O Cliente Ficante
Por Fabiano Brum
13/03/2008
O CLIENTE FICANTE!
A economia globalizada, a facilidade ao acesso a informações,
internet, novos produtos e o grande número de ofertas e de marcas
diferentes tornaram o cliente mais exigente e menos fiel.
Ele entendeu que “satisfazê-lo” é meramente obrigação, ou seja,
aquilo que se espera de uma empresa: - Satisfazer seus clientes.
Hoje o “Cliente Fiel” está dando lugar ao “Cliente Ficante”.
É como se o mercado fosse um baile onde as pessoas vão para se
divertir. A diferença é que antigamente quando elas iam a esta
festa, levavam seu par ou tinham como objetivo conhecer alguém,
namorar e quem sabe casar. Mas hoje os participantes deste baile
estão deixando de levar o parceiro, e simplesmente “ficando com
alguém legal” .
Trocando em miúdos, os clientes estão “ficando” com as empresas que
naquele momento específico, estão sendo convenientes e mais
atraentes a eles. Estão “ficando” com os fornecedores que, como em
uma paquera procuram sempre agradar, mostrando o que há de melhor,
encantando com momentos mágicos. Mas à partir do momento que a
empresa fornecedora acredita que conquistou este cliente, e que não
precisa mais paquerá-lo, ele se cansa e muda para um outro
fornecedor.
Nosso objetivo como profissionais de vendas é fazermos a manutenção
constante de nossos clientes, como num relacionamento onde temos que
conquistar nosso parceiro a cada dia, com serviços, soluções,
informações de qualidade, procurando sempre encantá-lo com momentos
agradáveis. Desta maneira, ele irá perceber que é mais vantajoso
“ficar” com a sua empresa, do que “ficar” pulando de galho em galho
por aí.
Pense nisso, e ...
Sucesso em Vendas!
Fabiano Brum: Conferencista nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br