ciclo de vida do cliente está relacionado
com detalhes, por isso as empresas de serviços devem sempre investir
em aprimoramento. No entanto, preciso concordar que não é nada fácil
para essas empresas se manterem atentas a eles, pois falta, na
maioria dos casos, uma postura voltada para o marketing. Sobre isso,
muito se fala a respeito, mas, na realidade, pouco se sabe.
Anderson Hernandes é escritor e palestrante com alto poder de
motivação e influencia sobre os ouvintes, o que o torna um excelente
investimento para o treinamento da sua equipe. Sua formação em
contabilidade e marketing, além do MBA Executivo e MBA em gestão de
negócios pela ESPM e mais de cem programas de extensão no Brasil e
no exterior agregou um conhecimento fundamental para aplicar em seus
treinamentos por todo o Brasil. Com ampla experiência na direção de
outsourcing (www.tactus.com.br) e os diversos livros e dezenas de
artigos publicados o torna um profissional diferenciado e capacitado
para proporcionar um treinamento.