Clientes Inativos: o que pensam de minha empresa?
Por Yvan Nepomuceno
20/08/2007
As vendas de minha indústria caíram e os reflexos na área financeira
começam a serem sentidos”.
Esse é o momento do despertar para várias empresas, que buscam as
causas da queda de suas vendas quando sentem os reflexos financeiros
desse fato.
É importante entender, que a queda das vendas é uma resposta que o
mercado está dando, indicando que algo está errado na forma de
atendê-lo.
Compreender de forma clara esse fato, é o primeiro passo que a
empresa deve dar para reconquistá-lo, e recuperar a confiança do
mesmo ampliando suas vendas e diminuindo os reflexos causados na
área financeira.
A visão que o mercado tem da empresa e dos produtos e serviços que a
mesma oferece é sempre mais crítica do que a visão de seus
dirigentes, e isso se dá pelo fato do mesmo ter uma convivência mais
íntima com a concorrência e com o consumidor final para quem repassa
os seus produtos e serviços.
São cinco, os principais fatores que o mercado identifica, e a
partir deles desenvolve sua sensibilidade e o seu espírito crítico
para aceitar ou rejeitar os seus produtos.
1 - Preço
2 - Qualidade
3 - Prazo de entrega
4 - Política Comercial
5 - Atendimento de venda e pós-venda
A partir desses fatores, o mercado analisa os seus produtos e
serviços, compara-os com os da concorrência, pesquisa e analisa os
hábitos e as exigências do consumidor final e identifica os fatores
não aceitáveis em sua estrutura organizacional interna.
Pode-se afirmar, com segurança, que o cliente não só é o verdadeiro
dono do nosso negócio, como também é o gestor, com poderes de moldar
a estrutura interna da empresa como melhor lhe convier, ou
simplesmente encerrar as suas atividades.
Mas, como recuperar minhas vendas?
As vendas são apenas um reflexo. A questão é: como recuperar a
confiança do mercado e conseguir o aval do mesmo para a
sobrevivência do meu negócio?
É um processo que via-de-regra, irá se deparar com aspectos culturas
internos da empresa, e gerará resistências, pois parte da premissa
que o mercado (clientes ativos, inativos e ainda não prospectados)
passarão a ser os gestores da organização, e ditarão as regras para
a sobrevivência da mesma.
É o momento da tomada de consciência para o empresário. É preciso
entender que a figura do proprietário desaparece para dar lugar à
figura do administrador de uma célula integrada a uma rede de
negócios.
Os primeiros passos para a recuperação das vendas são:
1 - Tomada de consciência da alta direção da empresa de que a mesma
trabalha para o mercado e, portanto, ele tem o poder de estabelecer
as regras que deverão prevalecer sobre todos os interesses pessoais
de seus dirigentes. Empresas conscientes desse fato costumam visitar
os seus clientes quando os mesmos mostram-se insatisfeitos com
produtos ou serviços que adquiriram, substituindo de imediato os
mesmos. Esse hábito demonstra inteligência mercadológica e
reconhecimento de que as mesmas trabalham para os seus clientes.
2 - Pesquisa junto aos clientes para conhecer suas expectativas e a
atuação da concorrência. É comum às empresas que se preocupam com o
mercado, contratarem serviços externos com o objetivo de pesquisar o
mercado e levar para dentro delas informações colhidas no campo. É
uma das formas utilizadas para se enxergar pelos olhos dos clientes.
3 - Planejar e Implantar um Programa de Reestruturação interna com o
objetivo de adequar o padrão da empresa aos cinco fatores que o
mercado é mais sensível. Essa é, sem dúvida alguma, a fase do
processo onde mais irá requerer esforços de toda a empresa. As
estruturas industriais, financeira e comercial deverão ser revistas
em função das pesquisas realizadas junto ao mercado.
4 - Planejar e Implantar uma estrutura comercial capaz de marcar
presença sistemática junto ao mercado. Em uma era onde a informação
e a comunicação são bens imensuráveis, a empresa deverá dispor de
todos os recursos tecnológicos disponíveis de forma integrada para
marcar presença junto aos seus clientes. Nenhuma ferramenta pode
hoje atuar de forma isolada, ou seja: Já não se pode pensar em
representantes comerciais atuando sem o apoio de um mapeamento de
mercado, telemarketing, marketing direto e outras ferramentas de
prospecção e fidelização.
5 - Abrir canais de comunicação com o mercado. Um bom exemplo disso,
é o SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, implantado com
objetivo de ouvir o mercado e reciclar as ações da empresa
moldando-as às exigências do mesmo.
Mas, quanto isso custaria para minha empresa?
Essa é a grande preocupação da maioria dos empresários que despertam
para a necessidade de se integrarem ao mercado quando os reflexos já
são sentidos pela área financeira. Nesse momento, a necessidade de
reestruturação é urgente e os recursos financeiros são escassos.
Diante desse quadro, como fazer?
A única resposta é Planejamento, pois qualquer ação tomada de forma
isolada poderá não trazer o retorno esperado frustrando futuras
ações, além de aprofundar os reflexos na área financeira da empresa.
Uma coisa é certa: quanto mais tarde o empresário despertar para o
fato de que sua empresa é uma célula integrada a uma rede de
negócios e é gerida por seus clientes, mais traumático será o
processo de adaptação.
Por onde iniciar o processo de recuperação?
Existem algumas ações que devem ser adotadas com o objetivo de
recuperar clientes inativos e aumentar a base de clientes para seus
produtos, são elas:
A - Elabore um mapeamento de mercado partindo do princípio que o seu
mercado é composto de clientes ativos, clientes com tendência à
inatividade, clientes inativos e clientes ainda não conhecidos.
1 - A partir do histórico do faturamento de sua empresa nos últimos
anos, faça uma distribuição geográfica cidade a cidade, dos clientes
ativos, com tendência a inatividade e inativos.
2 - Para cada uma dessas cidades distribua-os por segmentos de
mercado e canais de distribuição.
3 - A partir de cadastros externos e/ou pesquisas, proceda da mesma
forma para identificar clientes ainda não conhecidos pela empresa e
distribua-os da mesma forma que foram distribuídos nos itens 1 e 2.
Agora sua empresa já possui um mapeamento dos clientes ativos,
inativos, com tendência a inatividade e ainda não trabalhados em
cada uma das cidades do território nacional.
B - Com esse mapeamento geográfico em mãos, e conhecendo nome-a-nome
a massa total de clientes existentes em cada uma das cidades
mapeadas, proceda da seguinte forma:
1 - Pesquise como as transações são feitas pela concorrência
regional em cada uma das cidades. Isso será muito útil para a adoção
de políticas comerciais regionais.
2 - Pesquise as expectativas do mercado em cada uma das regiões e
principalmente o que o mercado critica quanto aos seus Preços,
Qualidade, Prazos de Entrega, Política Comercial e Atendimento de
venda e pós-venda.
Até esse ponto, sua empresa possui um mapeamento dos clientes em
suas diferentes categorias, entendeu suas expectativas e conhece a
concorrência regional e seus artifícios para conquistar o mercado.
Já conhece o campo de batalha. Agora, é necessário escolher as armas
para o combate.
C - É nesse momento que entra o Planejamento Estratégico. A empresa
deverá definir políticas regionais, adequar custos, prazos de
entrega, qualidade, e atendimento de venda e pós-venda. As
principais áreas que estarão envolvidas nesse processo, em função do
que o mercado espera de nossa empresa, são:
1 - Industrial
2 - Financeira
3 - Comercial / Vendas
4 - Logística
Como havíamos dito antes, é um processo que passa necessariamente
por uma transformação cultural, onde a empresa assume seu papel como
uma célula integrada a uma rede de negócios com foco no atendimento
às expectativas do seu mercado.
Yvan Nepomuceno é consultor de empresas com foco na recuperação de
clientes inativos, ampliação da base de clientes e é o responsável
pelo Projeto Gerenciador de Vendas.